9 ensinamentos de Elon Musk sobre liderança e empreendedorismo

Elon Musk

Ora ou outra, o homem mais rico do mundo (posto que alterna com Jeff Bezos da Amazon), o empresário Elon Musk, da Tesla e Space X, destaca-se por seu timbre inovador e espírito empreendedor. Dessa forma, os ensinamentos de Elon Musk sobre liderança e empreendedorismo são verdadeiras aulas de como crescer com seu negócio.

Não à toa, ele é uma das principais figuras de bibliografias, de diversas maneiras, em todo o mundo. Entender suas ideias e aplicá-las, dessa forma, deixou de ser uma opção; tornou-se um diferencial competitivo.

Para conhecer mais a mente deste gênio, veja abaixo nove ensinamentos de Elon Musk sobre liderança e empreendedorismo.

#1: Seja criativo

Nada é tão recorrente na fala de Musk quanto a criatividade. Para ele, as empresas encorajam seus funcionários a serem “uma pequena engrenagem em uma máquina complexa”.

Para o empresário, o único meio de fugir do convencional e da estagnação, em um mundo mecanizado, é a criatividade.

#2: Tenha um propósito

“É necessário ter um objetivo muito atraente para a empresa”, segundo Musk. O líder da Space X, por exemplo, quer chegar a Marte.

Isso que motiva a sempre buscar ir em frente, ou seja, não é apenas vender um produto no seu nicho de mercado, mas fazer com que o propósito seja maior que o próprio negócio.

3#: Nivele por cima

Elon afirma que seu maior problema é “encontrar pessoas superlativamente talentosas”.

É isso que ele quer que você saiba: não basta contratar os melhores do mercado; deve-se achar aqueles que ensinam estes proeminentes potenciais.

Estar ao lado de outros líderes é sempre uma competição para que o nível seja sempre o mais alto possível.

#4: Liderança é exemplo

Empreender é liderar. Liderar é dar exemplo. “Nenhuma tarefa é muito servil”.

Mostrar que você pode conseguir em uma semana o que os outros conseguem em quatro, permite dar um exemplo claro: só é possível mudar algo quando as coisas são implementadas e executadas.

#5: Inovação deve ser incentivada

“Se as coisas não estão falhando, você não está inovando o suficiente”. O sucesso só vem com o erro, mesmo quando você já atinge patamares altíssimos.

Dar liberdade a equipe, alternar a forma mecanizada de trabalho e incentivar a inovação da equipe é o único caminho para a curva do crescimento não começar a decair, explica Musk.

#6: Seja decisivo

Decidir agora para algo acontecer no futuro. O gênio da Tesla é enfático sobre isso: se não houvesse uma decisão de investir nos mais eficientes painéis solares, pensando no momento que o combustível fóssil acabasse, não haveria a alternativa para substituí-los.

Por isso, ele recomenda: estratégia e ação são sinônimos de resultados.

#7: Colabore

Sem trabalho em equipe não há liderança. O líder e o empreendedor devem ‘fazer’ e não ‘dizer’, inspirando seus correlatos para caminharem juntos para trilhar o sucesso.

Segundo Musk, a estratégia que todos empregam, de forma coesa, é decisiva.

#8: Não tenha medo da mudança

Elon classifica a atitude de ser um líder ou CEO como “comer vidro e olhar para o abismo”. Ou seja, é saber que há dificuldades, mas que há consciência de que elas são constantes e devem ser superadas com liderança e a capacidade de inovação de toda equipe.

#9: Cuidado com contratações

Não é preciso preencher lacunas: é necessário deixar que elas não existam. O empresário cita que é preciso se preocupar em contratar uma vez: na primeira.

E, você, segue algum dos ensinamentos de Elon Musk sobre liderança e empreendedorismo?


Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade