BPO Financeiro: o que é e vantagens de adotar no seu negócio

Em um mercado cada vez mais concorrido, quem estiver mais...

Bpo financeiro

Em um mercado cada vez mais concorrido, quem estiver mais preparado, alcançará um patamar diferenciado em relação aos concorrentes. A atenção é dobrada nesse atual cenário que vivemos, com uma crise econômica gerada por conta da crise sanitária vivida pela mundo. E sabemos que o meio externo causa impacto direto nos resultados internos das empresas. Sejam eles com redução de vendas, dificuldades de pagamentos por conta do alto custo de fornecedores e encargos. 

E por conta de toda essa situação presenciada, as empresas precisam se reinventar e buscar alternativas que lhe auxiliem nos resultados, sejam com redução de custo ou alternativas comerciais para potencializar as vendas. Vimos inúmeras empresas adaptando a sua forma de trabalho, como restaurantes, que começaram a trabalhar com sistema de entrega, empresas buscando redução de custo com encargos, terceirizando as áreas da empresa, direcionamento das equipes em Home Office […]

Por isso, vamos falar sobre o BPO Financeiro. Uma alternativa que tem gerado muitos resultados a inúmeras empresas e que já é uma prática comum no mercado, porém agora sendo realizada de uma forma um pouco diferente, vamos lá!? 

O que é BPO financeiro

BPO (Business Process Outsourcing), ou seja, a terceirização das operações financeiras da empresa. Isso mesmo que você leu, uma prática comum e não tão nova, mas que ganhou uma roupagem diferente, unindo experiência, processos padrões e o tão famoso “home office”. 

Dessa forma você pode contar com um time de profissionais com amplo know-how a frente do seu financeiro lhe auxiliando nas tomadas de decisões, possibilitando ao empresário ter tempo para dedicar ao seu negócio. 

Então BPO Financeiro é ter um time de profissionais que vão realizar o meu financeiro sem precisar estar aqui na minha empresa? 

Isso mesmo! 

Como funciona o BPO Financeiro?

A rotina do BPO financeiro se mostra muito humanizado, com os processos em total comunicação e de forma dinâmica com quem responde pela empresa ou pelos profissionais designados a acompanhar as atividades do financeiro. Isso por que não se faz necessário uma aproximação sem estar próximo in loco na empresa. 

E como as atividades vão funcionar? 

Com a ampla comunicação dinâmica, ocorre a criação de um processo padrão de atividades do financeiro com base no segmento e a realidade da empresa, esse padrão só é possível com a realização de um diagnóstico empresarial, no qual é possível o mapeamento das operações financeiras atuais. 

Feito isso é mãos a obra, o processo de Faturamento (notas fiscais e boletos), com os lançamentos na solução de Gestão Financeira, feito isso, é realizar a confirmação, por meio de uma conciliação bancária e de cartões. 

Quando falamos de pagar o processo ocorre por meio de agendamentos e a confirmação por parte da empresa, na sequência é a confirmação desses com os lançamentos programados na solução de Gestão Financeira, por meio também da conciliação bancária. 

E o melhor, cada operação faz um vínculo com documento fiscal, documento esse que é gerencial pelo time de BPO Financeiro, justamente para, criar uma aproximação com a contabilidade, para que todo o processo contábil, fiscal e societário ocorra da melhor maneira possível. Dessa forma possibilitando o transmitir de informações fidedignos para tomada de decisão. 

Diferenças entre BPO – assessoria – consultoria –  controladoria

Entendendo uma tendência, uma alternativa em meio a situação que vivemos e conseguindo visualizar como funciona o BPO Financeiro, precisamos agora desvincular qualquer crença que tenhas em relação ao BPO Financeiro com assessorias, consultorias e a controladoria. 

E a diferença é bem simples:

BPO Financeiro executa a operação do Financeiro da empresa, se compromete com as obrigações diárias de entrega e agendamento, para propor um melhor padrão de processo operação, a fim de gerar informação financeira fidedigna e com segurança para os responsáveis das empresas. 

Assessoria é o acompanhamento prático mas não constante das operações da empresa, não necessariamente no que se designa ao financeiro, podendo atuar em outras frentes e áreas. Ou seja, a assessoria tem o papel de acompanhamento dos processos operações para o melhor direcionamento. 

Consultoria é algo consultivo como o seu nome já diz. Consultoria orienta, serve para ser consultado, verificar e orientar as estratégias da empresa, está posicionado de uma forma mais tática e estratégica na cadeia empresarial. 

Controladoria é uma área que aplica os controles internos das empresas para o surgindo do SIG (Sistema de Informação Gerencial), para o bom andamento das informações confrontando para a melhor resolução e visualização da empresa, para que assim seja possível a geração do SAD (Sistema de Apoio à Decisão) aos gestores, diretores e conselho administrativo. Faz todo um aparato da situação externa e interna e analisa os impactos nos resultados econômicos e financeiros da empresa. 

São coisas diferentes, porém que se complementam para a melhor resolução de problemas e aumento significativo de resultados. 

Principais Vantagens da terceirização financeira

E entendendo bem a diferença entre BPO Financeiro e outras atividades, conseguimos visualizar e mensurar as vantagens do trabalho de BPO Financeiro: 

1- BPO Financeiro realiza as atividades do departamento, fazendo dessa forma com que a empresa, reduza até 60% com encargos, folhas e benefícios. 

2- Gera tempo hábil para que os sócios pensem tranquilamente na empresa e direcionem o foco naquilo que realmente são bons. 

3- Possibilita ter a frente profissionais com ampla bagagem profissional, profissionalizando assim os processos financeiros.

4- Com profissionais competentes e com know-how a frente do financeiro, a tomada de decisão dos sócios são mais assertivas. 

Principais serviços da terceirização financeira

O BPO Financeiro concentra o foco nas atividades operacionais do dia a dia do departamento financeiro. Atividades de:

  • Contas a Receber;
  • Contas a Pagar;
  • Conciliação Bancária;
  • Conciliação de Cartões;
  • Gestão de Documentos;
  • Relatórios;
  • E outros […]

Terceirização financeira é indicado para o meu negócio?

O BPO Financeiro é indicado para todos os negócios. Desde o MEI até as empresas de Lucro Real. 

O BPO Financeiro possibilita um ganho significativo de resultado em todos os aspectos, sejam eles humanos e monetários.

Terceirizando seu setor financeiro com a Controlle

Sabia que a Controlle também faz BPO Financeiro para seus clientes?

Ficou interessado em saber mais, fale com nosso consultor e fique por dentro. 


Deixe seu comentário