Como escolher uma contabilidade para sua empresa sem errar?

Escrito por:

Ter um negócio próprio e ver sua empresa crescer pode trazer muita satisfação, mas a decisão de empreender também vem acompanhada por uma série de responsabilidades e exigências. Nem todo mundo sabe, por exemplo, que as empresas são obrigadas a contar com um serviço de contabilidade, isso segundo o artigo 1.179 do Código Civil.

 

“O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.”

 

Isto posto, começam a surgir as dúvidas sobre como escolher uma contabilidade para sua empresa. Ora, essa não é uma resposta simples, mas se houver uma análise cuidadosa acerca de alguns aspectos, é possível fazer a escolha mais acertada, o que certamente irá impactar diretamente na saúde financeira da empresa e consequentemente no sucesso do negócio.

 

Como escolher uma contabilidade corretamente?

 

Uma vez compreendido que é necessário contar com um escritório de contabilidade, vários pontos devem ser levados em consideração antes de tomar a decisão sobre qual escolher.

 

Veja estas 7 dicas que vão ajudar:

 

1 – Verifique se pode atender sua empresa

 

É possível que você pesquise e se identifique com algum escritório de contabilidade, mas depois que já está quase fechando a contratação, perceba que aquele serviço não pode atender o seu modelo de negócio. Isso pode gerar uma frustração e até um desânimo, já que o trabalho de pesquisa não é simples (e nem deve ser). A solução é, quando estiver analisando as opções, de cara, já verifique se aquela contabilidade pode atender sua empresa. Por isso, colocamos essa como a primeira dica.

 

2 – Busque a avaliação de clientes

 

Ninguém melhor do que quem utiliza os serviços para falar sobre os pontos fortes e fracos daquela contabilidade. Hoje em dia, muitos escritórios já contam com os chamados “cases de sucesso” em seus sites, ou seja, aqueles clientes que usam e recomendam, falando de suas experiências com aquele serviço. Mas se você quer conhecer outras opiniões, a recomendação é que busque um cliente aleatoriamente e faça algumas perguntas a ele sobre as suas principais dúvidas e receios quanto ao atendimento. Faça também pesquisas na própria internet quanto à reputação daquele escritório.

 

3 – Entenda o modelo de atendimento

 

Atualmente, os escritórios de contabilidade tradicionais dividem espaço com as contabilidades online. Os modelos digitais são, em média, bem mais baratos, porém normalmente não atendem a qualquer tipo de empresa. Se você está pesquisando por uma contabilidade online, estude sobre o tipo de atendimento que você terá e se certifique de que é um formato interessante para você e a sua empresa. Lembre-se: é importante comparar preços e modelos e optar por aquele que ofereça uma condição custo-benefício mais favorável.

 

4 – Profissionais que dominem o assunto

 

Com a onda da era digital, é possível que existam cada vez mais escritórios de contabilidade priorizando a escala e a agilidade no atendimento em detrimento da competência técnica de quem cuida da empresa. É altamente recomendado que você pesquise sobre a empresa, quem são seus sócios, por onde eles passaram, qual seu nível de conhecimento sobre contabilidade e obrigações fiscais. A dica é dar preferência a quem tenha um conteúdo técnico apurado, já que esse é um assunto em constante mudança e na “hora do aperto”, é importante ter uma equipe preparada para te atender e tirar suas dúvidas.

 

5 – Dê preferência a um serviço especializado

 

Contabilidade é contabilidade sempre, mas se você conseguir encontrar um escritório que seja especializado no atendimento ao seu tipo de empresa, a chance de você ficar satisfeito é bem maior. Isso porque cada formato jurídico pode possuir um determinado pacote de obrigações acessórias, trabalha de acordo com aquele regime tributário, gera guias de impostos recorrentes e específicas, tem um certo porte e todas essas características impactam nos serviços triviais que a contabilidade irá fazer pela sua empresa.

 

6 – Suporte e acompanhamento

 

Não é segredo que contabilidade é um assunto que pode gerar muitas dúvidas na cabeça dos empreendedores, principalmente aqueles que não estão familiarizados com o dia a dia contábil e fiscal. São alíquotas em faixas de tributação diferentes, obrigações acessórias, variação de faturamento impactando nos impostos, entre outros temas. Diante disso, é essencial que você possa contar um suporte à sua disposição para solucionar todos os questionamentos que possam surgir.

 

7 – Qualidade com simplicidade

 

Por último e não menos importante está um aspecto que irá trazer como consequência um elemento que vale ouro nos dias de hoje: tempo. Atualmente ninguém mais quer – e nem tem tempo – para ficar pensando na parte burocrática do processo contábil e fiscal de suas empresas. Portanto, sem nunca deixar de lado a qualidade técnica do atendimento, é muito válido verificar como será a relação empresa/contabilidade no dia a dia. Isso para se certificar de que não será uma dor de cabeça cuidar da sua empresa, e sim algo que ocorrerá com simplicidade e naturalmente.

 

Leve todas essas dicas em consideração e faça a escolha correta. Por mais que possa parecer trabalhoso toda essa pesquisa neste momento, é algo que, se tiver sido dada a devida atenção, vai gerar uma tranquilidade lá na frente. Lembre-se sempre: contabilidade é um serviço em que a relação de confiança deve ser prioridade. Dentro disso, pese muito a qualidade, o atendimento e a simplicidade que serão oferecidos.

 

E aí, o que achou das dicas sobre como escolher uma contabilidade? Deixe sua opinião!

 

Se você quer mais dicas para melhorar o seu negócio, acesse Conube!

 

* A Conube é um Escritório de Contabilidade Online criado sob medida para quem quer abrir empresa ou quem já tem empresa aberta e quer praticidade e tranquilidade para o seu dia a dia. Com a Conube, você emite notas fiscais, acompanha as atividades fiscais e trabalhistas da sua empresa através de uma linha do tempo, gerencia o calendário para pagamento de impostos e tudo com o suporte de experientes contadores. Controle tudo pela internet de forma simples, rápida e interativa.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

O que é Centro de Custo e quais as vantagens de usá-lo em sua empresa
Por Controlle
Como calcular o lucro da sua micro ou pequena empresa
Por Controlle
Orçamento empresarial: a diferença entre despesa, gasto e custo
Por Controlle
Follow-up de vendas: o que é e como fazer na sua empresa
Por Controlle
Controlle
Controlar as finanças da sua pequena empresa
ou startup, não precisa ser chato.

Conheça o Controlle, um gerenciador financeiro perfeito pra quem não gosta de perder tempo.

Faça como mais de 20 mil pessoas e receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter a gestão da sua empresa em ordem.