Benefícios do Boleto Bancário para MEI e pequenas empresas

Escrito por:

Manter um processo de cobrança organizado e efetivo é um desafio para qualquer empresa. Em se tratando de pequenos negócios ou Microempreendedores Individuais (MEIs), entretanto, essa tarefa pode ser ainda mais desafiadora.

Apesar disso, existem algumas ferramentas que podem tornar o processo de cobrança muito mais fácil e otimizado. É o caso do boleto bancário.

Neste artigo você conhecerá alguns dos principais benefícios do boleto bancário para MEI e pequenas empresas e descobrirá por que vale a pena implementar a cobrança via boleto na sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!

 

O que é o Boleto Bancário?

 

O boleto bancário é uma modalidade de pagamento que tem como principal objetivo simplificar e facilitar as transações de compra e venda de um produto ou serviço. Um dos principais instrumentos de pagamentos utilizados no território brasileiro, o boleto bancário possui sempre um valor pré-estabelecido e uma data de vencimento.

É comum, no entanto, encontrar boletos bancários que podem ser pagos após o prazo de vencimento. Nestes casos, há normalmente a incidência de juros e multas sobre o valor original.

Qualquer título desta modalidade deve conter, além do valor e data de pagamento, a indicação do banco que receberá o pagamento, do cedente (quem emite a cobrança) e do sacado (titular da cobrança).

Em geral, qualquer boleto bancário pode ser pago em agências bancárias, casas lotéricas, caixas eletrônicos, via internet e por meio, inclusive, de outras instituições e formas de pagamento – como cartão de crédito e fintechs.

 

Por que utilizar o Boleto Bancário?

 

Fazer e receber pagamento por meio do boleto bancário é uma alternativa bastante simples e eficiente –  tanto para quem paga quanto para quem recebe. Afinal, o boleto é conhecido por todos, permite o pagamento à vista e evita a inadimplência.

Além disso, o boleto bancário permite às empresas manter um histórico de cada fatura, além de rastrear a quitação ou não da pendência financeira por parte do cliente. O envio do documento pode ser feito em poucos minutos – por meio da internet – e a baixa no banco é automática após o pagamento.

Quando o documento não é pago, a empresa pode tomar medidas praticamente imediatas junto ao cliente. Contatá-lo para lembrar da cobrança e enviar um novo boleto para pagamento, por exemplo, é algo bastante comum entre as empresas que utilizam o boleto bancário em seu negócio.

Existem, entretanto, diversas outras vantagens de utilizar o boleto bancário para MEI e pequenas empresas.

 

5 Benefícios do Boleto Bancário para MEI e pequenas empresas

 

Confira a seguir 5 dos principais benefícios do boleto bancário para MEI e pequenas empresas e descubra por que pode valer a pena adotar este instrumento de pagamento no seu negócio:

 

1.      Melhor controle financeiro

 

Elevar o controle financeiro de uma empresa é um grande benefício do boleto bancário. Isso porque o documento permite à empresa – e aos microempreendedores individuais – acompanhar o fluxo de pagamento, a baixa bancária e o nome daqueles que estão adimplentes ou inadimplentes quanto ao pagamento do boleto.

Quando o documento é quitado, a baixa é feita pela instituição financeira em até três dias úteis, que é acompanhada também pelo cedente – devido ao registro do boleto. Assim, se um determinado prazo para pagamento é estourado sem a devida baixa do título, a empresa pode organizar o que ficou em aberto, reorganizar suas finanças e dar início às cobranças dos inadimplentes.

Se a empresa trabalha com envio de mercadorias, este mesmo processo que permite o controle financeiro também permite ao negócio fazer liberação de mercadorias, por exemplo, e dar prosseguimento ao atendimento do cliente – se o negócio tiver como foco a entrega de serviços.

 

2.      Maior acessibilidade

 

Por se tratar de uma modalidade de pagamento conhecida por todos, o boleto bancário é acessível a qualquer consumidor. Além disso, a possibilidade de pagamento do documento por diversas formas também evita que os pagamentos sejam deixados de lado pelo cliente.

Até mesmo clientes que não possuem conta bancária, por exemplo, podem fazer o pagamento de um boleto bancário.

Agora imagine, por exemplo, uma empresa que permite aos consumidores pagar apenas via cartão de crédito. Certamente, ela estará perdendo inúmeras vendas somente pelo fato de não aceitar boleto bancário como forma de pagamento. Afinal, nem todos possuem um cartão de crédito disponível para compras, não é mesmo?

 

3.       Economia de tempo

 

Economizar tempo é fundamental para qualquer empresa que deseja crescer. Ao facilitar o processo de cobrança e de controle financeiro, o boleto bancário acaba permitindo uma grande economia de tempo da equipe financeira de uma empresa. Mais um dos diversos benefícios do boleto bancário para MEI e pequenas empresas.

 

4.       Redução de custos de cobrança

 

Finalmente, a redução de custos de cobrança também é sentida por qualquer negócio que decida fazer uso do boleto bancário como forma de pagamento. Com a facilidade de envio de boletos por e-mail, por exemplo, não há custos com envio de documento físico e a cobrança é realizada de maneira mais eficiente e com custos mais baixos.

 

5.       Redução da inadimplência

 

A redução da inadimplência é mais uma das inúmeras vantagens do boleto bancário para MEI e pequenas empresas.

Por se tratar de uma maneira simples e eficiente de fazer cobranças, o boleto bancário evita situações de inadimplência – comuns tanto em empresas que oferecem serviços quanto àquelas que fornecem produtos aos clientes. Afinal, tudo é acompanhado de perto pela empresa.

 

Como utilizar o boleto em sua MEI ou pequena empresa?

 

A emissão de boletos pode ser um desafio para quem não está habituada a este processo. Uma ferramenta que lhe permita emitir estes documentos e controlá-los, no entanto, pode ser a solução perfeita para este problema.

O app Controlle, por exemplo, permite que MEIs e pequenas empresas emitam boletos registrados para seus clientes, acompanhando os pagamentos de perto e baixando os documentos de maneira automática, sem precisar gerar arquivos de remessa e retorno.

Os pagamentos feitos via boleto também são integrados ao financeiro do negócio. Menos burocracia e muita facilidade para o pequeno empreendedor.

Se você busca otimizar tempo e recursos na sua empresa e deseja manter um bom controle dos pagamentos por parte dos seus clientes, considere os benefícios do boleto bancário para MEI e pequenas empresas. Analisando estas vantagens você, certamente, optará por implementar o boleto bancário no dia a dia do seu negócio!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

7 indicadores financeiros indispensáveis para pequenas empresas
Por Controlle
Facebook para pequenas empresas: a força dessa estratégia
Por Controlle
DRE: entenda como fazer e porque ele é essencial para a sua empresa
Por Controlle
A importância da inovação na empresa: 5 dicas para pensar fora da caixa
Por Controlle
Controlle
Controlar as finanças da sua pequena empresa
ou startup, não precisa ser chato.

Conheça o Controlle, um gerenciador financeiro perfeito pra quem não gosta de perder tempo.

Faça como mais de 20 mil pessoas e receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter a gestão da sua empresa em ordem.