6 dicas para fazer uma boa gestão financeira para agência de publicidade

Escrito por:
gestão financeira

A boa administração das finanças corporativas é o primeiro passo para que qualquer negócio tenha êxito. Nas agências de publicidade não é diferente: manter uma boa gestão financeira para agência de publicidade pode fazer a diferença no sucesso da empresa.

O problema é que nem sempre o processo de tomada de decisões financeiras é devidamente considerado. Em muitos casos, a administração das finanças acaba ficando em segundo plano – resultando em inúmeros problemas de curto e médio prazo.

Para ajudar você a evitar esta situação, trouxemos no artigo de hoje 6 dicas para fazer uma boa gestão financeira para agência de publicidade. Continue a leitura e descubra como manter as finanças da sua agência em ordem e crescer de maneira sustentável!

 

O que é a gestão financeira?

 

Antes de conhecer 6 dicas para fazer uma boa gestão financeira para agência de publicidade é importante que você compreenda o que é a gestão financeira.

A gestão financeira nada mais é que o processo de gerenciar as finanças de um negócio. Neste processo, considera-se todas as tomadas de decisões que envolvem o financeiro da empresa e tudo o que envolve o caixa do empreendimento no dia a dia.

Cabe ao responsável pela gestão financeira da empresa, por exemplo, acompanhar a saúde financeira do negócio e o fluxo de entrada e saída de dinheiro, monitorar as despesas, identificar oportunidades de redução de gastos, entre outras atividades.

Sem este acompanhamento frequente, qualquer empresa – independente do seu tamanho ou área de atuação – tende a ter problemas sérios para se manter no mercado.

 

 

A Importância da gestão financeira para agências de publicidade

 

Agora que você já sabe o que é uma gestão financeira deve imaginar o quão importante é esta tarefa para as agências de publicidade, não é mesmo? Mas acredite: a gestão financeira para as agências é ainda mais fundamental do que você imagina.

Imagine uma situação na qual sua agência recebe uma demanda para produção de diversos vídeos para um cliente. Como você daria conta deste trabalho se o caixa do negócio não estivesse equilibrado?

E mais: como investir em uma equipe de qualidade sem os devidos recursos? Seria quase impossível, certo?

Com as finanças em ordem e as contas no azul, por outro lado, fica muito mais fácil investir em um bom trabalho. Como consequência, você mantém seu cliente satisfeito, capricha na fidelização e ainda poderá receber indicações pelo bom serviço prestado.

A boa gestão financeira para agência de publicidade, portanto, tem impacto direto na criatividade e nos recursos da equipe para realizar os trabalhos contratados com eficiência e qualidade. Além disso, permite que, com as contas em dia, a empresa tenha mais liberdade para inovar e crescer.

 

6 Dicas para uma boa gestão financeira para agência de publicidade

 

Manter uma boa gestão financeira para agência de publicidade não é uma tarefa tão difícil quanto parece. É preciso manter uma boa organização financeira e o controle do dinheiro e exige do gestor empenho em estar sempre atento às tomadas de decisões envolvendo as finanças da empresa.

No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar qualquer empreendedor a manter a boa gestão financeira para agência de publicidade e fazer seu negócio crescer e se manter competitivo no mercado.

Acompanhe 6 destas dicas a seguir!

 

Conheça seu DRE

 

A Demonstração do Resultado do Exercício – ou simplesmente DRE – é um dos documentos mais importantes de uma empresa. Trata-se de uma espécie de foto da situação financeira do negócio, na qual é possível acompanhar os números financeiros da agência.

Por meio do DRE, portanto, você consegue identificar as receitas e os lucros obtidos em um determinado período, os custos, abatimentos e outras informações importantes sobre a saúde financeira do negócio.

Sem ele, o gestor poderá não conseguir acompanhar, de maneira eficiente, os resultados financeiros da agência ao longo do tempo – podendo, desta forma, ser surpreendido negativamente com eventuais desequilíbrios financeiros.

 

Acompanhe o faturamento líquido

 

Identificar o faturamento líquido da agência – obtido pelo valor recebido pelos serviços menos os impostos pagos – é fundamental para manter uma boa gestão financeira para agência de publicidade.

Para manter-se sempre atento a este número é imprescindível manter todos os dados relacionados à área comercial – como fechamentos e serviços prestados – e financeira sob controle. Tenha sempre a certeza de que nada foi deixado de fora durante este acompanhamento.

 

Controle o fluxo de caixa

 

Além de acompanhar o faturamento líquido, fazer uma boa gestão financeira para agência de publicidade exige um bom controle do fluxo de caixa. Verifique, mensalmente, os valores a pagar e receber e saiba sempre como anda esta movimentação financeira do seu negócio.

Uma dica interessante é manter um calendário mensal dos valores a pagar e receber e, ainda, considerar eventuais pagamentos ou recebimentos parcelados. Lembre-se que, para ter sucesso, uma agência deverá sempre manter um caixa positivo. 

 

Tenha um planejamento financeiro

 

Manter um bom planejamento financeiro é uma das principais chaves para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, um negócio que não se planeja financeiramente corre sérios riscos de se tornar insustentável no futuro.

Planeje cada trabalho fechado pela agência, considere eventuais sazonalidades – que podem influenciar a rotina e finanças da empresa – e procure sempre manter um equilíbrio financeiro em todos os períodos do ano, fazendo projeções eficientes e considerando as situações adversas.

Com um planejamento financeiro sólido, ficará muito mais fácil organizar o fluxo financeiro ao longo dos meses e cobrir eventuais períodos de dificuldade ou trabalhos mais escassos.

 

Separe as contas pessoais das contas da empresa

 

Um dos maiores erros de qualquer administrador é não separar as contas pessoais das contas da empresa. Para manter uma boa gestão financeira para agência de publicidade, é muito importante levar esta regra à risca.

Portanto, jamais misture suas contas pessoais das contas corporativas. Separe o que for custo ou ganho relacionado ao negócio e suas próprias despesas ou rendas. Assim ficará muito mais fácil manter suas finanças – pessoais e empresariais – sempre em ordem.

 

Utilize um sistema de gestão financeira

 

Utilizar um sistema de gestão financeira é mais uma dica importante para aqueles que desejam alcançar a boa gestão financeira em agências de publicidade. Afinal, esta é uma ferramenta poderosa para auxiliar o gestor nesta importante tarefa.

Por meio de um sistema de controle financeiro empresarial, como o Controlle, obter relatórios gerenciais, emitir boletos bancários e controlar as contas a pagar e receber se torna muito mais fácil. Não importa o tamanho da sua agência: fazer uso desta ferramenta é sempre uma boa escolha!

E você, já segue algumas destas dicas no dia a dia da sua agência de publicidade? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas sugestões e dificuldades!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

7 dicas para aplicar a gestão de RH a favor da sua empresa
Por Coalize
homens fazendo o fluxo de caixa
Fluxo de Caixa e DRE: entenda a diferença
Por Controlle
7 indicadores financeiros indispensáveis para pequenas empresas
Por Controlle
DRE: entenda como fazer e porque ele é essencial para a sua empresa
Por Controlle
Controlle
Controlar as finanças da sua pequena empresa
ou startup, não precisa ser chato.

Conheça o Controlle, um gerenciador financeiro perfeito pra quem não gosta de perder tempo.

Faça como mais de 20 mil pessoas e receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter a gestão da sua empresa em ordem.