29 Dicas de como vender mais em 2023

O início de um novo ano é uma oportunidade para rever planejamentos e traçar novas metas a serem alcançadas pelo seu negócio. Entre elas, é natural buscar boas práticas sobre como vender mais e ter melhores resultados na empresa.

Afinal, quanto mais negociações forem feitas, mais o faturamento da organização pode aumentar, bem como os lucros obtidos. Além disso, a ampliação nas vendas contribui para levar o negócio ao próximo patamar de desenvolvimento e permite ganhar destaque no seu mercado.

Pensando nisso, neste artigo, você aprenderá 29 dicas práticas para aplicar na empresa e vender mais em 2023.

Não perca!

1. Defina os objetivos da empresa

A primeira dica para aumentar suas vendas é traçar os objetivos da empresa. Para trazer ainda mais clareza quanto a eles, organize-os em prazos. Suas metas podem ser de:

  • curto prazo: de até 1 ano;
  • médio prazo: de 1 a 5 anos;
  • longo prazo: mais de 5 anos.

O entendimento sobre onde a empresa espera chegar é fundamental para gerar mais clareza à operação cotidiana. Com isso, pode haver mais fluidez nos fluxos internos e mais entendimento da equipe sobre como realizar o trabalho de maneira estratégica.

2. Adote métricas de acompanhamento

As métricas são elementos importantes para a gestão de empresas. Elas são indicadores responsáveis por mostrar informações relevantes sobre o negócio e servem como referência para a execução de tarefas e projetos.

Então vale a pena adotar métricas específicas e claras para avaliar o desempenho do time de vendas. Quanto mais compreensão a equipe tiver sobre quais números ela deve atingir, mais efetivo pode ser o processo de execução do trabalho.

Aqui, é importante destacar que as métricas devem ser realistas. De pouco adiantará traçar indicadores de desempenho ousados se não houver como atingi-los no período proposto. 

Nesse caso, o efeito pode ser contrário: em vez de melhores resultados, a empresa pode se deparar com uma equipe desmotivada, prejudicando o desempenho das vendas. 

3. Conheça os indicadores financeiros atuais

Como você viu, vale traçar métricas para acompanhar a evolução das vendas da empresa. Contudo, para aumentar o número de negócios fechados ao longo do ano, confira os indicadores atuais.

Ao saber como estão os números da empresa, será mais fácil traçar objetivos e métricas realistas de crescimento para o futuro. Além disso, a avaliação facilita a identificação de sazonalidades nas vendas, otimizando a compreensão sobre o faturamento atual.

4. Revise processos internos

Não é incomum encontrar negócios, dos mais variados portes, repletos de burocracias e processos internos complexos. Essa ausência de fluidez impõe desafios para a equipe e pode atrasar o desenvolvimento da empresa.

Para que essas situações não afetem os resultados, pode ser interessante fazer uma revisão dos processos internos. Dessa forma, a prática gera benefícios importantes para o aumento nas vendas, como ao proporcionar maior autonomia para os colaboradores.

5. Entenda sua persona

Depois de avaliar os números, é o momento de focar em seu público. Nesse caso, a persona é a representação do seu cliente ideal. Muitos gestores confundem o conceito dela com o de público-alvo, mas existem diferenças.

A persona é uma definição específica que considera informações sobre perfil, hábitos, desejos e medos do seu consumidor. Desse modo, saber quem é a sua persona é essencial para aumentar as suas vendas.

A partir dessa definição, a equipe de vendas saberá mais claramente as características dos potenciais clientes, alinhando a comunicação durante as abordagens.

6. Saiba quais são as necessidades dos seus clientes

Além de entender quem é o seu cliente ideal, vale a pena identificar quais são as necessidades dele. A intenção é compreender o que ele está buscando, pessoal ou profissionalmente, e quais os motivos para ele querer o seu produto ou serviço.

Assim, será possível definir argumentos para mostrar como a solução do seu negócio atende às necessidades do consumidor. Esse costuma ser um caminho efetivo para agilizar o trabalho da equipe e aumentar as vendas.

7. Capacite sua equipe

Ter um time qualificado é fundamental para alcançar bons níveis de produtividade e ajudar o negócio a crescer sustentavelmente. Com sua equipe de vendas não é diferente. Portanto, o investimento em capacitação é indispensável.

Busque investir em treinamentos e programas de desenvolvimento para todo o time. Por meio deles, os colaboradores podem acompanhar tendências e aplicar os novos aprendizados em suas abordagens com clientes.

Além disso, o investimento em capacitação contribui para você reter talentos. Afinal, quando o profissional enxerga que é valorizado e a empresa investe nele, ele pode se sentir mais seguro e executar seu trabalho com mais eficiência.

8. Ofereça incentivos e bônus ao time

Ao buscar formas de aprimorar os resultados, é válido oferecer incentivos ao time. Eles podem ser bônus no salário mensal ou outros benefícios, como viagens, dias de folga e outros prêmios.

Como o próprio nome sugere, os incentivos funcionam como um estímulo para a equipe bater seus objetivos. Para isso, é necessário estipular as metas para os colaboradores e o período que eles terão para alcançá-las.

9. Aumente sua base de leads

Você também pode aumentar as suas vendas ao longo do ano ao executar estratégias para ampliar a sua base de leads. O conceito representa pessoas que já se engajaram com sua marca em certo momento.

Por exemplo, imagine um usuário que visitou seu site e deixou e-mail para contato em um formulário de cadastro. Nesse caso, ele deixou de ser apenas um visitante para se tornar um lead. Como já houve a iniciativa dele em se conectar com a marca, o trabalho da equipe de vendas se torna mais ágil.

10. Tenha diferentes canais de captação

Outra dica para vender mais ao longo do ano é adotar diferentes canais de captação para sua empresa. Por exemplo, além das vendas presenciais quando os clientes entram na sua loja, você pode entrar em contato por telefone, e-mail e outros meios.

Os diferentes canais servem para diversificar as ferramentas que o time de vendas tem à disposição para abordar os clientes. Com isso, há como alcançar novos públicos e aumentar as chances de fechar vendas.

11. Aproveite o potencial das redes sociais

As pessoas passam grande parte do seu dia nas redes sociais e o Brasil é um dos países com mais usuários ativos de plataformas importantes, como Instagram, Facebook e YouTube. Nesse sentido, é possível usar esses canais para melhorar os resultados do negócio.

Para aumentar suas vendas no Instagram, por exemplo, você pode criar um feed bonito e aproveitar tendências da rede, como a publicação de memes e criação de vídeos para os reels. As práticas servem para manter a sua conta em evidência e atrair novos visitantes.

Desse modo, é possível aplicar técnicas para transformar esse público em leads — para futuramente trabalhar na conversão. Ademais, o bom trabalho nas redes sociais contribui para fortalecer sua marca e diferenciá-la da concorrência.

12. Invista em marketing de conteúdo

Outro ponto para o seu próximo ano é investir em marketing de conteúdo. Como o nome adianta, ele é composto por técnicas para atrair clientes e fortalecer sua marca com a produção de conteúdos de qualidade.

Existem diversos elementos presentes na estratégia de marketing de conteúdo, como artigos para blog, ebooks, vídeos no YouTube e até suas redes sociais. Ao integrar esses canais, você fortalece sua presença digital e pode aumentar suas vendas.

13. Faça anúncios

Seguindo a estratégia de marketing digital, costuma ser positivo investir em tráfego pago. Aqui, a ideia é criar anúncios destinados a alcançar o seu público-alvo e atrair novos leads em potencial para o time comercial trabalhar na conversão.

Os anúncios digitais costumam ser mais efetivos para vendas que estratégias tradicionais — como comerciais de TV, outdoors etc. Afinal, você pode segmentar o público e, consequentemente, alcançar aquelas pessoas que têm mais chances de serem convertidas.

14. Desenvolva novos produtos ou serviços

Pode ser interessante para sua empresa oferecer novos produtos ou serviços para seus clientes. Essa nova gama de alternativas para o público aumenta as suas chances de disponibilizar itens que, de fato, atraiam o público e aumentem seus negócios.

Nesse caso, é oportuno fazer uma pesquisa para saber o que seus concorrentes vendem, quais produtos ou serviços sua persona mais precisa, entre outras questões relevantes. As respostas que você encontrar servirão para desenvolver novos itens e soluções para ofertar ao público. 

15. Mantenha seu público aquecido

Você também tem chances de aumentar as suas vendas mantendo seu público aquecido. Essa é uma forma de deixá-lo interessado na sua marca e entusiasmado em voltar a fazer negócio com você.

É possível alcançar o sucesso com essa prática ao fazer lançamentos de produtos e serviços e continuar a interação com o cliente mesmo após ele fechar negócio. Então, se surgirem novas necessidades, ele lembrará de sua marca.

16. Quebre objeções

Muitas vezes, os clientes impõem certos desafios ao time de vendas. Isso acontece quando eles ainda não estão convictos sobre a compra. Logo, há dúvidas e inseguranças que sua equipe deve contornar para convertê-los e fechar a venda.

Então vale a pena trabalhar previamente a quebra de objeções. Liste quais são os principais questionamentos dos clientes e os motivos que podem levá-lo a desistir da compra ou preferir seu concorrente.

Esse trabalho servirá para melhorar os argumentos da sua equipe de vendas. Ela conseguirá se antecipar às dúvidas dos clientes, apresentando as soluções e ampliando as chances de convencê-los a realizarem as compras.

17. Pense em novas lógicas de precificação

Precificar produtos costuma ser um dos processos mais demorados no seu plano de negócio. Isso acontece porque existem muitos elementos integrados ao ato de definir o preço — com os custos envolvidos, a concorrência e o montante que o cliente pretende pagar.

Portanto, revise os preços que você pratica atualmente e confira se eles estão condizentes com o mercado. Existem cenários, inclusive, em que você pode cobrar mais pelos seus produtos e serviços sem impactar negativamente as vendas. 

Ao identificar e aproveitar essas oportunidades, a empresa aumentará o faturamento mesmo sem aumentar o volume de itens vendidos. 

18. Acompanhe tendências de mercado

O mercado está sempre em constante atualização — e isso vale para qualquer nicho que você atue. As novidades surgem regularmente e impactam tanto seus produtos e serviços quanto a percepção dos clientes sobre suas necessidades.

Por isso, crie o hábito de acompanhar e monitorar essas tendências. Ao identificar as novas oportunidades, você pode se antecipar à concorrência e chamar a atenção do público para fazer novos negócios.

19. Crie promoções

A próxima dica para colocar em prática no seu ano e vender mais é criar promoções. Essa é uma das maneiras mais efetivas de despertar interesse no mercado e chamar atenção para os seus produtos e serviços.

Existem diversas promoções que você pode aplicar no negócio. É possível, por exemplo, diminuir os preços dos produtos ou serviços, apresentar ofertas especiais para quem levar mais de um item, entre outras possibilidades. Com essas práticas, é possível acelerar as conversões e ampliar o seu faturamento.

20. Apresente condições especiais

Além de pensar em promoções, você pode apresentar condições especiais ao público. Uma das formas de ter sucesso com essa prática é dando brindes ou descontos para clientes que gastarem determinada quantia na sua loja.

Por exemplo, imagine que você faça vendas online. Nesse caso, vale oferecer frete grátis para vendas acima de R$ 300, por exemplo. Essa é uma das vantagens que estimulam os clientes a comprarem mais itens para aproveitar o benefício proposto.

21. Beneficie-se das datas comemorativas

As datas comemorativas normalmente representam grandes oportunidades para o comércio. Muitas delas costumam ser acompanhadas pelo aumento das vendas — como o Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

No geral, as comemorações ao longo do ano são oportunidades para você apresentar promoções e condições especiais para o público. Entretanto, não deixe para se programar na última hora. Trabalhe com antecedência e já deixe seus leads cientes de que haverá oportunidades nas datas.

22. Diferencie-se da concorrência

Ao longo do conteúdo, você viu que é essencial se destacar no mercado para vender mais. Portanto, aplique regularmente técnicas para conseguir se diferenciar dos competidores.

Você pode oferecer produtos ou serviços únicos, agregar valor com atendimento de qualidade e adotar outras abordagens. Desse modo, o seu negócio se destaca no processo de tomada de decisão dos clientes.

23. Explore o potencial do e-commerce

Vale a pena considerar uma estratégia de e-commerce. Afinal, com ela, os clientes têm a comodidade de comprar o que precisam sem sair de casa.

Você pode explorar o potencial do e-commerce ao criar uma loja virtual para negociar produtos e serviços. Também é válido recorrer a canais de atendimento digital e outras ferramentas online que trazem mais praticidade e flexibilidade para seu público.

24. Trabalhe o pós-venda

A experiência do cliente não termina quando ele fecha negócio. Na realidade, o pós-venda é parte essencial de todo o processo de negociação e é uma ferramenta vital para fidelizar os clientes.

Ele é composto pelo conjunto de experiências colocadas em prática após a compra, como o suporte oferecido. Dessa forma, o pós-venda é uma forma de gerar confiança entre cliente e empresa e aumentar as chances de fidelização e vendas futuras.

25. Expanda fronteiras da sua região

A internet traz inúmeras oportunidades para seu negócio. Nesse sentido, uma das principais possibilidades é permitir que você expanda as fronteiras do seu local de atuação e venda para clientes de outras regiões.

Aproveitar essa estratégia pode ajudar a aumentar de maneira exponencial o público que a sua empresa alcança. Com isso, a tendência é que surjam mais leads para o time de vendas trabalhar e aumentar os negócios fechados.

26. Organize eventos

Para atrair novas oportunidades, vale a pena investir na organização de eventos. Por exemplo, quando houver lançamento de novos produtos, pense em uma confraternização com colaboradores, parceiros e clientes.

Essa é uma forma de estreitar laços, fazer networking e manter seu público engajado. Além disso, ao adotar a prática, o novo produto já chegará ao mercado aquecido.

27. Abrace novas tecnologias

A tecnologia já faz parte do nosso cotidiano, seja no âmbito profissional ou pessoal. Por isso, pode ser adequado recorrer a novas tecnologias e integrá-las na rotina da sua empresa.

Elas podem servir, por exemplo, para automatizar diversas tarefas que antes eram feitas manualmente — como a prospecção de clientes. Dessa forma, sua equipe pode ganhar produtividade.

Além disso, as tecnologias podem ajudar em outras áreas da gestão, como a parte financeira. Manter os números atualizados no setor é interessante para acompanhar as métricas que você traçou de maneira mais prática e garantir a saúde das finanças empresariais.

28. Agregue valor para os clientes

Você sabe o que significa agregar valor para o cliente? O conceito representa entregar a ele mais do que foi pago na compra. Para tanto, vale a pena oferecer uma experiência diferente no relacionamento com sua marca.

Desse modo, além de contar com produtos ou serviços de qualidade, ele terá uma vivência mais positiva com a compra. Logo, você se diferencia da concorrência e pode aumentar as suas vendas.

29. Fidelize seus clientes

Você já ouviu a frase “fidelizar clientes é mais barato que atrair novos”? Essa é uma máxima que pode ser positiva para sua empresa. Afinal, você estará trabalhando com um público que já consumiu seus produtos ou serviços.

Desse modo, é importante buscar formas de estimular a recorrência de compras de clientes ao mesmo tempo que a equipe trabalha para trazer novos consumidores. Isso pode ser viável com a oferta de novos produtos e serviços para os clientes, por exemplo.

Outro aspecto benéfico é que um cliente fiel pode se transformar em um defensor do seu negócio. Como resultado, ele tende a recomendá-lo para familiares e amigos, aumentando o número de consumidores em potencial. Assim, sua estratégia se manterá sustentável e trará mais resultados.

Como você acompanhou, a chegada de um ano traz novas possibilidades para sua empresa aproveitar. Por isso, avalie as 29 dicas de como vender mais e aplique aquelas que fazem mais sentido para a realidade da sua empresa.Você sabia que a liderança cumpre um papel fundamental no alcance dos objetivos do negócio? Confira qual a diferença entre líder e chefe!

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade