Navegue por tópicos
Com o começo de um novo ano, muitas empresas buscam se planejar para os feriados de 2021 e as oportunidades de negócios que eles podem oferecer, mas também é uma oportunidade para os gestores de empresas de planejarem o funcionamento da sua empresa diante das alterações que os feriados trazem para a sua rotina de produtividade, e assim fazer um melhor controle e gestão financeira da sua empresa.
Vamos falar hoje do Calendário de Feriados 2021 e como a sua empresa pode se planejar e realizar uma gestão financeira efetiva para as oportunidades deste ano, para que você possa criar um calendário geral com base nos dias em que a empresa pode parar ou aumentar o expediente em função dos feriados.
Quais são os feriados nacionais de 2021?
O ano de 2021 terá 9 (nove) feriados nacionais, além dos feriados estaduais e municipais da sua região. Entretanto, vamos analisar o calendário de feriados nacionais deste ano, como publicado pelo Governo Federal:
Feriados do primeiro semestre de 2021
- 1º de janeiro (sexta-feira): Confraternização Universal
- 15 e 16 de fevereiro (segunda e terça-feira): Carnaval;
- 17 de fevereiro: Quarta-feira de cinzas;
- 2 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo
- 21 de abril (quarta-feira): Tiradentes
- 1º de maio (sábado): Dia Mundial do Trabalho
- 3 de junho (quinta-feira): Corpus Christi
É importante observar que alguns feriados são considerados, no que se refere ao trabalho, pontos facultativos, em que o gestor tem a opção de liberar ou não seus colaboradores.
No primeiro semestre, temos os feriados do Carnaval, com ponto facultativo o dia todo na segunda e terça feiras (15 e 16/02) e o dia todo na quarta (17/02). O feriado de Corpus Christi, no dia 3 de junho, também é ponto facultativo.
Também é importante lembrar a questão dos feriados prolongados: no primeiro semestre, o feriado da Paixão de Cristo, em 2 de abril, sexta-feira, será um feriado prolongado.
Feriados do segundo semestre de 2021
A partir do segundo semestre, temos os seguintes feriados nacionais:
- 7 de setembro (terça-feira): Independência do Brasil
- 12 de outubro (terça-feira): Nossa Senhora Aparecida
- 28 de outubro (quinta-feira): Dia do Servidor Público
- 2 de novembro (terça-feira): Finados
- 15 de novembro (segunda-feira): Proclamação da República
- 20 de novembro (sábado):Dia da Consciência Negra.
- 25 de dezembro (sábado): Natal
Os pontos facultativos do segundo semestre serão no Dia do Servidor Público (28/10), na véspera de Natal (24/12, ponto facultativo até as 14h) e na véspera de Ano Novo (31/12, também até as 14h).
Quanto aos feriados prolongados no segundo semestre de 2021, podemos destacar o 6 de setembro, segunda feira, que antecede o dia da Independência do Brasil; o dia 10 de outubro, segunda-feira, que antecede o feriado de Nossa Senhora da Aparecida; e o 1º de Novembro, terça-feira, que antecede ao feriado de Finados.
Os efeitos dos feriados no dia a dia da sua empresa
Os feriados podem ter efeitos sobre a movimentação de praticamente todos os setores da economia. Por um lado, alguns feriados movimentam as vendas e as prestações de serviços de determinados setores, o que demanda um controle financeiro e estratégico de como aproveitar melhor essas oportunidades de negócios.
Por outro lado, os feriados também podem prejudicar algumas indústrias, a medida em que estas datas podem impactar a sua produtividade e a qualidade do atendimento aos seus clientes, considerando a quantidade de feriados nacionais, estaduais e municipais, sobretudo considerando os feriados relacionados aos direitos sindicais e trabalhistas.
Por isso, avaliar os feriados que potencialmente podem atingir a produtividade da sua empresa é uma excelente estratégia de ter maior controle financeiro e uma ótima oportunidade de se criar uma gestão eficiente para um ano mais produtivo.
Estas foram algumas dicas para que você possa se planejar para 2021 e realizar uma gestão financeira e ter o controle financeiro da sua empresa e poder melhor atuar diante das alterações e oportunidades dos feriados deste ano.