O controle e a administração das financeiras são áreas de grande importância para o funcionamento de empresas, mas que trazem diversos desafios para a rotina da gestão. Desse modo, abrir um BPO financeiro e prestar esse tipo de serviço pode ser uma oportunidade de negócio.
Essa é uma ferramenta com potencial de aumentar a produtividade nos processos financeiros da organização. Assim, disponibilizando esse tipo de serviço, é possível colaborar com a rotina e a gestão financeira de muitas outras empresas — independentemente do porte.
Ao longo deste artigo, será possível compreender as principais características que envolvem o BPO financeiro, como esse serviço funciona, como abrir um e quais as vantagens de oferecê-lo.
Aprenda mais sobre o tema continuando a leitura!
O que é BPO financeiro e como funciona?
O business process outsourcing (BPO) é uma terceirização de processos e serviços de gestão. Ele consiste na contratação de uma empresa especializada na administração e controle das finanças. Com o BPO, as organizações podem terceirizar demandas diversas e otimizar sua gestão financeira.
A contratação de um BPO financeiro pode ser benéfica para diversas realidades. Ele pode ser útil para companhias com um quadro reduzido de funcionários ou mesmo para aquelas que buscam uma gestão especializada na área e não podem incorporar um novo colaborador.
O BPO também apresenta oportunidades para organizações que ofertam serviços de gestão financeira para outras. Com isso, será possível apresentar soluções mais completas para as finanças de clientes.
Na prática, essa terceirização de processos engloba as rotinas que envolvem as finanças, desde o controle de pagamentos até análise de dados. Com a contratação, a empresa viabiliza uma maior rapidez na rotina financeira e alcança uma visão macro das condições do setor.
Ainda, o BPO financeiro pode ser uma ferramenta para geração de relatórios e gráficos que facilitam o entendimento dos principais pontos do negócio, exaltando os aspectos positivos e negativos. Ou seja, ela guia o empreendedor em direção aos aspectos que necessitam de melhoria.
Quais são os principais serviços de um BPO financeiro?
Dentro do BPO financeiro existem diferentes serviços que podem ser executados. As contratações se moldam conforme as necessidades de cada empresa. Na sequência, você poderá conhecer quais são os principais serviços que podem ser ofertados em um BPO financeiro.
Confira!
Gestão do fluxo de caixa
A gestão do fluxo de caixa é um dos processos mais importantes na rotina financeira de empresas. É por meio dele que os negócios conseguem controlar as entradas e saídas de capital das suas contas e manter a saúde financeira em dia.
As tarefas relacionadas a esse gerenciamento são úteis para medir o desempenho das finanças, fazer projeções e entender como está a realidade da empresa. Nesse sentido, a gestão do fluxo de caixa é um dos serviços que podem ser executados de maneira terceirizada com um BPO financeiro.
O acompanhamento das informações pode acontecer na frequência mais estratégica para o negócio, sendo diária, semanal, mensal etc. Com o trabalho, a terceirizada pode identificar boas oportunidades para a contratante e ainda alertar sobre riscos ou vulnerabilidades econômicas.
Por meio de uma análise profunda, o serviço terceirizado também pode sinalizar inconsistências e sugerir soluções. Além disso, ele proporciona ao seu negócio a oportunidade de manter o controle sobre as movimentações financeiras.
Emissão de notas fiscais
A emissão de notas fiscais é outro processo imprescindível para a rotina financeira de empresas. É a partir dele que há o registro de compras e vendas de mercadorias ou serviços. Além disso, os documentos apresentam informações detalhadas sobre o enquadramento do produto e seus impostos.
Ainda, as notas fiscais são documentos usados para trocas, devoluções e transportes entre estados e países. Inclusive, a não emissão delas pode gerar problemas legais.
Nesse cenário, a terceirização pode ser útil para gerenciar o fluxo de notas, sendo elas de importação, entrada, saída, devoluções, entre outros tipos. Assim, o time de BPO financeiro realiza o processo contábil da melhor forma, considerando cada cenário e as necessidades do negócio.
Conciliação bancária
A conciliação bancária é outro processo relevante para a rotina financeira de empresas. É a partir dessa tarefa que elas conseguem comparar informações presentes em seus extratos bancários com aquelas registradas no controle financeiro.
Ou seja, a conciliação bancária envolve uma dupla checagem das finanças, considerando entradas e saídas de capital, datas relevantes e outros elementos. Desse modo, o processo contribui para manter o equilíbrio nas finanças e evitar erros ou inconsistências nos dados.
Logo, o BPO financeiro também pode colaborar com o processo de conciliação bancária da empresa. A equipe terceirizada consegue importar e conferir lançamentos diretamente das contas do negócio, reduzindo as chances de erros e problemas operacionais que podem gerar inconsistência nos dados.
Análise de dados
Tomar decisões é um processo que envolve diversos pontos de atenção. Afinal, as escolhas precisam ter alinhamento com os objetivos da empresa e serem estratégicas para os próximos passos do empreendimento.
Mas há outro ponto relevante para tomadas de decisões eficientes: a análise de dados atualizados. Isso acontece porque, quando não há a consideração dessas informações, o gestor tem bases menos sólidas para realizar um planejamento.
Nesse sentido, um dos principais serviços que podem ser realizados a partir da terceirização da gestão financeira é a avaliação de dados. Um BPO financeiro é uma ferramenta capaz de gerar relatórios em tempo real, com base nas informações mais relevantes para as finanças empresariais.
Somando-se aos relatórios, é possível ter acesso a dashboards financeiros. As telas e os gráficos gerados automaticamente também contribuem para o entendimento da saúde financeira da empresa e uma tomada de decisão eficaz.
Apoio estratégico
Outro serviço que pode estar incluído no trabalho do BPO financeiro é o suporte estratégico para a companhia contratante. Nesse caso, o contratante passa a ter apoio na elaboração e na implementação do planejamento.
Como a equipe terceirizada também terá acesso a dados relevantes em tempo real e aos relatórios estratégicos, é possível que ela use as informações para gerar insights para a empresa que contratou os serviços. Isso permite identificar oportunidades ou visualizar situações de risco.
Essas percepções podem ser compartilhadas para embasar a tomada de decisão do cliente. Com isso, os planejamentos do empreendimento podem ficar mais robustos e eficientes.
Quais as vantagens desse serviço para as empresas que contratam?
Chegando aqui, você já entendeu o que é um BPO financeiro e quais serviços ele pode realizar em uma companhia. Então vale a pena saber quais são as vantagens que a terceirização da gestão financeira pode apresentar para os negócios que fazem essa contratação.
Afinal, essas informações podem ajudar no momento de demonstrar o valor da sua solução no momento de captar clientes.
Confira!
Redução de custos
Em primeiro lugar, a contratação de um BPO financeiro pode ser uma alternativa estratégica para reduzir custos operacionais das empresas. Isso acontece porque a montagem de uma equipe interna pode exigir investimentos mais altos.
Para entender melhor, considere o exemplo de um empreendedor que optou por manter a gestão financeira de modo interno. Nesse caso, ele precisará contratar diferentes profissionais para executar serviços, de modo a não gerar sobrecarga ao time.
É oportuno lembrar que existem diversas tarefas e processos incluídos na gestão financeira. Há a administração do fluxo de caixa, controle do capital de giro, administração das contas a pagar e a receber, entre outros pontos.
Portanto, tende a ser necessário contar com um time mais amplo para realizar todos os processos de maneira eficiente. Mas, além dos custos com a contratação, é necessário investir no treinamento da equipe e no fornecimento de tecnologias para a execução eficiente do trabalho.
Dessa maneira, a contratação de um BPO financeiro contribui para a redução desses custos. Afinal, o gestor poderá terceirizar os serviços para outro time e manter a equipe financeira mais enxuta na sua empresa.
Aumento na produtividade
Em alinhamento com a redução de custos, a contratação de um BPO financeiro contribui com o aumento da produtividade da equipe. A oportunidade existe porque a terceirização gera uma mudança nas rotinas internas.
Como você viu, são muitos serviços que o BPO financeiro pode realizar em empresas. Diversas dessas tarefas, como a gestão do fluxo de caixa e a produção de relatórios para apoiar a tomada de decisão, são processos que costumam tomar tempo.
Em vista disso, a terceirização gera aumento na produtividade por assumir muitas dessas funções. Desse modo, a equipe pode ser destinada para funções mais estratégicas e de planejamento.
Outro ponto vantajoso quanto à produtividade é a automatização de tarefas. Dessa forma, em vez de haver uma concentração nos trabalhos manuais, há o uso de sistemas inteligentes para gerar e acompanhar informações automaticamente. Assim, há um ganho de tempo.
Acesso a novas tecnologias
Como você viu, os BPOs financeiros podem melhorar a produtividade do empreendimento. Isso acontece, em especial, pela automatização de tarefas, o que diminui a necessidade de recorrer ao trabalho manual.
Então outro ponto positivo da contratação é o potencial que eles oferecem para a empresa acessar novas tecnologias. Tenha em mente que a contratação de um BPO financeiro envolve aproveitar um serviço especializado e focado na gestão das finanças.
Dessa maneira, a equipe terceirizada pode adotar soluções inovadoras e ferramentas tecnológicas para aplicar no trabalho cotidiano. Logo, as contratantes desse serviço também poderão usufruir desse potencial.
E para quem oferece o serviço?
Além de trazer pontos positivos para as empresas que fazem a contratação, oferecer serviços de BPO financeiro pode ser positivo para os empreendimentos que atuam com gestão financeira. Primeiramente, ele pode funcionar como uma oportunidade de negócio.
Como você percebeu, a gestão financeira é uma área que envolve muitos desafios. Então oferecer soluções estratégicas nesse campo pode ser vantajoso para fechar negócios com foco em melhorar a rotina financeira de diversas outras organizações — contribuindo com a longevidade delas.
Outro ponto positivo é o papel dessa alternativa no aumento das vendas. Apresentando soluções de terceirização, a empresa pode prospectar novos clientes e aumentar seu faturamento por oferecer serviços mais completos.
Como abrir um negócio BPO financeiro?
Ao longo deste artigo você conferiu sobre o funcionamento do BPO, suas vantagens e serviços, mas você sabe como abrir um negócio de BPO financeiro? Veja o que considerar!
Identifique as necessidades do mercado
Comece o planejamento vendo o contexto do mercado e quais são os principais desafios para as empresas. Afinal, a depender do porte e da realidade financeira, o tipo de tarefa estratégica e operacional que o BPO financeiro pode assumir será diferente.
Nesse sentido, é importante destacar que seu negócio não precisa, necessariamente, assumir toda a gestão financeira de outras empresas. É possível selecionar apenas uma parcela das atividades, como a gestão do fluxo de caixa ou a conciliação bancária.
Por isso, inicie o processo fazendo essa avaliação dos serviços que seu BPO poderá oferecer. Assim, será mais fácil analisar as oportunidades disponíveis no mercado.
Selecione um parceiro
Outro ponto de destaque na abertura de um BPO financeiro é a seleção do seu parceiro estratégico. Isto é, qual será o software que você utilizará para oferecer o serviço aos seus clientes.
Esse processo é relevante porque não é interessante manter o trabalho manual. Como sua equipe estará fazendo a gestão de outras organizações simultaneamente, não automatizar tarefas pode gerar perda de produtividade.
Então dedique-se a analisar os softwares disponíveis no mercado. Um deles é o Controlle. Com a solução, você tem acesso a uma plataforma completa para fazer o processo de controle financeiro. Há serviços de fluxo de caixa, conciliação bancária, emissão de notas fiscais e mais.
Além disso, você pode gerar relatórios em tempo real para identificar a realidade financeira de cada empresa. Logo, ter um software específico gera benefícios tanto para o seu serviço de BPO quanto para as organizações que fazem a contratação.
Mantenha contato próximo com seus clientes
Por último, mantenha aberto o canal de diálogo com seus clientes. Esse aspecto é necessário porque a área de gestão financeira pode gerar muitas dúvidas.
Com o diálogo contínuo, é possível estabelecer uma relação de confiança com os clientes e, consequentemente, melhorar a performance do trabalho. Essa conexão também contribui para a criação de vínculos mais duradouros, levando à fidelização.
Como você acompanhou, o BPO financeiro pode ser uma solução interessante para empresas que desejam otimizar sua rotina de gestão financeira e aumentar a produtividade da equipe. Então vale a pena analisar o potencial de oferecer esse serviço para outros negócios.Gostou das vantagens do BPO financeiro? Experimente gratuitamente o Controlle e veja o potencial da plataforma!
Deixe seu comentário