7 cursos que todo microempreendedor deve fazer

Para quem é um microempreendedor, é sempre hora de aprender e aperfeiçoar suas ideias, processos e visões de mercado, afinal, a ideia é continuar aprendendo para empreender melhor, não é mesmo? Hoje em dia é possível encontrar vários sites e instituições que disponibilizam conteúdo on-line de primeira categoria para quem quer mais conhecimento e know-how sobre o mundo dos negócios.

Pensando em te ajudar, a gente listou aqui os 8 cursos que todo microempreendedor deve fazer para qualificar-se ainda mais! Anote as nossas dicas e não deixe de pesquisar pelos conteúdos que te ajudarão a crescer junto ao seu negócio.

Microempreendedor Individual

O objetivo desse curso é conscientizar o trabalhador informal sobre a necessidade de legalização e dos benefícios da Lei Complementar de número 128. Ele passa pelo processo burocrático em si, impostos a serem quitados, locais de funcionamento e benefícios da aposentadoria e auxílio-doença, por exemplo. O público-alvo desse curso são as pessoas que realizam atividades informais e querem aprender muito mais para empreender ainda melhor.

Sei Controlar meu Dinheiro

Esse curso visa oferecer conhecimentos sobre a gestão financeira dos pequenos negócios. Ele apresenta orientações importantes para elaborar o controle diário de entrada e saída do caixa da empresa, conscientizando o empreendedor sobre a diferença entre as receitas da empresa e o seu dinheiro pessoal — essa confusão, aliás, é bastante comum. A ideia é tratar os temas básicos para gestão e fortalecimento dos negócios.

O projeto SEI (do Sebrae) possui seis cursos: SEI comprar, SEI vender, SEI empreender, SEI controlar meu dinheiro, SEI planejar e SEI unir forças para melhorar. Cada um possui uma técnica diferente. No Sei controlar meu dinheiro você aprende técnicas e estratégias para gerenciar e mensurar um fluxo de caixa adequado, ter uma visão do uso do dinheiro, ter uma visão maior do funcionamento da empresa, etc.

Sei Planejar

O objetivo desse curso é ajudar o empreendedor a organizar o negócio para que ele se adapte melhor às demandas do mercado. Além disso, ajuda e fornece orientações para a oferta e criação de serviços (ou produtos) de maior qualidade para o consumidor. A ideia é montar um planejamento para permitir a sustentabilidade do negócio, passar conhecimentos para a prosperidade do empreendimento e oferecer ferramentas para planejar seu negócio de forma mais articulada.

Sei Empreender

O curso Sei Empreender ajuda o aluno a descobrir o seu potencial empreendedor e conseguir tomar as decisões administrativas do próprio negócio. O público-alvo são os microempreendedores individuais que querem melhorar o desempenho de gestão da sua empresa e o foco do curso é ajudar no controle das ações empreendedoras, nas dificuldades administrativas e te ensinar a valorização do sucesso.

Sei Comprar

O Sei Comprar atua para mostrar ao empreendedor que o fundamento de bons resultados e vendas dependem muito do modo como as compras de insumos são realizadas. Além disso, o curso engloba a competitividade e aumento dos lucros quando o assunto é pequeno negócio. Nele você também aprende estratégias para comprar melhor, obter preços e prazos que correspondam às expectativas dos clientes. O público-alvo desse curso são os microempreendedores que sentem uma certa carência em assuntos relacionados ao processo de compra e querem obter resultados mais favoráveis nos negócios.

Sei Unir forças para melhorar

Esse curso tem como objetivo maior a apresentação de novas formas de empreender coletivamente graças à criação de organizações coletivas. O curso possui várias etapas e uma delas consiste em ensinar as noções de importância do cooperativismo no mundo dos negócios. Ele também trata de assuntos como a melhoria da competitividade por meio das ações coletivas, assim como mostra o incremento da gestão e fortalecimento do negócio no mercado graças às ações coletivas.

Sei Vender

A ideia aqui é capacitar os microempreendedores para conseguirem incrementar serviços e produtos, assim como conquistar mais clientes para ampliação do negócio. Ele ainda passa por pontos específicos do processo como reposição e adaptação dos negócios às exigências do mercado, manejo de ferramentas de marketing, planejamento e gerenciamento das vendas, etc.

É uma ótima opção para os microempreendedores individuais que mostram interesse em se tornarem especialistas quando o assunto é o processo de vendas. Ter boas noções de marketing é vital para entender do que o mercado realmente precisa para que o seu negócio cresça, então, se o seu objetivo é esse, não perca esse curso!

 

O estudo das teorias sempre é uma ajuda importante para a prosperidade dos negócios. Por isso é tão importante buscar conhecimento técnico para que o seu empreendimento tenha mais sucesso e você consiga encarar os desafios com muito mais preparo!

Já fez algum desses cursos? Conhece outras opções bacanas que ajudem os microempreendedores? Conte pra gente!


Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade