5 Erros que podem arruinar o fluxo de caixa da sua empresa

O acompanhamento regular e eficaz das finanças empresariais é vital para manter o seu negócio saudável e levá-lo ao próximo patamar de desenvolvimento. Por isso, você deve dar atenção ao fluxo de caixa da empresa.

O controle desse mecanismo colabora para aumentar a eficiência financeira cotidiana do seu negócio. Além disso, não fazer o monitoramento dele da maneira correta pode afetar o planejamento da organização — especialmente no longo prazo. 

Neste artigo você entenderá a importância da gestão de fluxo de caixa no seu negócio e conhecerá 5 erros que podem arruiná-la. Aproveite a leitura!

O que é o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é a ferramenta que monitora as entradas e saídas de capital do caixa da empresa. Assim, ele possibilita a visualização clara das fontes de renda da organização e da forma como os recursos são utilizados.

Então, a partir do controle dessas informações, será possível verificar a saúde financeira do negócio e identificar eventuais problemas. Logo, o fluxo de caixa é um instrumento relevante para otimizar a tomada de decisão dos empreendedores. 

Para que ele serve?

Agora que você aprendeu o que é o fluxo de caixa, é vantajoso saber o papel que ele desempenha na gestão financeira da empresa. Como vimos, ele é o mecanismo de acompanhamento das entradas e saídas dos recursos. 

Dessa maneira, além de auxiliar nas decisões, o fluxo de caixa é útil para mostrar como o capital da empresa é utilizado. A partir desses dados, é possível saber se haverá sobra ou falta de capital em determinado período — e também se é necessário reestruturar o planejamento financeiro.

De forma similar, a gestão contábil da empresa se beneficia da boa gestão do fluxo de caixa. Isso acontece porque as informações são usadas em documentos como o demonstrativo de resultado do exercício (DRE). 

Portanto, deixar de ter o controle do caixa, ou fazê-lo equivocadamente, expõe a operação da empresa a diversos riscos. Por exemplo, ela fica mais suscetível a contrair dívidas que podem inviabilizar suas atividades. 

Quais os 5 erros que podem arruinar o fluxo de caixa da sua empresa?

Como você entendeu, o fluxo de caixa é um instrumento valioso para o seu negócio. No entanto, existem erros que podem acontecer durante seu acompanhamento e arruínam o potencial dele — e, consequentemente, a operação da empresa. 

Conheça 5 dos erros que é preciso evitar!

  1. Misturar finanças pessoais com empresariais

Em micro e pequenas empresas, um hábito usual é usar a mesma conta de pessoa física para movimentar os recursos do negócio. Embora muitos empreendedores enxerguem praticidade nesse ponto, ele é um erro que afeta a gestão financeira da organização.

Quando há confusão entre o dinheiro pessoal e aquele que será usado pelo negócio, fica inviável ter um controle efetivo sobre as entradas e saídas de capital. Afinal, não haverá clareza sobre os recursos que estarão disponíveis para a empresa. 

Portanto, é necessário ter uma conta com finalidade exclusiva para o negócio. Além disso, é preciso definir o pró-labore dos sócios para garantir mais previsibilidade para a gestão financeira e contábil da empresa. 

  1. Não definir a periodicidade de análise

Outro erro capaz de impactar negativamente a gestão do fluxo de caixa do negócio é não ter regularidade para fazer o acompanhamento dele. Com isso, aumentam as chances de você perder o controle sobre a saúde financeira da organização. 

O melhor é fazer os lançamentos rapidamente — preferencialmente, logo que as movimentações financeiras acontecem. Assim, é possível minimizar as chances de adicionar dados errados no fluxo ou deixar informações sem registro.

Além da atualização diária, você deve definir a periodicidade com que as informações serão analisadas. A prática servirá para garantir que os gestores estarão munidos de dados atuais para sua tomada de decisão. 

Apenas atualizar o fluxo de caixa, sem analisá-lo, inviabiliza a realização dos objetivos da empresa no longo prazo. Ademais, esse erro reduz as possibilidades de identificar problemas financeiros com antecedência. 

  1. Deixar de categorizar os lançamentos

O fluxo de caixa precisa ser uma ferramenta organizada. Ou seja, é necessário que exista uma classificação lógica para as informações que estão presentes nele — tanto de entradas quanto de saídas. 

Nesse sentido, outro erro que pode arruinar o fluxo de caixa da sua empresa é deixar de categorizar os lançamentos. Como resultado, não haverá clareza sobre a origem ou o destino do dinheiro. Então será um desafio encontrar oportunidades para cortes de gastos, por exemplo.

Portanto, é preciso criar categorias específicas para as informações do fluxo de caixa. Elas oferecerão uma visão mais transparente sobre a saúde financeira da empresa. Junto disso, também será mais fácil traçar objetivos, especialmente de longo prazo, com base nesses dados. 

  1. Não controlar o capital de giro

O capital de giro é um recurso importante para o funcionamento do seu negócio — independente do porte. Afinal, ele representa o montante que pode funcionar como reserva financeira e ser usado para honrar compromissos.

Assim, um dos principais erros capazes de arruinar o fluxo de caixa é não contemplar o capital de giro no orçamento. Caso a empresa não tenha essa reserva, ela pode encontrar mais dificuldades para superar momentos de crise — chegando até mesmo a descontinuar sua operação. 

  1. Usar planilhas financeira

Controlar o fluxo de caixa por meio de planilhas é outro erro que dificulta o monitoramento eficaz das entradas e saídas. O risco existe porque essas ferramentas apresentam limitação em seu potencial de uso. 

Primeiramente, as planilhas demandam mais tempo para serem atualizadas — o que afeta a produtividade da empresa. Elas também aumentam as chances de adicionar dados errados no fluxo e não oferecem a segurança necessária para preservar as informações sensíveis da empresa.

Por isso, pode ser interessante migrar o fluxo de caixa da sua empresa para softwares especializados. As ferramentas permitem automatizar diversos processos e otimizam a gestão financeira do negócio, além de trazer segurança para os dados registrados.

Como você entendeu, o controle eficiente do fluxo de caixa da empresa é necessário para garantir a sua saúde financeira. Agora que você sabe quais são 5 dos principais erros que podem arruiná-lo, evite cometê-los no seu negócio. Está em busca de soluções para otimizar a gestão do fluxo do seu negócio? Experimente o Controlle!

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade