Como captar mais investimentos para a sua empresa?

Escrito por:

Angariar investimentos externos para a empresa é essencial para impulsionar o desenvolvimento e crescimento da companhia, principalmente no caso de startups que estão começando no mercado. A concorrência, no entanto, é acirrada.

 

Para captar mais investimentos para a sua empresa é importante se destacar e ter algumas atitudes essenciais que atraiam a atenção de potenciais investidores, como analisar qual a fase do período de investimentos ele se encontra, mostrar dados que confirmem que o mercado de atuação da empresa é crescente e relevante e demonstrar ambição e potencial de inovação.

 

Descubra como captar mais investimentos para a sua empresa e conquistar potenciais investidores:

Prepare-se

Antes mesmo de sair em busca de investidores externos, é importante analisar friamente se sua empresa está preparada para ser apresentada para o mercado. Entre os pontos que devem ser levados em consideração estão a preparação e experiência da sua equipe (os investidores podem confiar no seu time?); o grau de inovação do seu produto ou serviço (há algo similar no mercado?); e qual a diferença que sua proposta vai fazer para a sociedade. Garanta que você sabe responder a essas perguntas antes mesmo de agendar um encontro com um potencial investidor.

 

Entenda em que fase do Período de Investimentos o investidor está

Período de Investimentos é a etapa em que o investidor está escolhendo as empresas que vão compor seu portfólio. Esse é o momento ideal para apresentar sua companhia, pois as chances de conseguir captar investimentos é maior do que no período de aceleração e desinvestimento, em que o investidor ou está focando nas companhias com que já trabalha ou está simplesmente deixando de investir em algumas empresas.

 

Quem está em busca de investimentos precisa ter em mente que o investidor, de forma geral, tem pressa para alocar o máximo de recursos possível dentro do período de investimentos, já que, assim, não corre o risco de perder receitas relacionadas à taxa de administração que ele cobra. Além de buscar entender em que fase do período de investimentos o investidor se encontra, é importante pesquisar ainda quanto de capital ele já alocou em outras companhias. Essa é uma sinalização essencial sobre o quanto ele está disposto a negociar.

 

Analise em que estágio sua empresa está

Para identificar as melhores possibilidades de captar recursos para sua empresa, é essencial saber o estágio do seu negócio. Há fundos de investimento que só investem em companhias iniciantes no mercado. Outros, preferem empresas já estabelecidas, mas que desejam se desenvolver ainda mais e crescer. Por isso, defina o estágio em que seu negócio está e planeje quantos rounds de investimento sua companhia buscará e quanto pretende levantar em cada um deles.

 

Especialistas recomendam que as empresas busquem recursos para, no máximo, 18 meses em cada rodada. Outro ponto que deve ser considerado é não abrir mais de 20% das ações da companhia para investidores caso queira manter o controle acionário do negócio.

 

Apresente dados que comprovem o potencial do mercado em que sua empresa está inserida

Na dúvida sobre como captar mais investimentos? Não se esqueça da importância de se esforçar para provar que seu mercado-alvo é economicamente relevante e crescente. Assim, o investidor conseguirá vislumbrar lucros futuros e se sentirá mais confiante para investir no seu negócio. Leve o máximo de dados que você puder: números de instituições de classe, informações levantadas pela sua própria empresa, pesquisas de mercado, etc. É importante que você consiga comprovar por meio de números o que está no seu discurso. Lembre-se ainda de apresentar relatórios comparativos, mostrando para o investidor porque vale mais a pena investir em seu mercado e não em outro setor.

 

Quer saber como captar mais investimentos? Busque modelos variados

Quem deseja captar mais investimentos para seu negócio não pode descartar nenhuma opção disponível no mercado. Investidores-anjo, incubadoras e aceleradoras, programas nacionais e internacionais. Pesquise e veja qual dessas opções é mais indicada para sua empresa de acordo com a natureza do negócio e com o estágio de desenvolvimento da companhia. Incubadoras e aceleradoras, por exemplo, têm como foco principal startups iniciantes, que acabaram de surgir no mercado.

 

Fuja do conservadorismo

Quem está trabalhando para captar mais investimentos para a empresa deve ter muito cuidado para não adotar uma postura excessivamente conservadora. Para conquistar investidores é importante demonstrar ambição e vontade de deixar um legado para a sociedade por meio do negócio. Investidores querem colocar seu dinheiro em empresas com potencial de fazer a diferença, por isso, é importante mostrar essa postura na hora de vender sua companhia. Um discurso apaixonado, que mostre como você acredita na sua ideia pode fazer toda a diferença.

 

Captar mais investimentos para sua empresa é algo possível. Para ter sucesso nessa empreitada, planeje-se, mostre como você acredita na sua ideia e siga essas dicas!

 

E você, já entendeu esse processo ou ainda tem dúvidas? Deixe um comentário e divida conosco!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

O perfil da mulher empreendedora
Por Controlle
Hub do Empreendedor: a aposta certa para o seu negócio decolar
Por Controlle
Mindset: como ele influencia na gestão da sua empresa
Por Controlle
15 Ferramentas que toda empresa precisa conhecer para melhorar sua produtividade
Por Controlle
Controlle
Controlar as finanças da sua pequena empresa
ou startup, não precisa ser chato.

Conheça o Controlle, um gerenciador financeiro perfeito pra quem não gosta de perder tempo.

Faça como mais de 20 mil pessoas e receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter a gestão da sua empresa em ordem.