5 motivos para sua empresa não ter lucro

Existem várias motivos para um negócio não ter lucro. De acordo com a última pesquisa Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo do IBGE, mais de 70% das empresas brasileiras fecham em menos de dez anos de atividade. Além disso, uma a cada cinco fecha em aproximadamente um ano.

Mas, por que isso acontece? Quais são os motivos para sua empresa não ter lucro? Separamos os 5 principais motivos. Veja a seguir!

1. Experiência no setor do negócio

Segundo o estudo do Sebrae sobre Sobrevivência das Empresas no Brasil, 64% das empresas que faliram entre 2008 e 2016 não tinham experiência prévia no setor do negócio. De fato, não conhecer o mercado pode ser o motivo de a sua empresa não dar lucro.

Por exemplo, se você não tem um bom conhecimento sobre o seu ramo, pode ser que você não esteja calculando corretamente o preço do seu serviço ou produto. Se isso acontecer, você não acompanhará a média do mercado e afastará os clientes. Ou pior, pode ser que o preço de venda esteja abaixo do de produção.

2. Adequação dos serviços

Se manter atualizado com novas tecnologias do seu setor e com o comportamento de consumo do seu cliente é essencial para oferecer um serviço atrativo e que agregue valor. Sem isso, o seu negócio pode perder a competitividade e o volume de vendas.

O estudo do Sebrae constatou que a maior parte das empresas brasileiras que fecharam se preocupavam menos em adequar os serviços às necessidades dos consumidores do que aquelas que continuaram abertas.

Então, se a sua empresa não estiver tendo lucro, certifique-se de que seus serviços estão de acordo com o que o seu cliente precisa.

3. Planejamento dos negócios

Sem dúvida, um dos maiores erros que uma empresa pode cometer é não se planejar. Afinal sem um plano de negócios para curto, médio e longo prazo, você pode perder o controle financeiro do seu negócio e perder muito dinheiro.

Uma prova disso é o estudo de Sobrevivência das Empresas que mostrou que as organizações bem-sucedidas se planejaram cerca de três meses a mais do que as faliram.

4. Aperfeiçoamento constante

Do mesmo modo, outro fator que pode impactar o lucro da sua empresa é a constante especialização do empresário. Afinal de contas, todos os ramos de negócio exigem um estudo contínuo.

Por isso, geralmente os empreendedores bem-sucedidos são aqueles que estão sempre em busca de conhecimento sobre como se tornar um administrador melhor através de cursos, oficinas ou palestras.

O aperfeiçoamento constante vai te ajudar a:

– Manter-se atualizado sobre as tendências do mercado;
– Aprender novas formas de gerar receita para sua empresa;
– Melhorar a gestão do seu negócio.

5. Gestão do negócio

Por fim, as falhas na administração de um negócio podem ser um dos motivos para sua empresa não estar dando lucro. Especialmente quando há problemas na gestão financeira.

Por exemplo, pode ser que você não esteja controlando corretamente os gastos e as receitas da sua empresa, ainda esteja misturando sua conta pessoal com a cooperativa ou tenha o costume de pagar as contas com juros, coisas que podem ser resolvidas com a ajuda de um software de controle financeiro, como o Controlle.

Se o seu negócio não está lucrando o quanto você gostaria, não desanime. Identifique os motivos para sua empresa não estar dando lucro, comece hoje mesmo a investir em formas de corrigir essas falhas.


Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade