6 benefícios do contador para a sua empresa

Se você tem um negócio, ou está começando uma, precisará de um contador pelo bem da saúde financeira da sua empresa.

A princípio você pode pensar que fazendo a gestão do fluxo de caixa sua gestão financeira estará salva. Entretanto, o auxílio de um contador é essencial para validar essas tarefas, calcular corretamente impostos e cargas tributárias, oferecer demonstrativos e relatórios que ajudem no crescimento da empresa, entre outros. 

Ter um contador, além de ser obrigatório por lei para fins fiscais (artigo 1.179 do Código Civil), garante que você faça a gestão financeira corretamente, instrui à tomada de decisões estratégicas e é uma referência útil para instituições financeiras caso você precise solicitar um empréstimo.

Neste artigo, mostraremos os benefícios que um contador traz para o negócio e como escolher um bom contador para a sua empresa. Continue lendo!

Benefícios que o contador pode trazer para sua empresa

1.Economia de Tempo

Antes de mais nada, o auxílio de um contador nas obrigações financeiras e contábeis do seu negócio, fará com que economize tempo. Afinal, você não precisará entender e realizar tarefas fiscais e de arquivamento, e poderá destinar seu tempo outras demandas;

2.Economia de dinheiro

O contador irá garantir que você evite erros potencialmente onerosos ao mesmo tempo em que reduz sua obrigação tributária, porque eles entendem como estruturar de forma ideal seus ganhos (por exemplo, quanto pagar a si mesmo em termos de salário, dividendos, o que pode ser cobrado, etc.).

3.Tranquilidade

Outro benefício importante é a tranquilidade em saber que um profissional qualificado está concentrado em garantir a saúde financeira e o crescimento do seu negócio.

4.Pensamento estratégico

No que diz respeito às questões financeiras e estratégicas, os contadores podem atuar como consultores. Por exemplo, com todos os levantamentos financeiros em mãos, o contador pode auxiliar na tomada de decisão para novos investimentos;

5.Organização e planejamento do negócio

Em muitos casos a falta de um planejamento bem estruturado, pode levar um negócio ao fracasso. Nesse sentido, o contador pode auxiliar na criação de um plano de negócios efetivo e na organização sua empresa;

6.Garantia do cumprimento das leis fiscais

Por último, porém muito importante. O contador deve garantir, através da gestão fiscal, que sua empresa cumpra todas as obrigações, além de fornecer todo o suporte durante uma auditoria ou por meio de outras questões fiscais.

Como escolher um contador para sua empresa?

O primeiro passo para escolher um contador é definir se será interno ou externo. Ou seja, será contratado um profissional para trabalhar dentro da empresa ou um profissional terceirizado, essa terceirização será presencial ou por meio da contabilidade digital. 

Atualmente, a contabilidade digital externa vem crescendo e tornando-se cada vez mais uma solução prática e eficiente para as empresas. Isto porque, neste novo modelo as atividades contábeis continuam as mesmas, porém sem o grande volume de papéis e sem encargos trabalhistas. Os processos são automatizados por meio de softwares de gestão financeira, como o Controlle.

Agora, independente do modelo contábil inteiro ou externo, presencial ou digital que escolher, é preciso procurar um profissional com experiência, competência e qualificações relevantes e adequadas ao seu negócio.

Todo contador deve ser capaz de fazer o básico, preencher a folha de pagamento mensal, preencher seus registros fiscais, etc., mas alguém com experiência específica relacionada ao seu negócio entenderá melhor suas necessidades.

Quanto à competência, busque avaliar recomendações de amigos e críticas online. Quanto às qualificações, verifique onde o profissional se formou e suas especializações.

Apenas com esse tripé – experiência, competência e qualificações -, você já será capaz de escolher um bom contador para o seu negócio.

Por que optar pela contabilidade digital?

Como citamos acima, a contabilidade digital vem ganhando destaque, pois os contadores usam ferramentas de tecnologia para fazer as atividades contábeis com mais agilidade, produtividade, eficiência e segurança.

Neste modelo contábil, a empresa insere os dados financeiros em ferramentas, como o Controlle, e a partir daí os contadores conseguem automatizar tarefas e ter uma visão clara sobre a situação financeira, a emissão de relatórios, documentos fiscais e movimentações financeiras. Ou seja, o processo digital garante a redução de custos com papéis e do tempo gasto, e aumento de produtividade.

Resumindo, portanto, neste artigo, é possível concluir que ter um contador para ajudar na gestão financeira traz muitos benefícios ao seu negócio.

Porém você precisa escolher um bom profissional ou uma boa solução disponível na internet que, de preferência, tenha boas referências e seja gerida por profissionais experientes e especializados.


Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade