Como economizar com combustível na sua empresa? Confira 10 dicas!

Saber como economizar combustível diante do aumento constante da gasolina, do diesel e do etanol é fundamental para os negócios que utilizam veículos em suas operações. Afinal, o reajuste no preço do petróleo tem grande impacto no orçamento e resultados dessas empresas.

Assim, encontrar maneiras de reduzir os custos com combustível no seu negócio ajudará a otimizar as finanças. Desse modo, você pode ter mais recursos disponíveis para a realização de novos investimentos que permitam a empresa crescer.

Ficou interessado no assunto? Continue a leitura para aprender 10 dicas de como economizar combustível na sua empresa. Confira!

Qual o cenário dos combustíveis no Brasil e no mundo atualmente? 

Para começar, é interessante conhecer o cenário do Brasil e do mundo em relação ao preço dos combustíveis. Assim, você pode entender os constantes aumentos no custo da gasolina, do diesel e do etanol.

Um dos motivos para a alta dos preços foi a retomada das atividades após a pandemia do coronavírus. Com o fim do isolamento social, a demanda por combustíveis aumentou. Então, para recuperar o prejuízo tido durante a pandemia, os produtores de petróleo elevaram o preço desses insumos.

Esse movimento também se intensificou devido à guerra entre Rússia e Ucrânia. Isso porque as sanções econômicas contra a Rússia fizeram com que o país — que é o segundo maior exportador de petróleo do mundo — diminuísse a disponibilidade do produto no mercado internacional.

Logo, a alta procura por seus derivados e a baixa produção desse recurso fez com que os combustíveis passassem por aumentos de preço em todos os postos de combustíveis. Afinal, a lei da oferta e demanda colabora com a precificação dos produtos.

Porém, a situação se agravou ainda mais no Brasil. Primeiro, porque o petróleo vendido no país é negociado em dólar. Portanto, ele está exposto à variação cambial. Ou seja, quando o real se desvaloriza frente à moeda americana, os combustíveis ficam mais caros.

Além disso, há uma alta carga tributária sobre os combustíveis, que chega a quase 50% do valor do litro da gasolina ou diesel. Então o excesso de impostos, junto à política de preços adotada no país, contribui para a disparada do valor desses produtos no Brasil. 

Qual é o impacto do aumento dos combustíveis nas contas das empresas?

Você já viu que há diversos motivos que justificam o aumento de preço dos combustíveis. Esse movimento se reflete diretamente nos custos de operação e nos resultados financeiros das empresas — especialmente daquelas que utilizam os veículos com mais frequência.

Como os combustíveis são a fonte de energia dos carros e caminhões, o reajuste do preço desses produtos aumenta significativamente as despesas. Como consequência, há uma redução dos lucros, que pode inviabilizar novos investimentos para a expansão do negócio.

Para evitar que o aumento dos combustíveis se torne um problema no futuro, é preciso pensar em medidas para conter os impactos desse movimento nos lucros da empresa.

Nesse sentido, uma das alternativas é repassar o reajuste para os consumidores, aumentando o preço dos produtos e serviços. Porém, isso pode desestimular o consumo, diminuindo as receitas do negócio.

Uma alternativa que pode ser considerada, então, é a adoção de práticas para economizar combustível. Desse modo, os gestores têm chances de manter a margem de lucros sem precisar aumentar os preços — evitando a perda de vendas.

Como economizar combustível na sua empresa com 10 dicas?

Agora você sabe que uma das alternativas para não comprometer os lucros e as receitas da sua empresa é otimizar o uso de combustível. Porém, também é necessário entender como isso é possível. 

Confira abaixo 10 dicas sobre como economizar combustível e orientar sua equipe!

1. Atentar-se à qualidade do combustível

No Brasil, é comum misturar solventes nos combustíveis para baratear os produtos. Porém, alguns postos adicionam compostos acima da quantidade permitida por lei — o que reduz a qualidade e aumenta o consumo dos veículos. Portanto, atente-se à qualidade do combustível e procure postos de confiança.

2. Evitar acelerar ou frear sem necessidade

O modo de dirigir do motorista também influencia no consumo do combustível. O motivo é que a aceleração e a frenagem exigem mais energia do motor, ajudando a esvaziar o tanque mais rápido. Para evitar isso, oriente o condutor do veículo a acelerar e frear apenas quando necessário.

3. Descobrir qual tipo de combustível compensa mais

Outra dica sobre como economizar com combustível é saber qual tipo escolher na hora de abastecer. Nem sempre o combustível mais barato é o que rende mais — podendo aumentar o consumo do veículo. Por isso, avalie qual opção oferece o melhor custo-benefício, considerando a autonomia e o preço. 

4. Trocar as marchas corretamente 

Respeitar as trocas de marcha é outro ponto fundamental quando o objetivo é economizar combustível. Tenha em mente que dirigir com o veículo em uma marcha mais baixa que o ideal faz com que o sistema consuma mais combustível para compensar o erro.

5. Ter um controle do peso das cargas

Na tentativa de economizar no frete, o motorista ou carregador de um posto de abastecimento da empresa pode querer aproveitar todos os espaços dos veículos. Porém, a sobrecarga pode fazer o automóvel ou caminhão consumir mais combustível. Por isso, é preciso controlar o excesso de peso das cargas. 

6. Calibrar sempre os pneus do veículo

Pneus murchos têm alta resistência ao rolamento, fazendo com que o motor trabalhe mais para manter o veículo em movimento. Com isso, o consumo de combustível aumenta. Por essa razão, é fundamental calibrar corretamente os pneus. 

7. Evitar janelas abertas na estrada

Quanto mais aerodinâmico for um veículo, melhor será o seu deslocamento. Como consequência, o consumo de combustível é reduzido. Para manter a eficiência aerodinâmica do carro, é importante deixar as janelas fechadas na estrada.

8. Não andar em ponto morto

Muitos motoristas acreditam que é econômico deixar o veículo no ponto morto em declives. Porém, essa estratégia aumenta o consumo de combustível. Isso porque o automóvel entende que está em marcha lenta, exigindo mais energia do motor para não parar de funcionar. 

9. Investir em veículos econômicos 

Caso você esteja planejando a troca da frota da empresa, é interessante pensar na possibilidade de comprar veículos econômicos, considerando a autonomia que eles apresentam na estrada. Desse modo, é possível economizar dinheiro a longo prazo.

10. Escolher rotas mais eficientes

O estado das rodovias e os engarrafamentos fazem com que o motorista dirija ora muito rápido, ora muito devagar. Essa mudança na velocidade exige o uso constante dos pedais. Como você viu, isso aumenta o consumo de combustível. Nesse sentido, vale a pena planejar as rotas para tentar encontrar trajetos mais eficientes.

Nossas 10 dicas podem ajudar você a saber como economizar combustível na sua empresa. Ao colocá-las em prática, será possível continuar operando e realizar seus projetos para promover o crescimento do seu negócio.Este conteúdo foi útil para você? Siga-nos nas redes sociais para acompanhar outras dicas e melhorar a gestão financeira do seu negócio — estamos no Facebook, Instagram e Twitter!

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade