Como controlar os custos de obras de seus clientes de Engenharia e Construção?

Uma boa gestão financeira é fundamental para o sucesso de qualquer tipo de empresa. No entanto, ela se torna ainda mais importante na área de engenharia e construção. É só observar como funciona o mercado para entender essa relevância.

Os aumentos repentinos de preços no custo dos materiais, por exemplo, podem encarecer todo o projeto. Com isso, construtoras, incorporadoras e empreiteiras correm o risco de ter margens de lucros reduzidas e até operar no prejuízo.

Para evitar que isso ocorra com seus clientes, é preciso ter um controle financeiro altamente eficaz em relação aos gastos nas construções. Nesse sentido, existem estratégias que podem ser adotadas por quem busca obter os melhores resultados no negócio.

Esse é o seu caso? Então continue a leitura e saiba como controlar os custos de obras de seus clientes de engenharia e construção com eficiência!

Quais são as principais demandas de clientes de engenharia e construção?

Para começar, é preciso entender quais são as necessidades do mercado de construção civil. Isso porque esse conhecimento permite saber como atendê-las. Assim, é possível garantir a satisfação dos seus clientes e oferecer soluções que ajudem a manter as finanças organizadas.

Confira as principais demandas do setor!

Controle de produção

O mercado de construção civil é conhecido por ter um baixo controle de produção e alto desperdício. Porém, isso pode resultar na redução da margem de lucros das empresas. Nesse cenário, é importante promover a integração entre os setores financeiro e operacional. 

Custo do projeto

A construção também passa por aumentos no custo dos materiais utilizados na obra — especialmente diante de situações econômicas desfavoráveis. Como resultado, há um encarecimento de todo o projeto. 

Logo, é necessário encontrar meios de manter os gastos em níveis aceitáveis, sem comprometer a qualidade do serviço oferecido, mas mantendo lucros adequados para o negócio.

Fluxo financeiro

Normalmente, a construção de empreendimentos é feita por meio de financiamento imobiliário. Caso ocorra atraso no pagamento por parte dos consumidores, a empresa pode enfrentar um déficit no caixa. Diante disso, é preciso saber como equilibrar as contas para manter um bom fluxo de caixa.

Qual a importância do controle de custos de obras?

Como você viu, o controle dos custos em obras está diretamente atrelado à eficiência operacional das empresas do mercado de construção civil. Já a eficiência pode afetar a margem de lucros. Portanto, alcançar uma gestão financeira de qualidade pode significar manter os negócios rentáveis.

Conseguir controlar os custos sem perder a qualidade dos serviços prestados por uma organização resulta na maior satisfação do cliente final. Logo, prestar um bom serviço de gestão financeira ajuda a aumentar a competitividade do seu cliente no mercado — e também do seu próprio negócio.

Na engenharia e construção civil, uma parte significativa da receita é proveniente de vendas a prazo. Com o controle eficiente dos créditos a receber e dos custos, a construtora ou empreiteira pode evitar o risco de operar no prejuízo com o seu auxílio.

Como controlar os custos de obras na engenharia e construção?

Sabendo da importância de controlar os custos de obras das empresas, é hora de aprender como fazer isso com qualidade. 

A seguir, veja algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa para que os negócios dos seus clientes cresçam rumo ao sucesso!

Monte um cronograma físico-financeiro

O primeiro passo para controlar os custos de obras de seus clientes de engenharia e construção é montar um cronograma físico-financeiro. Trata-se de uma planilha que contém a descrição de atividades de todas as etapas da construção e o orçamento disponível para cada uma delas. 

Esse modelo de cronograma é essencial porque ajuda a estimar o custo total do projeto e prever os períodos de maiores gastos. Desse modo, é possível preparar seu cliente para se organizar financeiramente antes de fazer grandes investimentos. 

Estabeleça uma comunicação eficiente

Outro ponto fundamental para controlar os custos de obras é estabelecer uma comunicação eficiente entre a sua empresa e o canteiro de obras. A ideia é integrar o financeiro e o operacional para evitar o desencontro de informações durante a execução do projeto.

Essa ação é importante para evitar que recursos sejam desperdiçados com compras em excesso, gerando desequilíbrio no orçamento físico-financeiro. Existem diversas ferramentas que auxiliam na comunicação com as empresas de construção civil — como Trello e Asana.

Acompanhe o andamento da obra 

Além de manter os dados atualizados, é preciso acompanhar o andamento da obra de modo sistemático. A visitação periódica à construção é válida para verificar se os materiais estão sendo racionalmente usados e armazenados adequadamente, por exemplo.

As visitas também servem para acompanhar a produtividade da equipe que executa a obra. Dessa forma, é possível identificar desperdícios e corrigi-los antes que prejudiquem o caixa das empresas do setor de engenharia e construção. 

Monitore o fluxo de entradas e saídas de caixa

Mais uma prática essencial para controlar os custos de obras de construtoras ou empreiteiras é monitorar o fluxo de entradas e saídas de caixa. Com essa prática, você pode conhecer a realidade financeira atual e futura dessas empresas.

Com base nesse conhecimento, é viável identificar situações de risco que possam vir a paralisar os projetos executados pelos seus clientes. A partir dessa análise, fica mais fácil traçar estratégias para contornar o problema e garantir a continuidade das obras.

Utilize um software de gestão financeira

Para controlar os custos de obras de seus clientes de engenharia e construção, é válido utilizar um software de gestão financeira. Ele possibilita uma organização mais eficaz dos dados, o que permite ganhar agilidade na análise das informações.

Além disso, o sistema gera gráficos e relatórios automaticamente, os quais são essenciais para a tomada de decisões. Portanto, uma solução tecnológica especializada em gestão financeira pode ajudar a sua empresa a prestar um serviço de qualidade para os clientes da área de construção civil.

Como vimos, fazer o controle dos custos de obras de seus clientes de engenharia e construção é essencial para ajudá-los a ter sucesso em seus projetos. Com essas dicas, será possível colocá-lo em prática da melhor forma!O Controlle pode ajudar você a oferecer a melhor solução para a terceirização financeira para o setor de construção civil. Conheça nosso sistema!

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade