Ser um empresário de sucesso está cada vez mais difícil. A competição entre as empresas é muito maior do que há dez anos, assim como as pressões e as responsabilidades do empreendedor, que só aumentam. Então, como se destacar? E mais importante que isso: como crescer na carreira sem deixar de lado sua vida pessoal e os dias de descanso?
Sim, isso é possível! É só ter disciplina e poder contar com bons profissionais ao seu lado. A gente separou aqui 4 dicas de ouro, que podem te ajudar na tarefa de se tornar um empresário bem sucedido. Fique ligado!
1 - Saber separar o trabalho da vida pessoal
Uma das tarefas mais difíceis para qualquer empresário é a divisão entre a vida pessoal e a vida profissional. Essa separação fica especialmente complicada quando estamos falando sobre microempreendedores individuais, ou empreendedores responsáveis pelo próprio negócio, por maior (ou menor) que ele seja. As preocupações com a empresa acabam tomando seus pensamentos até mesmo em casa, na hora de lazer e descanso. Além de atrapalhar seus momentos de descontração e tranquilidade, isso diminui a qualidade do seu período de descanso, o que afeta diretamente seu trabalho, deixando sua atuação profissional menos criativa e mais desgastante quando você voltar a trabalhar.
Entende? Você não descansa porque não trabalha. E não trabalha porque não descansa. É uma ciclo sem fim!
Para evitar que isso, tome estas medidas simples:
- Comece separando os dois mundos: que tal um celular só para questões profissionais e outro para ligações pessoais? Quando estiver fora do expediente, desligue o número profissional — e se desligue de verdade! Só dê seu número pessoal a clientes muito importantes ou a colegas de trabalho efetivamente confiáveis.
- Evite olhar e-mails nos seus horários de folga, especialmente nas férias, já que isso te impede de se desligar totalmente do trabalho.
- Aliás, tire férias! Separe um período do ano, de 15 a 30 dias, e DESLIGUE. E não deixe que suas folgas e recessos sejam tomados pelas preocupações do trabalho, porque também é preciso descansar para render melhor na empresa.
Um bom empresário sabe reconhecer os talentos das pessoas que trabalham ao seu lado — e valorizá-los. Isso significa adotar uma atitude de mentor da sua própria empresa, cultivando e incentivando que seus funcionários mais competentes e confiáveis cresçam em suas carreiras.
Além disso, é importante ter essas características em mente já no momento da contratação, já que trazer bons profissionais para sua equipe pode até parecer caro à primeira vista, mas seus benefícios são muito maiores em longo prazo. Por isso, não descuide dos processos seletivos da sua empresa.
Tendo profissionais mais competentes e qualificados ao seu lado, será possível delegar mais funções, dividir mais responsabilidades e, durante suas tão sonhadas férias ou dias de folga, ter a tranquilidade de saber que o negócio estará em boas mãos.
Ou seja, contar com bons profissionais ao seu lado é muito mais do que simplesmente um custo para a empresa, é um investimento efetivo no futuro do seu empreendimento — e na sua saúde como empresário.
3 - Tomar as rédeas das finanças da empresa
Nem todos os empreendedores têm habilidades naturais para lidar com os aspectos financeiros da gestão de uma empresa, que são bastante técnicos e até mesmo chatos. Só que este é um dos aspectos mais importantes de qualquer negócio, por isso nunca deve ser deixado de lado!
Largar as finanças de um empreendimento nas mãos de um contador pode gerar um desconhecimento perigoso da sua gestão em relação à situação real da empresa.
Como empresário, se você procura entender como funciona a vida financeira do negócio desde o começo do empreendimento, vai ter mais familiaridade com os números, os processos contábeis, os padrões de despesas e de obrigações fiscais, entre outros. Por menor que seja seu empreendimento, é sempre possível contar com o auxílio de ferramentas tecnológicas na execução dessas tarefas, como é o caso da
Organizze, que te ajuda a fazer o controle das suas finanças de forma simples e produtiva. Controle para poder crescer!
Ao longo da sua jornada de empreendedor, os erros e as falhas serão inevitáveis. Sejam elas decisões precipitadas, ou em razão de uma visão errada sobre o mercado, é imprescindível poder encarar esses obstáculos como verdadeiras oportunidades de aprendizado. Somente assim você vai poder usar esses problemas para o bem e aproveitar essas experiências no futuro.
O micro ou pequeno empresário precisa se permitir errar e, o que é ainda mais importante, saber reconhecer seus próprios erros. Essas experiências são importantes e acabam se transformando em parte da sua bagagem profissional, o que contribui para seu
know-how no mercado e nas atividades que você vai exercer cotidianamente.
O que achou dessas quatro dicas? Pronto para colocar tudo em prática e se transformar em um empresário de sucesso?Comece hoje mesmo, e conte pra gente o que você faz no seu dia a dia profissional pra chegar mais longe.