5 motivos para você abandonar as planilhas para o controle financeiro

No Brasil, segundo o Boletim do mapa de empresas do Ministério da Fazenda, de maio de agosto de 2021 cerca de 1,4 milhão de novos negócios foram iniciados.

A grande maioria desses novos negócios, começam as suas atividades usando as planilhas para fazer o controle financeiro de seus negócios, devido ao baixo custo e o fácil acesso. 

Entretanto, o que parece ser uma economia no início, logo vira uma dor de cabeça. Isto porque, utilizar  planilhas não é nada prático e acaba demandando muito tempo de aprendizado e execução. 

Então, se você está considerando usar as planilhas na sua gestão financeira ou já utiliza as planilhas, continue lendo esse artigo e conheça 5 motivos para abandonar as planilhas ainda hoje. 

Planilhas exigem muito conhecimento técnico

Primeiramente, não podemos dizer que as planilhas são ineficientes para fazer inteligência financeira. Afinal, nelas você pode organizar dados, usar ferramentas gráficas para apresentá-los de maneira visual, e nas versões mais recentes até hospedar isso na nuvem e permitir o trabalho compartilhado.

Entretanto, para utilizar as planilhas de forma eficiente é necessário muito conhecimento da ferramenta, pois suas funcionalidades não são intuitivas, o que dificulta a sua utilização. 

Outro ponto importante é que, elas funcionam a partir de fórmulas e, caso você não seja um especialista do setor financeiro, esse pode ser um grande obstáculo para fazer uma gestão financeira eficiente. 

Planilhas demandam muito tempo

Além de conhecimento, é necessário muito tempo para utilizar as planilhas. Isto porque utilizando as planilhas para fazer o controle financeiro todos os registros, movimentações e análises precisam ser feitas e atualizadas manualmente, o que demanda muito tempo, compromete a produtividade e, pode ainda, oferecer maiores riscos de erros.

Segurança para os dados financeiros

Fazer a gestão financeira do seu negócio envolve disponibilizar em um sistema todos os dados de movimentação da empresa. Dessa forma, esse sistema precisa oferecer segurança. 

As planilhas não oferecem a segurança de dados necessária, pois não possuem tecnologia de dados criptografados e, em muitos casos, não oferecem backups, podendo ser facilmente excluídas ou terem alguns de seus dados alterados.

As planilhas dificultam o crescimento do negócio

Pode não parecer, mas a forma como a gestão financeira é feita, pode impactar no crescimento do negócio. Uma empresa em desenvolvimento gera mais dados o que, consequentemente, acaba por aumentar a necessidade de análise dos custos, do lucro, etc. 

Quanto mais dados nas planilhas, mais difícil ficam os relatórios e a tomada de decisão estratégica. 

Troque as planilhas por um sistema de gestão financeira

Se com as planilhas é necessário conhecimento técnico, dedicar muito tempo, preocupar-se com a segurança dos dados e ainda fazer um esforço maior para garantir o crescimento do seu negócio. 

Com um sistema de gestão financeira a história é bem diferente. O Controlle é um exemplo de ferramenta fácil de usar, intuitiva, totalmente descomplicada e muito eficiente. 

Com um design clean e focado na experiência do usuário, o Controlle é um grande aliado no controle financeiro, oferecendo funcionalidades como:

  • Contas a pagar e receber;
  • Conciliação bancária;
  • Relatórios gerenciais;
  • Emissão de notas fiscais de serviço;
  • E mais.

Além de ter toda a gestão financeira em um só lugar, utilizando um sistema de gestão financeira é possível ter acesso às informações de onde estiver, até pelo celular. E, também, ter a confiança de que os dados estão guardados, íntegros e seguros.

Esperamos que todos esses motivos tenham feito você questionar o uso das planilhas na gestão financeira do seu negócio. Mas, se você ainda ficou na dúvida, o sistema Controlle oferece um teste de 7 dias grátis na ferramenta. 

Comece a usar agora e sinta todos os benefícios de ter um controle financeiro descomplicado!


Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade