A consulta do CNPJ de uma empresa é uma prática relevante para adotar no cotidiano do seu negócio. Afinal, ela serve tanto para assegurar que a sua operação está regular quanto para avaliar a situação de possíveis parceiros comerciais e clientes que são pessoas jurídicas.
Existem maneiras diferentes de fazer essa consulta — inclusive, de forma gratuita. Ao conhecê-las, você poderá avançar com as pesquisas e trazer mais segurança para a gestão do seu negócio.
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura deste artigo para saber como fazer a consulta do CNPJ de uma empresa!
Quando consultar o CNPJ de uma empresa?
O CNPJ é a sigla para o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. Ele funciona de maneira similar ao Cadastro Nacional de Pessoas Físicas (CPF). Porém, a principal diferença é que o CNPJ é usado para formalizar e identificar empresas na Receita Federal.
Logo, o CNPJ é um elemento essencial para regularizar a operação de um negócio. A partir dele a empresa pode:
- emitir notas fiscais;
- abrir contas bancárias para pessoas jurídicas;
- registrar funcionários;
- recolher tributos;
- entre outras tarefas.
Além disso, esse documento apresenta informações relevantes sobre o funcionamento da organização — como a existência de dívidas. Logo, consultar o CNPJ da sua empresa é uma prática importante para analisar e melhorar a imagem dela diante do mercado e de parceiros comerciais.
Ademais, o ato de examinar o CNPJ de terceiros pode trazer vantagens no momento de analisar fornecedores e outros parceiros ou clientes. Afinal, com a consulta, você reduz os riscos de inadimplência de clientes e as chances de ser vítima de fraudes ou golpes.
Quais consultas podem ser feitas?
Existem diversas informações que você pode coletar ao consultar o CNPJ, tanto o seu quanto de terceiros. Por exemplo, é possível identificar se a situação cadastral está ativa ou inativa — ou seja, como está o registro da empresa na Receita Federal.
Nesse caso, a consulta pode mostrar se o negócio em questão está suspenso. Isso acontece quando a operação dele é interrompida após a identificação de irregularidades. Logo, os riscos de avançar com possíveis parcerias nessas condições são mais altos para sua empresa.
Além disso, convém notar que a maioria das informações fica disponível de maneira gratuita. Afinal, a consulta dos dados é útil para que pessoas físicas e jurídicas tenham mais segurança antes de fecharem negócios.
Contudo, você também pode optar por fazer consultas pagas de um CNPJ. Essa opção pode apresentar mais elementos para sua análise de empresas.
Como fazer a consulta do CNPJ de uma empresa?
Agora que você entendeu a importância de consultar o CNPJ de uma empresa e quais informações é possível coletar, é preciso conhecer os meios disponíveis para fazer essa pesquisa. A seguir, você saberá quais são as principais formas de fazer a consulta.
Confira!
Receita Federal
Como você acompanhou, o CNPJ é o número de registro de uma empresa na Receita Federal. Esse é um órgão com diversas outras atribuições no Brasil, como a administração dos tributos federais e o controle aduaneiro.
Então você pode usar o site da Receita para consultar o cadastro de uma empresa. A pesquisa por meio do órgão mostrará informações relevantes sobre a operação do negócio, desde a data de abertura até as atividades econômicas — principais e secundárias.
A Receita Federal também apresenta a situação cadastral da organização para revelar se o CNPJ está ativo, cancelado, inativo ou baixado. Além do site oficial, você pode utilizar o aplicativo do órgão disponível para smartphones para fazer a busca.
Portal do Empreendedor
Outro canal para você consultar o CNPJ de empresas é o Portal do Empreendedor. Ele também é ligado ao Governo Federal, mas se destina a microempreendedores individuais (MEIs) — os profissionais autônomos formais.
Dessa maneira, se a sua empresa estiver perto de fechar negócio com um parceiro que se enquadre nesse regime, recorrer ao Portal do Empreendedor é um dos caminhos para consulta. Nesse caso, a busca pode acontecer com o CPF do empreendedor.
Assim como acontece com a consulta na Receita Federal, a busca pelo CNPJ pelo Portal do Empreendedor mostrará a situação cadastral da empresa e as informações do titular.
Cartório de Protestos do Brasil
Você também pode consultar o CNPJ de uma empresa no Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB). A busca por ele permite identificar dívidas reclamadas daquele negócio em cartórios ao longo dos últimos 5 anos.
Desse modo, o Cartório de Protestos do Brasil serve para você avaliar a situação da organização em âmbito judicial e saber se ela apresenta dívidas. Essa busca é gratuita e as informações podem ser úteis para analisar o histórico de possíveis parceiros comerciais.
Consultas pagas
Além dos meios gratuitos para consultar o CNPJ de empresas, você pode contar com alternativas pagas para suas buscas. Elas podem ser vantajosas por mostrar relatórios mais completos sobre a operação do negócio e a sua situação cadastral.
O “Você Consulta”, da Serasa Experian, é uma das alternativas para fazer a busca pelo CNPJ de uma empresa e ter acesso a diversas informações relevantes. Também existem outras opções para conseguir dados mais detalhados, caso as alternativas gratuitas não sejam suficientes.
Entretanto, lembre-se de que as informações obtidas por meio desses relatórios completos são sensíveis e não devem ser divulgadas ou utilizadas para outro fim que não seja a análise. Devido à Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD), é possível enfrentar complicações jurídicas pelo uso indevido dos dados.
Como descobrir o CNPJ?
Você já sabe quais são os principais meios gratuitos e pagos para consultar o CNPJ de uma empresa. Mas o que acontece se você não souber qual o número de cadastro de uma empresa?
Caso você não saiba qual é o CNPJ da empresa que deseja consultar, você pode acessar o Redesim, do Governo Federal. Nele, há a opção de fazer a busca de organizações diretamente pelo nome para identificar seus dados cadastrais.
É necessário acessar sua conta do tipo “gov.br” para avançar com a pesquisa. Nela, o portal apresentará o CNPJ da empresa e outras informações relevantes sobre a organização, como a situação cadastral. Não há custos nesse serviço.
Fazer a consulta do CNPJ de uma empresa é uma prática relevante para o seu dia a dia. Com ela, você pode saber a situação cadastral de seu próprio negócio e fazer análises de clientes ou parceiros comerciais. Conhecendo os principais meios de fazer essa busca, é possível adicioná-los à sua rotina.Gostou de conferir essas dicas? Para tornar suas operações ainda melhores, saiba a importância do planejamento orçamentário para a gestão financeira!
Deixe seu comentário