4 sinais de que seu negócio precisa de um sistema de gestão financeira

A busca por processos simplificados e automatizados, e por um sistema de gestão financeira que facilite a rotina operacional, está cada vez mais se tornando realidade em parte das empresas de todos os portes e segmentos do mercado. 

Afinal, os trabalhos manuais de gestão financeira acabam exigindo não só disposição de muitos recursos, mas também de tempo dos profissionais alocados para tais funções. Por isso, conhecer o momento do seu negócio e se ele precisa de um sistema de controle financeiro, é essencial para garantir o seu crescimento.

Continue lendo e veja os 4 sinais que indicam que sua empresa precisa de um sistema de gestão financeira.

1. Processos complexos e lentos

Antes de mais nada, você já parou para pensar em quanto tempo desnecessário é investido pelos seus colaboradores com ferramentas ultrapassadas, como as planilhas, e tarefas manuais, como por exemplo cálculos feitos à mão?  Ainda mais, a altíssima probabilidade de falhas e erros envolvendo essas atividades quando não são automatizadas.

Além disso, essas tarefas complexas, na maioria dos casos, envolvem vários arquivos e grande volume de documentos em papel. 

Nesse sentido, com um sistema de gestão financeira, sua empresa torna o controle sobre as finanças muito mais eficiente e automatizado, pois consegue prever eventuais cenários negativos, otimiza recursos e tempo, ainda potencializa a tomada de decisões e ainda economiza.

2. Os dados estão desorganizados

Uma empresa bem organizada mantém o fluxo de caixa em dia, conhece a produtividade de suas equipes, gera os tributos sem perder nenhum prazo e sabe a rentabilidade e lucratividade atual do negócio. Se você está pecando em alguma dessas questões, já sabe que é hora de investir em um software de gestão financeira para te ajudar.

Falando nisso, aproveite para conferir os principais erros ao fazer o fluxo de caixa de uma empresa .

3. Dados incompletos sobre a saúde financeira do negócio

Quanto de recurso financeiro você tem hoje em caixa? Quais são as próximas contas a pagar e receber? Há inadimplência? Você tem acesso a todos os boletos e notas fiscais emitidas no último ano de forma organizada?

Se não souber responder a qualquer uma dessas questões, com certeza chegou a hora de investir em um sistema de gestão financeira – e também de dar uma olhada nesse post sobre como ter disciplina para controlar as finanças da sua empresa .

4. O conhecimento das finanças da empresa está centralizado em um só colaborador

Sob o mesmo ponto de vista, outro sinal importante de que chegou a hora de investir em um sistema de gestão financeira é se responsável pelo segmento financeiro é o único ciente do que está acontecendo com as finanças da empresa.

Além de, provavelmente, estar sobrecarregando apenas uma pessoa com todas as demandas financeira, o negócio corre o risco, caso essa pessoa encarregada não for especialista no assunto. 

O Controlle pode ajudar a sua empresa!

Por fim, o seu negócio está apresentando um ou mais desses sinais? O Controlle pode ajudar, e muito! 

O Controlle é um sistema de gestão financeira que oferece soluções para que pequenos e médios negócios possam ter o controle sobre suas finanças, crescer e prosperar. Acesse o site para conhecer todos os recursos disponíveis no Controlle!


Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade