5 ações para pôr em prática na empresa em 2015!

Escrito por:

O fim do ano é um período de reflexão, quando avaliamos nossos resultados e planejamos medidas para serem tomadas para alcançar o futuro que desejamos no ano que virá. É mais fácil repetir as velhas receitas que funcionam, mas para conseguir melhores resultados, devemos traçar novas estratégias e metas e deixar os erros para trás.

 

O que dá para fazer de diferente na sua empresa a partir de 2015 para que tudo flua da melhor forma? Pensando em facilitar sua vida, listamos as 5 ações que você deve fazer nesse novo ano para pavimentar o caminho para o sucesso do seu negócio. Confira:

 

1 – Administrar de vez as finanças da empresa

Todo empreendedor deve entender como funciona a movimentação financeira da sua empresa de maneira dinâmica, através de relatórios de apuração de resultados e fluxo de caixa. Através dessas ferramentas é possível planejar na prática o futuro das suas finanças e definir os rumos para alcançar a desejada estabilidade financeira.

 

Uma grande ajuda para organizar seu planejamento financeiro são os softwares de gerenciamento. Além de ser uma ferramenta fácil de usar, o programa possui várias funcionalidades pra te ajudar a entender como funciona a dinâmica entre as receitas e despesas da sua empresa.

 

Além disso, o software fornece relatórios financeiros completos e um controle eficiente de fluxo de caixa, fazendo você enxergar claramente o passado e o futuro do seu negócio, agilizando a tomada de decisões para guiar sua empresa em 2015.

 

2 – Realizar um bom planejamento do ano

Com a chegada do fim de ano, toda empresa deve reavaliar as finanças de 2014 e, principalmente, fazer um planejamento para o próximo ano. Isso é ainda mais importante entre as micro e pequenas empresas, onde a falta de planejamento e de informações do mercado são as principais causas de morte das empresas. Veja 4 medidas para melhorar seu planejamento financeiro:

 

  • Projete ganhos, custos e investimentos no seu fluxo de caixa do próximo ano;
  • Discuta cada área de operação da empresa, comparando os custos dos setores com a receita geral prevista para o seu negócio;
  • Reveja seu Plano de Negócios para nortear seus pensamentos sobre a empresa e trace um caminho para alcançar seus objetivos no próximo ano;
  • Estabeleça objetivos, desafios e necessidades a curto, médio e longo prazo.

 

O planejamento é um organismo vivo e precisa ser revisto constantemente. Aliás, sua empresa deve sempre rever suas estratégias e realizar planejamentos semestrais — ou até trimestrais — para acompanhar as rápidas mudanças do mercado. Ah, e lembre-se de não guardar o seu planejamento na gaveta ou então isso tudo será apenas uma perda de tempo.

 

3 – Estreitar laços com clientes e fornecedores

Uma grande parcela do sucesso de uma empresa se deve à qualidade de seus relacionamentos com clientes e fornecedores. Manter os contatos sempre por perto é essencial para formar um bom time de funcionários para sua empresa e garantir sua competitividade. Manter bons relacionamentos vai te ajudar a encarar com mais força os diversos desafios que virão no próximo ano e, consequentemente, atrair mais clientes.

 

Alguns negócios gastam mais de 50% do seu faturamento com seus fornecedores. Portanto, é essencial que sua empresa selecione e atraia os melhores para estabelecer parcerias a longo prazo, a fim de conseguir melhores preços e condições de pagamento e desenvolver uma relação duradoura, em que todo mundo sai ganhando.

 

4 – Investir em marketing de divulgação conforme o negócio

Muitos micro e pequenos empresários ainda veem o marketing como um luxo para as grandes empresas ou um gasto desnecessário. No entanto, de nada adianta ter um ótimo negócio se seus potenciais clientes não sabem que ele existe.

 

Ao contrário do que muitos pensam, fazer marketing é muito mais que produzir um folheto e distribuí-lo por aí. Você deve estudar seu consumidor, saber qual é seu perfil, suas necessidades, seus desejos e como usar essas informações para atendê-los melhor.

 

Em 2015, crie um plano de divulgação adequado para seu negócio. Faça com que seus clientes se sintam especiais, mande cartas pelo correio, crie listas de e-mail, use o poder das redes sociais para encontrá-los onde quer que estejam. Com criatividade e planejamento, dá pra encontrar maneiras de fazer um ótimo marketing por um custo menor.

 

5 – Separar de vez a vida pessoal da profissional (tanto as finanças quanto as funções)

Separar a vida profissional da pessoal sempre foi um grande desafio para os empreendedores. Além de pensarem o tempo todo no seu negócio, muitos deles ainda tem sua vida financeira atrelada à empresa.

Para fazer a separação financeira, o ideal é que o empreendedor tenha duas contas — uma particular e uma da empresa — e separe um valor fixo mensal, como um salário, para cuidar de suas despesas pessoais. Se tirar dinheiro da empresa aleatoriamente, não há planejamento financeiro que aguente.

 

Quando é para separar o tempo, é mais fácil falar do que fazer. No entanto, você deve manter horários específicos para trabalhar e horários de descanso. Além do fato de que uma pessoa descansada rende muito mais no trabalho, não adianta nada se matar de trabalhar e viver estressado e sem qualidade de vida. Em 2015, faça do seu negócio um meio de buscar a felicidade e não a sua vida inteira.

 

E aí, o que você fará diferente nesse novo ano? Divida suas opiniões com a gente!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

O perfil da mulher empreendedora
Por Controlle
Hub do Empreendedor: a aposta certa para o seu negócio decolar
Por Controlle
Mindset: como ele influencia na gestão da sua empresa
Por Controlle
15 Ferramentas que toda empresa precisa conhecer para melhorar sua produtividade
Por Controlle
Controlle
Controlar as finanças da sua pequena empresa
ou startup, não precisa ser chato.

Conheça o Controlle, um gerenciador financeiro perfeito pra quem não gosta de perder tempo.

Faça como mais de 20 mil pessoas e receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter a gestão da sua empresa em ordem.