4 Riscos de não acompanhar os investimentos nas campanhas de marketing do seu negócio

Campanhas de marketing

As campanhas de marketing são essenciais para o desenvolvimento dos negócios. Sem elas, o caminho até o sucesso é mais árduo e demorado. Por essa razão, as empresas que visam o crescimento acelerado devem investir nessa estratégia.

Nesse sentido, é indispensável acompanhar os investimentos realizados em marketing. Afinal, o capital aplicado deve ter retorno satisfatório — caso contrário, os esforços podem ser em vão. Por isso, vale a pena saber avaliar suas campanhas.

Neste conteúdo você entenderá a importância de acompanhar os investimentos das campanhas de marketing e conhecerá 4 riscos de não adotar esse hábito. Vamos lá?

Por que acompanhar os investimentos nas campanhas de marketing?

Para começar, vale a pena saber a importância de acompanhar os investimentos feitos nas campanhas de marketing. A verdade é que o orçamento gasto nessas ações ainda é motivo de discussão entre muitos gestores.

Diversos líderes acreditam que o marketing é um investimento que gera mais custos do que retornos. Embora isso não seja necessariamente uma verdade, uma das causas que levam a essa impressão é a falta de acompanhamento dos valores gastos com as ações. 

Quando esse monitoramento é realizado de maneira adequada, é possível gerar indicadores que viabilizam a análise dos efeitos das campanhas de marketing. Desse modo, os profissionais podem entender se realmente a ação promovida gerou resultados ou não.

Consequentemente, o acompanhamento dos investimentos em marketing permite compreender se o valor é suficiente ou excessivo. Assim, ele ajuda a empresa a empregar melhor os seus recursos financeiros, evitando o desperdício e obtendo melhores resultados.

4 Riscos de não acompanhar os investimentos em marketing do seu negócio

Você acabou de conhecer a importância de acompanhar os investimentos nas campanhas de marketing. Agora é preciso descobrir os 4 riscos de não realizar esse controle. 

Confira!

1. Gastar mais do que o retorno esperado

Quando não se faz o acompanhamento correto do investimento em campanhas de marketing, assume-se o risco de gastar mais do que o retorno esperado com elas. Isso porque você não sabe exatamente qual será o faturamento conquistado por meio de cada ação realizada. 

Com isso, também não há como saber qual é o lucro oriundo da campanha — ou, ainda, se há prejuízo na estratégia de marketing. No longo prazo, a empresa arrisca a contrair dívidas que, com o passar do tempo, podem se tornar insolventes.

Por isso, o ideal é definir um orçamento e acompanhar os investimentos realizados, a fim de avaliar se o teto de gastos estabelecido está sendo respeitado.

2. Insistir em campanhas de marketing ineficientes

O faturamento é uma das métricas que ajuda a avaliar se uma campanha de marketing, principalmente voltada para captação, é eficiente. Se os profissionais de marketing não fazem o acompanhamento do investimento, não há como analisar se a receita obtida vem da ação promovida.

Desse modo, a empresa pode investir em campanhas ineficientes, desperdiçando dinheiro e energia do departamento de marketing. Consequentemente, você mantém um caminho aberto por onde os recursos financeiros se escoam, levando ao prejuízo da organização.

3. Não considerar indicadores importantes

Os indicadores de desempenho são métricas baseadas em dados concretos e confiáveis, que quantificam a performance da empresa. Para obter esses números tão importantes é necessário ter o acompanhamento dos valores gastos e do faturamento obtido com as campanhas de marketing.

Sem esse monitoramento, você não consegue analisar se as ações geram resultados. Assim, qualquer decisão é tomada com base em percepções que podem estar equivocadas, arriscando a saúde financeira do negócio.

Entre os indicadores que vale a pena acompanhar estão o retorno sobre o investimento (ROI), custo por lead (CPL), taxa de conversão, origem do tráfego, entre outros.

4. Não considerar outras possibilidades

Como você viu, se o acompanhamento dos investimentos de uma campanha de marketing não é realizado, dificilmente será possível saber se as ações implementadas trouxeram os resultados esperados. 

Logo, há o risco de não considerar outras possibilidades de estratégias de divulgação e vendas. Afinal, sem um acompanhamento adequado dos investimentos nas campanhas do seu negócio, não há como mensurar a assertividade da estratégia atual.

Sem contar com dados realistas, a tendência é acreditar que a metodologia atual funciona, mesmo quando essa não é a realidade. Além disso, a equipe de marketing não consegue saber quais são as campanhas que oferecem mais resultados, deixando de aproveitar grandes oportunidades para a empresa.

Como acompanhar os investimentos de marketing do seu negócio?

Agora que você já sabe os riscos de não acompanhar os investimentos em marketing do seu negócio, é preciso saber como realizar essa atividade na sua empresa. A seguir, confira as principais dicas para colocar em prática!

Organize os investimentos

A primeira tarefa para acompanhar de perto as ações de marketing com assertividade envolve organizar os investimentos já realizados. Muitas vezes, o valor atribuído ao setor não é revisado com frequência, gerando desperdícios ou falta de recursos. 

Dessa maneira, analise o quanto foi gasto nas campanhas anteriores e quais foram os resultados obtidos. Com essas informações, você poderá projetar a média de recursos necessários para os próximos meses.

Analise os indicadores

O uso de indicadores é imprescindível em uma organização, em qualquer departamento. A partir da análise desses índices, é possível entender onde estão as falhas e os sucessos — e adotar medidas corretivas. Como consequência, você pode reduzir ou eliminar os gargalos e se planejar com mais eficiência.

No marketing, essa dinâmica não é diferente. Por exemplo, suponha que sua empresa realizou um investimento específico em marketing nas redes sociais. Mas, ao analisar os indicadores da nova campanha e comparar com os números das ações anteriores, você percebeu que o desempenho da campanha atual não foi positivo.

Desse modo, é possível avaliar o que levou à queda de performance e decidir o que fazer para redirecionar as campanhas de marketing — de modo a alcançar melhores resultados.

Utilize um software de gestão financeira

Por fim, é imprescindível contar com o suporte do setor financeiro para acompanhar — e readequar —os investimentos nas campanhas de marketing. Afinal, esse é o departamento responsável por organizar os números, controlar os investimentos e sinalizar o montante disponível para novas investidas da equipe de marketing.

Considerando a relevância do departamento para todas as áreas da empresa, é fundamental que ele conte com ferramentas adequadas para gerenciar o centro de custo de cada setor. Nesse sentido, o uso de um software de gestão financeira completo pode ser útil.

O Controlle, por exemplo, pode otimizar todo o processo de gestão financeira. Além dos dados exatos, a automatização das tarefas mais burocráticas permite que os colaboradores sejam mais produtivos. Assim, a equipe pode se dedicar às atividades que merecem maior atenção — o que inclui atuar de maneira mais estratégica junto ao time de marketing.

Ao longo deste post, você descobriu 4 riscos de não acompanhar os investimentos em campanhas de marketing. Então não deixe de colocar essas dicas em prática na sua empresa. E, se precisar de uma solução financeira que beneficie todos os departamentos do seu negócio, conte com o Controlle!Quer saber mais sobre a nossa solução? Acesse o nosso site e confira as funcionalidades da plataforma!

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade