Navegue por tópicos
- 1. Tenha uma reserva de contingência
- 2. Estabeleça uma conta bancária para administrar a folha de pagamento
- 3. Provisione as férias e o 13º
- 4. Defina faixas salariais
- 5. Sirva-se da tecnologia, mas seja um pouco conservador com os arquivos da folha de pagamento
- 6. Verifique se há adicionais a serem pagos
- 7. Terceirize quem administrará a folha de pagamento
Administrar a folha de pagamento de uma empresa pode destacar fatos interessantes: mensalmente, o funcionário recebe aproximadamente 60% do custo total que ele representa para a sua empresa, os outros 40% estão relacionados aos encargos sociais e benefícios obrigatórios que ele deve receber, segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), sem contar os possíveis adicionais. Além disso, manter um funcionário por mais tempo em sua empresa pode diminuir seus custos em até 7%, segundo o mesmo estudo.
Por não entender bem todas as variáveis envolvidas na administração da folha de pagamento, muitos empreendedores acabam recorrendo a empréstimos para cobrir custos bem previsíveis, como o 13º salário ou gastos com a rotatividade de funcionários. Para ajudá-lo nessa missão da administração de sua empresa, separamos 7 dicas que podem aumentar sua lucratividade ao reduzir os problemas decorrentes das obrigações com o pagamento de sua folha. Confira!
1. Tenha uma reserva de contingência
Uma reserva contingencial é utilizada para cobrir possíveis prejuízos com eventos imprevistos, como desastres naturais ou greves. Ela é muito usada em empresas de capital limitado (LTDA.) para evitar que parte do capital investido pelos sócios seja consumida por esse tipo de evento. Adotar uma reserva de contingência em sua empresa também pode ajudar nas situações imprevistas, como uma ação judicial trabalhista, ou a dar liberdade para demitir funcionários que estejam com um desempenho muito abaixo do esperado. Tudo isso sem comprometer o capital de giro ou o patrimônio do seu negócio.2. Estabeleça uma conta bancária para administrar a folha de pagamento
Ter uma conta bancária dedicada para o pagamento da folha traz dois benefícios diretos:- em caso de fiscalização ou de necessidade de comprovação de algum pagamento, você não precisará pesquisar em diversas contas para descobrir em qual foi efetuada a transferência para a conta salário do colaborador;
- você terá uma visão bem realista de quais são os gastos envolvidos na remuneração dos seus funcionários, quais são as provisões para pagamento de férias e 13º salário e quais são os impostos pagos ao governo.