7 dicas para aplicar a gestão de RH a favor da sua empresa

Escrito por:

O setor de RH é imprescindível para colocar em prática os objetivos da sua organização. É esse o setor que contrata as pessoas certas para cada vaga, cuidando da parte de salários, benefícios, férias, folgas e faltas dos colaboradores. 

Mas, além de tudo isso, é, também, o setor responsável por criar um bom clima organizacional e manter elevados os níveis de satisfação e produtividade dos funcionários. 

Um bom administrador sabe que a coisa mais importante do seu negócio é o capital humano, ou seja, seus colaboradores, e, por isso, a importância que tem este setor, ao gerenciar os talentos. 

Por isso, uma gestão de recursos humanos deve ser bem elaborada e aplicada, pois está diretamente relacionada com o sucesso da sua empresa. 

Veja, a seguir, 7 dicas para otimizar o seu setor de RH e garantir o sucesso da sua organização: 

Conhecendo bem os seus colaboradores

É importante ter a seguinte afirmação sempre em mente: o RH lida com pessoas. Por isso, é preciso que o gestor do RH conheça o quadro de funcionários da empresa. 

Não há como incluir todos os colaboradores em um mesmo perfil, e, por isso, será necessário uma pesquisa mais aprofundada, para identificar os diferentes perfis.  Inclusive, daqueles que trabalham no próprio setor de RH. 

Conhecer os colaboradores é importante para saber o que é mais significativo para cada um, o que eles precisam e como se sentem mais valorizados. Além de dar mais segurança na hora de lidar com dificuldades e problemas internos. 

Definindo os objetivos e metas do setor de acordo com as necessidades do seu negócio

Toda equipe precisa de metas e objetivos. Isso ajuda a organizar e planejar o trabalho, além de servir como inspiração e motivação. Mas é necessário que essas metas estejam de acordo com as necessidades da empresa.

Por esse motivo, é preciso que, antes disso tudo, esteja bem claro quais são os propósitos e objetivos da organização, para depois poder pensar em metas para o setor de RH, de acordo com esse propósito maior do seu negócio. 

Só assim, será possível desenhar metas coerentes com o perfil do seu estabelecimento e ir em busca do sucesso. Nessa etapa, lembre-se dos valores da empresa: eles são a essência do negócio e devem sempre estar ao lado dos objetivos. 

Criando um bom clima organizacional

Para manter o clima da sua empresa agradável é necessário pensar em um ambiente amigável e confortável. 

Coisas como: desencorajar a competição nociva entre os funcionários ou fofocas, ter bons canais de comunicação, estimular o respeito e o profissionalismo entre os colegas e investir em ambientes amplos e confortáveis, podem garantir um bom clima.

Além dessas medidas, faça uma pesquisa de clima organizacional, para conhecer e medir a satisfação dos funcionários a respeito ambiente. Essa prática conversa com a nossa próxima dica: a de medir os resultados. 

Medindo indicadores de desempenho

Um negócio só se mantém com bons números. Sendo assim, cada setor precisa calcular os indicadores de desempenho, para saber de modo aprofundado quais resultados estão gerando. 

Isso ajudará na tomada de decisões, no planejamento estratégico e na gestão do setor de modo geral. 

Para isso, o RH deve mensurar dados como:

  • satisfação dos funcionários;
  • índice de turnover;
  • custo de pessoal sobre a receita bruta;
  • índice de produtividade e qualidade;
  • proporção de RH por colaborador; e etc.

Estudando as leis trabalhistas

Esse é o núcleo do setor, aquele que lida com os direitos dos trabalhadores. Por essa razão, é preciso conhecimento aprofundado sobre as leis trabalhistas. 

Todos os colaboradores do setor devem estar preparados para lidar com assuntos trabalhistas, de modo geral. E, sempre que houver dúvidas, é preciso estudar. 

Desse modo, direcione sua equipe de RH para que se mantenham atualizados a respeito das leis. Para que saibam tomar decisões no dia-a-dia com propriedade, em assuntos como: quais as normas para as férias, como fazer uma contratação, como fazer o controle de jornada, e etc.

Usando a tecnologia

Investir em tecnologia é uma das melhores dicas desse texto, pois um sistema de gestão de desempenho irá facilitar os processos diários do RH, otimizando o trabalho e fazendo sua empresa ganhar tempo e dinheiro. 

Isto porque um bom software é capaz de eliminar erros nas tarefas operacionais, como: controle de ponto, banco horas, folha de pagamento, controle de benefícios e etc. 

Além de aumentar a performance de seus colaboradores com treinamentos online e, até mesmo, uma gestão de metas gamificadas. 

Reconhecendo talentos

Uma política de reconhecimento é uma forma eficiente de manter a motivação dos colaboradores. Dar ótimos feedbacks, benefícios, recompensas e etc., aos seus talentos pode aumentar a produtividade da empresa. 

Desse modo, o setor de RH pode organizar um programa de reconhecimento que vá de acordo com a situação da empresa e que beneficia os colaboradores, com a possibilidade de ser um sistema de prêmios ou mesmo um clássico pacote de benefícios. 

Para colocar em prática essas dicas, avalie a situação atual do seu  setor de recursos humanos e veja o que é prioridade nesse momento, até que, aos poucos, todas essas etapas estejam aplicadas.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

fluxo de caixa
Fluxo de Caixa: Tudo que você precisa saber
Por Controlle
vantagens do whatsapp Business para o seu negócio
Saiba as principais vantagens do WhatsApp Business para o seu negócio
Por Controlle
inteligencia artificial
Inteligência Artificial (IA) e seu impacto nos negócios
Por Controlle
homens fazendo o fluxo de caixa
Fluxo de Caixa e DRE: entenda a diferença
Por Controlle
Controlle
Controlar as finanças da sua pequena empresa
ou startup, não precisa ser chato.

Conheça o Controlle, um gerenciador financeiro perfeito pra quem não gosta de perder tempo.

Faça como mais de 20 mil pessoas e receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter a gestão da sua empresa em ordem.