Em um mercado cada vez mais concorrido, quem estiver mais preparado, alcançará um patamar diferenciado em relação aos concorrentes. A atenção é dobrada nesse atual cenário que vivemos, com uma crise econômica gerada por conta da crise sanitária vivida pela mundo. E sabemos que o meio externo causa impacto direto nos resultados internos das empresas. Sejam eles com redução de vendas, dificuldades de pagamentos por conta do alto custo de fornecedores e encargos.
E por conta de toda essa situação presenciada, as empresas precisam se reinventar e buscar alternativas que lhe auxiliem nos resultados, sejam com redução de custo ou alternativas comerciais para potencializar as vendas. Vimos inúmeras empresas adaptando a sua forma de trabalho, como restaurantes, que começaram a trabalhar com sistema de entrega, empresas buscando redução de custo com encargos, terceirizando as áreas da empresa, direcionamento das equipes em Home Office […]
Por isso, vamos falar sobre o BPO Financeiro. Uma alternativa que tem gerado muitos resultados a inúmeras empresas e que já é uma prática comum no mercado, porém agora sendo realizada de uma forma um pouco diferente, vamos lá!?
O que é BPO financeiro
BPO (Business Process Outsourcing), ou seja, a terceirização das operações financeiras da empresa. Isso mesmo que você leu, uma prática comum e não tão nova, mas que ganhou uma roupagem diferente, unindo experiência, processos padrões e o tão famoso “home office”.
Dessa forma você pode contar com um time de profissionais com amplo know-how a frente do seu financeiro lhe auxiliando nas tomadas de decisões, possibilitando ao empresário ter tempo para dedicar ao seu negócio.
Então BPO Financeiro é ter um time de profissionais que vão realizar o meu financeiro sem precisar estar aqui na minha empresa?
Isso mesmo!
Como funciona o BPO Financeiro?
A rotina do BPO financeiro se mostra muito humanizado, com os processos em total comunicação e de forma dinâmica com quem responde pela empresa ou pelos profissionais designados a acompanhar as atividades do financeiro. Isso por que não se faz necessário uma aproximação sem estar próximo in loco na empresa.
E como as atividades vão funcionar?
Com a ampla comunicação dinâmica, ocorre a criação de um processo padrão de atividades do financeiro com base no segmento e a realidade da empresa, esse padrão só é possível com a realização de um diagnóstico empresarial, no qual é possível o mapeamento das operações financeiras atuais.
Feito isso é mãos a obra, o processo de Faturamento (notas fiscais e boletos), com os lançamentos na solução de Gestão Financeira, feito isso, é realizar a confirmação, por meio de uma conciliação bancária e de cartões.
Quando falamos de pagar o processo ocorre por meio de agendamentos e a confirmação por parte da empresa, na sequência é a confirmação desses com os lançamentos programados na solução de Gestão Financeira, por meio também da conciliação bancária.
E o melhor, cada operação faz um vínculo com documento fiscal, documento esse que é gerencial pelo time de BPO Financeiro, justamente para, criar uma aproximação com a contabilidade, para que todo o processo contábil, fiscal e societário ocorra da melhor maneira possível. Dessa forma possibilitando o transmitir de informações fidedignos para tomada de decisão.
Diferenças entre BPO – assessoria – consultoria – controladoria
Entendendo uma tendência, uma alternativa em meio a situação que vivemos e conseguindo visualizar como funciona o BPO Financeiro, precisamos agora desvincular qualquer crença que tenhas em relação ao BPO Financeiro com assessorias, consultorias e a controladoria.
E a diferença é bem simples:
BPO Financeiro executa a operação do Financeiro da empresa, se compromete com as obrigações diárias de entrega e agendamento, para propor um melhor padrão de processo operação, a fim de gerar informação financeira fidedigna e com segurança para os responsáveis das empresas.
Assessoria é o acompanhamento prático mas não constante das operações da empresa, não necessariamente no que se designa ao financeiro, podendo atuar em outras frentes e áreas. Ou seja, a assessoria tem o papel de acompanhamento dos processos operações para o melhor direcionamento.
Consultoria é algo consultivo como o seu nome já diz. Consultoria orienta, serve para ser consultado, verificar e orientar as estratégias da empresa, está posicionado de uma forma mais tática e estratégica na cadeia empresarial.
Controladoria é uma área que aplica os controles internos das empresas para o surgindo do SIG (Sistema de Informação Gerencial), para o bom andamento das informações confrontando para a melhor resolução e visualização da empresa, para que assim seja possível a geração do SAD (Sistema de Apoio à Decisão) aos gestores, diretores e conselho administrativo. Faz todo um aparato da situação externa e interna e analisa os impactos nos resultados econômicos e financeiros da empresa.
São coisas diferentes, porém que se complementam para a melhor resolução de problemas e aumento significativo de resultados.
Principais Vantagens da terceirização financeira
E entendendo bem a diferença entre BPO Financeiro e outras atividades, conseguimos visualizar e mensurar as vantagens do trabalho de BPO Financeiro:
1- BPO Financeiro realiza as atividades do departamento, fazendo dessa forma com que a empresa, reduza até 60% com encargos, folhas e benefícios.
2- Gera tempo hábil para que os sócios pensem tranquilamente na empresa e direcionem o foco naquilo que realmente são bons.
3- Possibilita ter a frente profissionais com ampla bagagem profissional, profissionalizando assim os processos financeiros.
4- Com profissionais competentes e com know-how a frente do financeiro, a tomada de decisão dos sócios são mais assertivas.
Principais serviços da terceirização financeira
O BPO Financeiro concentra o foco nas atividades operacionais do dia a dia do departamento financeiro. Atividades de:
- Contas a Receber;
- Contas a Pagar;
- Conciliação Bancária;
- Conciliação de Cartões;
- Gestão de Documentos;
- Relatórios;
- E outros […]
Terceirização financeira é indicado para o meu negócio?
O BPO Financeiro é indicado para todos os negócios. Desde o MEI até as empresas de Lucro Real.
O BPO Financeiro possibilita um ganho significativo de resultado em todos os aspectos, sejam eles humanos e monetários.
Terceirizando seu setor financeiro com a Controlle
Sabia que a Controlle também faz BPO Financeiro para seus clientes?
Ficou interessado em saber mais, fale com nosso consultor e fique por dentro.
Deixe seu comentário