7 Sinais que a sua empresa precisa melhorar a gestão financeira

A saúde financeira de uma empresa é de vital importância para que ela consiga buscar crescimento e tomar decisões mais assertivas, independente de qual o seu porte. É muito importante manter uma gestão financeira efetiva para que a empresa seja competitiva e lucrativa.

Na hora de realizar uma boa gestão das finanças de um negócio, muitos aspectos precisam ser levados em consideração, desde o controle das despesas até a boa organização das operação, por exemplo.

Entretanto, alguns empreendedores e gestores acabam, por falta de conhecimento ou tempo, fazendo apenas um controle financeiro básico, dificultando a progresso da empresa.

Pensando nisso, reunimos 7 sinais de que sua empresa está precisando melhorar a gestão financeira e dicas sobre para resolver essa situação. Continue lendo!

1 – Dificuldade em acessar os dados financeiros do negócio

Imagina a dificuldade de gerir um negócio quando os dados financeiros são obscuros e complicados, com difícil acesso. Esse é o primeiro sinal de que sua gestão financeira está precisando de mais atenção.

Nesse sentido, estar sempre ciente dos números financeiros do negócio é muito importante para que as tomadas de decisão sejam mais eficientes e planejadas. Por exemplo, é indispensável o gestor saber quanto recurso está disponível para um investimento ou para um custo inesperado.

Portanto, antes de mais nada, é preciso organizar as informações financeiras. Para isso, é possível utilizar anotações em livros financeiro, planilhas ou um sistema de gestão financeira, como o Controlle. Nele é a organização e o controle das finanças da empresa pode ser feito de forma descomplicada e rápida. 

2 – Seu negócio tem dificuldades para cumprir os requisitos contábeis

Em seguida que um novo negócio é criado ele precisa se encaixar em algum regime tributário disponível, como o Simples Nacional ou o Lucro Real, por exemplo.

Cada regime tributário tem suas particularidades e aspectos que precisam ser respeitados e cumpridos pelo negócio.

Sendo assim, a empresa que encontra dificuldade em cumprir as exigências do regime tributário ao qual está inserido, precisará melhorar a gestão financeira, para encontrar os possíveis pontos de atenção.

3 – Processos demorados

O setor financeiro de uma empresa, assim como qualquer outro, tem muito a ganhar quando os processos e procedimentos são automatizados, diminuindo a necessidade de recursos humanos para realizar determinadas tarefas.

Um sinal de que sua gestão financeira não vai tão bem é quando os funcionários gastam muito tempo de trabalho realizando tarefas financeiras, que poderiam ser automatizadas. Processos antigos e demorados são grandes causadores de baixa produtividade e atrasos em um negócio.

O Controlle é um ótimo aliado e pode ser a solução para agilizar os processos e liberar os funcionários para tarefas onde eles são realmente necessários.

4 – Contas fechando no vermelho

Estar com a empresa no vermelho é o sinal mais claro de baixa eficiência na gestão financeira da sua empresa.

Quando os gastos com o funcionamento superam os lucros gerados pelo negócio, é necessário analisar todos os setores em busca de redução desses gastos.

Como solução, é necessário analisar todos os gastos e as receitas da empresa. Assim, será possível entender quais os gastos podem ser cortados, como gerar mais receitas e aumentar o lucro. 

Sistema de controle financeiro

5 – Dificuldade em gerenciar contas a pagar e a receber

Manter o controle de quais contas precisam ser pagas e de quem está devendo para a empresa é fundamental para uma boa organização e para uma gestão financeira eficiente. 

É importante estar ciente sobre os clientes inadimplentes e ficar atento às datas de pagamentos. Afinal, não receber valores esperados ou pagar juros à terceiros por falta de pagamento, pode causar impactos significativos no lucro e na saúde financeira de um negócio.

Lembretes no celular ou na agenda, podem ajudar a solucionar este problema. Agora, com um sistema de gestão financeira inteligente, como o Controlle, o gestor tem total domínio sobre as contas a pagar e receber, em apenas alguns cliques.

6 – Investidores e acionistas pouco confiantes com o negócio

Um bom termômetro da saúde financeira de uma empresa é o ânimo dos seus acionistas e investidores, uma vez que o desempenho do negócio impacta a eles de maneira muito direta. Por isso, perceber a desconfiança por parte deles é um sinal de que é preciso melhorar a gestão financeira.

Para conquistar essa confiança, é importante apresentar os relatórios gerenciais do negócio, com os resultados e projeções para novos projetos. Assim, seu negócio consegue passar uma boa imagem e atrair mais investidores.

Entretanto, é preciso manter o controle das finanças em dia para conseguir entregar relatórios satisfatórios, planejar e executar os avanços na empresa.

7 – Rentabilidade baixa

Mesmo sem prejuízos, manter uma rentabilidade muito baixa não permite que a empresa invista em crescimento e expansão. Isso pode ser um problema gerado por uma gestão financeira pouco eficiente.

Existem muitos fatores que podem impedir que o lucro aumente, e nem sempre é uma tarefa fácil descobrir quais são.

O papel da gestão financeira é manter todas as operações controladas e, assim, facilitar o entendimento de onde o negócio precisa se aprimorar para conseguir aumentar a rentabilidade.

Conhecer o próprio negócio a fundo é fundamental para saber tomar as decisões corretas para seu crescimento.

Sistema de controle financeiro

Invista em um sistema para melhorar a gestão financeira

Qualquer um dos sinais que apontamos acima pode trazer sérios problemas ao seu negócio, então é preciso investir na melhora da gestão financeira para sua empresa.

O investimento em um sistema de gestão financeira, traz inúmeros benefícios para o negócio, pois melhora a forma de visualizar os dados financeiros, facilita nas tarefas financeiras mais pesadas e ajuda a fazer a gestão financeira eficiente.

O Controlle é completamente adaptado às necessidades das empresas brasileiras, completo e fácil de usar, com todos os recursos que vão ajudar na sua gestão financeira, porém sem ser complexo e complicado de ser implementado.

Faça um teste gratuito e entenda o motivo do nosso sistema ser o maior aliado do seu negócio para manter o controle financeiro e a lucratividade em alta.


Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade