4 dicas de gestão financeira em pequenos negócios

gestão financeira em pequenos negócios

Fazer uma boa gestão financeira em pequenos negócios é essencial para garantir o seu sucesso, pois com ela é possível otimizar o uso dos recursos, criar estratégias e acessar de forma detalhada todas as informações do seu negócio. 

É comum pequenos negócios iniciarem suas atividades sem uma gestão financeira organizada e estruturada. Entretanto, à medida que o negócio começa a dar frutos e crescer, a sua gestão financeira fica mais complexa e pode se tornar um desafio ainda maior. 

Sabendo disso, separamos neste artigo 4 dicas importantes que devem ser seguidas por pequenos negócios desde os seus primeiros passos. Continue lendo!

O que é gestão financeira?

De forma clara, a gestão financeira é o conjunto de ações administrativas, que consistem em planejar, controlar e analisar todas as movimentações financeiras de um negócio.

Para um pequeno negócio, fazer a gestão financeira pode ser considerado apenas anotar os dados de entradas e saídas de recursos, para controlar as finanças. 

Porém, é muito importante saber que, a gestão financeira proporciona muito mais à um negócio, como a organização geral da empresa, identificação das necessidades do negócio, do ponto de equilíbrio, aumento da lucratividade, previsão de faturamento, análise de resultados. 

4 dicas de gestão financeira 

Agora que você já sabe o que é a gestão financeira e o que ela pode proporcionar para o negócio, vamos conhecer as 4 dicas importantes para uma boa gestão.

Separe o caixa da empresa do caixa pessoal

A primeira dica para a boa gestão financeira de qualquer pequeno negócio é: Contas da empresa devem ser separadas das contas pessoais. 

Pode parecer banal, mas não realizar a divisão correta entre as contas, pode levar o pequeno negócio à falência. 

Por isso, o primeiro passo é separar as contas e garantir que o caixa do negócio não será usado para saldar débitos pessoais.

Faça a gestão do fluxo de caixa do negócio

Para alcançar uma boa gestão financeira é necessário administrar bem as entradas e saídas financeiras. A gestão do fluxo de caixa garante à empresa informações importantes para o planejamento e controle financeiro. 

Uma boa gestão de fluxo de caixa consiste em anotar todas as operações financeiras diárias, sejam elas de compras ou vendas, pagamentos e recebimentos. Essas anotações podem ser feitas em um livro caixa, planilhas ou da forma mais prática, utilizando um sistema de gestão financeira. 

Os pequenos negócios que não realizam o controle das finanças diárias tendem a se perder no final do mês e bagunçar por completo a organização financeira;

Não esqueça dos investimentos

Para que um pequeno negócio possa expandir seus lucros, se atualizar, comprar novos equipamentos  ou mesmo abrir novas franquias, é necessário investimento. 

Em uma boa gestão financeira, os investimentos futuros devem ser lembrados desde o início. Assim, a empresa deve separar parte da receita mensal do negócio para investir.   

Investimentos de longo e médio prazo podem ser muito lucrativos para a companhia e trazer muito lucro aos sócios. Por isso, o importante é estudar muito bem e analisar onde colocar o dinheiro, aprender a investir é essencial para fazer qualquer empreendimento crescer.

Gerenciamento de crise

As crises chegam para todos os tipos de negócios em algum momento, mas sabendo lidar corretamente com elas, a empresa tem mais chances de sobreviver. 

O gerenciamento de crise é um conjunto de ações que buscam diminuir os impactos negativos e prejuízos tanto financeiros, quanto de reputação da empresa. 

Diante de uma crise financeira, por exemplo, é essencial saber negociar prazos maiores junto aos fornecedores quando necessário e cortar gastos. Além disso, caso haja a necessidade de obter linhas de crédito, é indicado que se tente negociar os juros mais baixos e prazos mais longos. 

Em conclusão, ter uma boa gestão financeira no pequeno negócio ajuda na organização da empresa, e possibilita o crescimento de uma forma estruturada, com mais chances de sucesso. Utilizar um sistema fácil e descomplicado pode ajudar nesta tarefa. Conheça o sistema Controlle e teste grátis. 


Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade