5 KPI’s fundamentais para a sua empresa adotar ainda hoje

KPI's fundamentais

Para te ajudar a medir os seus resultados, vamos te indicar 5 KPI’s fundamentais para a sua empresa, a fim de se adaptar às mudanças que serão indicadas, otimizar a sua gestão e ampliar a sua visão estratégica.

Os KPI’s (do inglês, Key Performance Indicators) são os indicadores de desempenho, que por sua vez são usados para mensurar o andamento das suas metas, seus processos e suas tarefas, que foram previamente estabelecidas.

Acompanhar a sua evolução é ter um parâmetro confiável de como a empresa está funcionando, baseado no seu planejamento estratégico. Assim, você pode refazer ou manter o que está sendo feito, já que terá uma visão de como andam as suas vendas e serviços.

Sistema de controle financeiro

Taxa de conversão

Esse é um dos números mais básicos para quem trabalha diretamente com vendas, já que são eles que avaliam o desempenho dos seus vendedores.

Seu cálculo é efetuado por meio da quantidade de produtos vendidos, também é possível medir as conversões em cada etapa do funil.

Lucratividade

Este é ideal para quem trabalha na área financeira, já que ele é um indicador direto sobre como anda a saúde da sua empresa. Com este KPI, é possível ter uma ideia da sua capacidade de gerar lucro, assim como o retorno para os acionistas do seu negócio.

Realizar a conta é bem simples, basta dividir o seu lucro líquido pela receita bruta. O resultado obtido deve ser multiplicado por 100, para conseguir ver o seu índice em porcentagem. Se ele é bom ou não, vai variar conforme a sua meta.

Market share

Também conhecido como participação de mercado, é mais familiar para quem é da área de marketing. Ele tem a função de rastrear qual parte do mercado você domina, a partir da quantidade de vendas e/ou do seu faturamento, sempre com relação aos seus concorrentes.

Esse é um dos KPI’s fundamentais para sua empresa, pois te dá uma boa noção de como o seu empreendimento está posicionado, quando comparado com seus adversários, visando atingir o topo, caso não esteja nele, ou mesmo buscando a manutenção no lugar mais alto do pódio.

Capacidade de produção

Este indicador é utilizado para medir a eficiência operacional da indústria em que está inserido, bastando ver quantas unidades, ou volumes, vocês produzem em um determinado tempo (semana, mês, trimestre, etc.).

O objetivo é aumentar o resultado e diminuir o tempo gasto para fazer cada produto.

Satisfação do cliente

Este talvez seja um dos mais importantes, já que ele vai mensurar se os seus consumidores estão, de fato, contentes com o produto que adquiriram, ou com o serviço prestado pela sua empresa.

Uma maneira simples de conseguir este dado é utilizar o Net Promoter Score (NPS), que vai perguntar aos seus clientes, se eles recomendariam os seus serviços para outras pessoas. Outras questões como: “O que poderíamos fazer para melhorar?” ou “Por que você gosta da nossa empresa?”, são perguntas que incrementariam seu NPS.

É importante ressaltar que, quanto mais dentro do mundo digital a sua empresa estiver, mais fácil e melhor você conseguirá medir todos estes dados.

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade