29 Dicas de como divulgar meu trabalho em 2023

Para ser um empreendedor de sucesso, além de um plano de negócio bem elaborado e executado, é fundamental ter uma boa publicidade. Afinal, é por meio da divulgação que os consumidores podem conhecer o seu produto ou serviço.

Nesse sentido, se você se pergunta “como divulgar o meu trabalho?”, saiba que essa dúvida é muito comum entre os empreendedores, especialmente os iniciantes. Por esse motivo, é importante aprender mais sobre marketing e publicidade para atrair mais clientes. 

Para isso, basta continuar a leitura. Neste post, você verá 29 dicas para divulgar o seu trabalho! Vamos lá?

1. Entenda o que é marketing digital

Primeiro, é preciso entender o que é marketing digital. Trata-se do conjunto de ações que visa promover uma empresa ou uma pessoa a partir de recursos e ferramentas das mídias digitais. Entre os canais mais utilizados por essa estratégia estão os blogs, sites, e-mail e redes sociais.

Além disso, o marketing digital tem como objetivos: atrair, criar relacionamento, converter e fidelizar os clientes. Considerando que o público está cada vez mais presente na internet, essa estratégia é central para qualquer negócio, independentemente do porte.

2. Compreenda o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que faz parte do marketing digital. Ele funciona a partir da produção e distribuição de material educativo para o público-alvo, como blogposts, e-books, vídeos e posts em redes sociais.

Nesse caso, a promoção da marca não é explícita — o que deixa o usuário mais à vontade para consumir os conteúdos. O objetivo é ajudar o leitor a resolver um problema, fazendo com que a empresa se torne autoridade no assunto.

Ainda, o marketing de conteúdo é capaz de engajar o público, fazendo com que ele acompanhe a empresa. Dessa maneira, quando a pessoa precisar do serviço ou produto, a marca será uma das primeiras a serem lembradas.

3. Saiba o que é tráfego orgânico

O tráfego orgânico é o direcionamento espontâneo de usuários para uma página, ou seja, sem a utilização de um anúncio pago. Ele acontece, por exemplo, quando você busca um termo no Google e acessa um site para saber a resposta da pesquisa. 

Além das páginas de pesquisa, as redes sociais e o e-mail marketing podem ser utilizados para obter esse tipo de movimentação no site. Perceba, então, que a principal estratégia utilizada para obter o tráfego orgânico é o marketing de conteúdo.

4. Entenda sobre SEO

SEO é a sigla para o termo da língua inglesa “search engine optimization”, que significa “otimização de mecanismos de busca” em português. Ele é um conjunto de técnicas aplicadas em conteúdos, como inserção de palavras-chave e hiperlinks, escaneabilidade e meta-descrição.

O intuito do SEO é facilitar para que os mecanismos de busca indiquem o conteúdo nas pesquisas dos usuários. Desse modo, o seu site pode aparecer nas primeiras posições da página de busca e chamar mais atenção.

Então a otimização de busca ajuda a gerar tráfego orgânico para a página. Consequentemente, quanto maior o número de visitantes, maiores são as chances de conversão do site.

5. Desenvolva a sua persona

Para produzir conteúdos que atraiam leads qualificados, é necessário desenvolver uma ou mais personas para o negócio. Essa ferramenta é um personagem semifictício do cliente ideal — com características como nome, profissão, relacionamento, composição familiar e dia a dia.

Ela também deve conter a descrição das dores e problemas do cliente que podem ser resolvidos pela empresa. Ao definir a persona, será mais fácil criar conteúdos que conversem e ajudem o público que consome o seu produto ou serviço.

6. Crie um blog para a empresa

Um dos principais canais utilizados para a divulgação de conteúdos na internet são os blogs. Antigamente, eles funcionavam como diários virtuais pessoais, mas hoje são utilizados por profissionais e empresas para aplicar o marketing de conteúdo. 

Isso porque eles têm um formato que permite que os mecanismos de busca encontrem o conteúdo com maior facilidade. Por isso, é importante criar um blog para o seu negócio. 

7. Faça um planejamento de conteúdo

Um planejamento ajuda a fazer um conteúdo de qualidade e que seja ranqueável, ou seja, que tenha chances de aparecer nas primeiras páginas de busca. Dessa forma, é possível entender quais os materiais que as pessoas mais procuram e como ajudá-las a solucionar seus problemas.

Entre as etapas que devem conter em um planejamento de conteúdo estão:

  • indicação da persona;
  • palavras-chave;
  • etapa do funil — se é topo, meio ou fundo;
  • briefing.

8. Produza conteúdos de qualidade

A qualidade dos conteúdos é imprescindível para que os mecanismos de busca indiquem o seu blog nas primeiras posições. Afinal, os buscadores visam oferecer a melhor experiência aos seus usuários. 

Assim, se os visitantes permanecem consumindo os materiais de uma página, os algoritmos entendem que eles estão satisfeitos e tendem a indicar o site para outros usuários.

9. Tenha um site responsivo

Os sites responsivos são aqueles que adaptam o seu layout para os mais diversos tamanhos de tela, como as dos computadores, celulares e tablets. Ao adotar essa medida, o usuário que visita a sua página pode acessar os conteúdos de qualquer dispositivo, o que contribui para o aumento das visitas.

10. Conte com uma boa identidade visual

A identidade visual é o conjunto de elementos visuais que representam a empresa. Eles devem demonstrar o clima, valores e segmento do negócio. Então é criada uma identificação da marca pelo público, que pode entender mais rapidamente do que se trata o empreendimento.

A identidade visual da Coca-Cola, por exemplo, é facilmente reconhecida em todo mundo. Desse modo, o logo com as letras características sobre o vermelho remetem à marca, mesmo que você não consiga ler o nome da empresa.

11. Invista em e-mail marketing

O e-mail marketing consiste no envio de e-mails como estratégia de publicidade com objetivo de gerar e manter o relacionamento com os clientes. Com isso, ele ajuda a melhorar a retenção dos consumidores.

Nessa estratégia, você pode utilizar as newsletters, que são informativos sobre as novidades do blog e do site. Também é possível fazer um fluxo de nutrição, que é uma sequência de e-mails informativos que culminam em um conteúdo de conversão, ou enviar ofertas específicas. 

12. Conheça as principais redes sociais

Os conteúdos também podem ser criados para as redes sociais. Elas consistem em plataformas de comunicação e entretenimento muito utilizadas atualmente. Se você ainda não conhece essas ferramentas, vale a pena conferir as principais opções existentes no mercado.

Elas são:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • LinkedIn;
  • Pinterest;
  • Twitter;
  • TikTok.

13. Escolha a rede social mais alinhada ao seu negócio

Após saber mais sobre as redes sociais, será o momento de escolher as ferramentas mais alinhadas ao seu negócio. Isso porque, dependendo do ramo da empresa, é possível que uma determinada plataforma não seja adequada, já que o seu público pode não estar presente nela.

Se o seu negócio é uma loja de roupas, o Instagram pode ser uma alternativa mais atrativa, porque ele também é uma ferramenta de vendas e tem foco em imagens e vídeos. Logo, fica mais fácil apresentar seus produtos e ofertas.

14. Mantenha um relacionamento mais próximo com o público

Um relacionamento mais próximo com o seu público permite gerar autoridade e engajamento para a marca. Dessa maneira, a sua audiência se transforma no seu maior consumidor e divulgador dos produtos ou serviços da empresa.

As redes sociais podem ser usadas para esse objetivo, já que permitem um contato mais direto entre empresa e cliente. Nesse contexto, é importante responder aos comentários e chats sempre que puder. Isso demonstra ao usuário que ele é especial, aumentando as chances de ele continuar acompanhando a marca.

15. Invista em vídeos

De modo geral, as pessoas estão interessadas em consumir conteúdos de vídeo. Foi por isso que o Instagram, por exemplo, modificou o seu formato, priorizando os vídeos em vez das fotos.

Sendo assim, para melhorar a entrega dos conteúdos da marca para o público, se adeque aos algoritmos das redes. Nesse caso, você pode gravar vídeos para o YouTube, por exemplo, e captar trechos interessantes para distribuir nas outras plataformas.

16. Mostre os bastidores da empresa

A audiência costuma ter curiosidade sobre os bastidores da empresa. Assim, mostrar o trabalho que acontece no dia a dia pode aproximar o público da marca, sendo uma boa estratégia para muitos segmentos do mercado. 

Portanto, se você achar que essa técnica é atrativa para a sua audiência, pode valer a pena investir nela. Veja alguns exemplos de temas para falar sobre bastidores: como é feito os produtos, quais as etapas uma mercadoria percorre até chegar à casa do cliente, como surgem as ideias da marca etc.

17. Ensine o seu público

Você pode aproveitar o interesse do seu público em aprender para produzir materiais que levem conhecimento para ele. No entanto, vale lembrar que o tema deve ser relacionado ao produto ou serviço da sua empresa — ainda que indiretamente. 

Por exemplo, se você trabalha com venda de produtos de limpeza, pode ensinar a sua audiência a organizar a casa ou o ambiente de trabalho, remover manchas do piso etc. Nesse caso, é possível incluir os itens vendidos em determinados conteúdos, mas sem fazer a divulgação explícita.

18. Faça promoções e sorteios

As promoções e os sorteios são mais uma forma de agradar o seu público e atrair interessados em seu produto ou serviço. Além disso, as campanhas trazem oportunidades para fidelizar esses novos clientes, aumentando a sua receita. 

Você pode aproveitar as redes sociais para realizar as ofertas e os sorteios, pedindo para os seguidores promoverem a ação nos stories, por exemplo. Assim, mais pessoas saberão da campanha, ampliando o alcance da sua marca.

19. Aplique a técnica do repost útil

O repost útil é uma estratégia que consiste em marcar nos stories do Instagram um perfil com grande alcance. Dessa maneira, o objetivo é fazer com que o perfil marcado reposte a sua publicação, gerando visibilidade para a sua página.

Para que essa estratégia atraia usuários que possam se tornar leads futuramente, a sua página deve ser atrativa e ter conteúdo de valor. Ademais, lembre-se de marcar perfis com o mesmo público que o seu.

20. Utilize o WhatsApp Business

O WhatsApp é um aplicativo de troca de mensagens instantâneas, que permite o compartilhamento de fotos, áudios, vídeos e documentos. A ferramenta também permite fazer chamadas de telefone e videoconferências. 

Por conta de sua praticidade, muitas pessoas preferem utilizar o WhatsApp a outras funções do telefone. Em especial, porque o aplicativo é gratuito e só precisa de internet para funcionar — o que reduz os custos com chamadas telefônicas e mensagens de SMS.

Como resultado, muitas empresas decidiram aderir ao aplicativo como meio de comunicação com seus clientes. Pensando nisso, foi criado o WhatsApp Business, voltado para negócios. 

Ele apresenta funcionalidades que podem ser úteis no dia a dia de uma empresa, como:

  • informações de endereço, site e horário de funcionamento;
  • etiquetas para organizar as mensagens;
  • catálogo de produtos;
  • mensagens automáticas.

21. Mantenha contato com os clientes

Para uma boa divulgação do trabalho e o desenvolvimento de uma relação com o público é fundamental se fazer presente na rotina dos clientes. Além das redes sociais, você pode fazer isso por meio do WhatsApp, enviando mensagens sobre as novidades e promoções da empresa.

Entretanto, vale lembrar que é necessário pedir autorização do cliente para incluí-lo na lista de contatos. Ainda, é preciso ter bom senso no conteúdo, considerando temas, horários e quantidade de mensagens enviadas.

22. Crie um grupo de clientes

Dependendo do segmento da sua empresa, pode ser interessante criar um grupo de clientes no WhatsApp. Esse recurso permite enviar mensagens para diversas pessoas ao mesmo tempo, além de promover a interação entre os participantes.

Isso pode ser uma oportunidade para gerar gatilhos mentais de compras ocasionados pelo efeito manada. Nesse caso, as pessoas se sentem influenciadas pelas outras a comprar.

23. Entenda o que é tráfego pago

Além do tráfego orgânico, o marketing digital pode gerar tráfego pago, que é aquele em que você paga para ter um anúncio. Ele ocorre quando o usuário clica em um banner em um site e é redirecionado para outra página ou acessa os conteúdos em destaque nos resultados das pesquisas. 

Outra possibilidade é obter tráfego pago com anúncios nas redes sociais, como YouTube, Instagram, Facebook e LinkedIn. Esse tipo de estratégia é válido para atrair visitantes para o seu site de maneira mais rápida, complementando as estratégias focadas no tráfego orgânico. 

24. Saiba como aplicar o tráfego pago

Como você viu, existem diversas maneiras de aplicar o tráfego pago, seja nos sites, nas páginas de busca ou nas redes sociais. Dessa forma, é preciso entender como implementar a estratégia de modo alinhado com as necessidades da sua empresa.

Afinal, para ter um bom método de tráfego pago, é necessário definir bem o público e o alcance dos anúncios. Para isso, você pode estudar sobre o tema ou contratar um profissional especializado na área.

25. Entenda o que é divulgação offline

A divulgação offline é o conjunto de ações de divulgação que ocorrem fora do meio virtual. São exemplos dessa categoria os anúncios na televisão, rádio, revistas e outdoors, além das ligações e panfletagem.

Embora o marketing digital seja forte, ainda assim é necessário incluir outras formas de publicidade para abranger mais pessoas. Isso se torna ainda mais urgente se o seu público não for conectado às tecnologias digitais.

26. Distribua cartões e panfletos

Apesar da era digital, os cartões e panfletos ainda fazem diferença na divulgação de um trabalho. Isso porque, muitas vezes, as pessoas guardam os contatos para quando precisarem do produto ou serviço divulgado. Portanto, tenha sempre esses materiais em circulação na região do seu público.

27. Não se esqueça do boca a boca

A propaganda boca a boca consiste na transmissão de informações sobre um produto ou serviço entre as pessoas. Quando um cliente gosta da sua compra e fica satisfeito, ele tende a recomendar para seus conhecidos, que também podem se tornar consumidores.

Esse tipo de divulgação é acompanhado da validação social, o que é importante para criar uma boa reputação da empresa. Para conseguir uma propaganda boca a boca, ofereça sempre um bom atendimento e produtos ou serviços de qualidade.

28. Monitore e analise os resultados das estratégias

Além de aplicar as estratégias de divulgação, não deixe de monitorá-las e analisá-las. Desse modo, você pode identificar as ações que funcionam e as que podem ser melhoradas. Um ponto relevante é definir os índices e as métricas que serão utilizados para fazer essa avaliação. 

Por exemplo, no Instagram, você pode analisar o alcance dos posts e identificar quais formatos têm melhor desempenho. Ademais, você pode comparar o faturamento da empresa após cada campanha de divulgação para entender se as ações estão surtindo o efeito desejado.

29. Faça ajustes na estratégia de divulgação

O acompanhamento e a análise dos índices de desempenho e das métricas servem para que você possa aprimorar as suas técnicas de publicidade. Portanto, não tenha receio de fazer as mudanças necessárias na sua estratégia de marketing para melhorar os seus resultados. 

Vale lembrar que a estratégia de marketing deve ser personalizada. Afinal, o que surte um bom efeito para um negócio pode não gerar o mesmo resultado para outro. Para encontrar as melhores soluções, é importante fazer testes e análises visando conquistar uma divulgação eficiente.

Neste post, você descobriu 29 dicas que podem ajudar a esclarecer uma das principais dúvidas de um empreendedor, que é “como divulgar meu trabalho?”. Agora, basta colocar as orientações em prática para ter mais sucesso na divulgação do seu negócio!

Quer se manter atualizado em empreendedorismo e negócios? Assine a nossa lista vip! Nela, você receberá a notificação dos novos conteúdos em primeira mão!

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade