Navegue por tópicos
Embora as franquias já existam no Brasil desde o final da década de 1970, esse modelo de negócio ainda é novidade para muitos empreendedores, tanto do lado de quem busca se tornar um franqueado quanto daqueles que desejam se tornar franqueadores. No último caso, muitas vezes os empresários já são bem-sucedidos nas suas áreas de atuação e percebem na franquia uma oportunidade de expansão do próprio negócio.
Contudo, mesmo sendo conhecedores do que fazem, por falta de informação específica, muitas vezes os candidatos a franqueadores acabam esbarrando em uma série de obstáculos, uns menores outros maiores, que dificultam que eles entrem nos negócios das franquias.
É preciso planejamento
De fato, a franquia é um modelo de negócio bastante experimentado pelo mercado e conta com o suporte de um grande volume de informações bastante úteis para que se faça um bom planejamento. A partir desse ponto, é possível alcançar uma expansão rápida e barata da empresa, agregando a ela a participação dos franqueados, que arcam com as despesas de instalação, implementação, impostos e salários de funcionários, entre outros gastos, em troca de uma participação na lucratividade do negócio que possa ser gerada pela unidade que administram. Como parte desse planejamento que levará ao bom resultado como franqueador, é preciso trilhar um caminho que deve ser cuidadosamente analisado.Primeiros passos para se tornar um franqueador
Antes de tudo, é preciso ter certeza de que a empresa está adequada para adotar o esquema de franquia na expansão. Para tanto, é preciso fazer uma análise sobre o tempo de existência da empresa, o faturamento, lucro, tipo de negócio ao qual se dedica, entre outros fatores que atestarão a real situação do negócio, tanto do ponto de vista financeiro quanto de presença no mercado.Avaliação
Como critérios para avaliação se uma empresa está apta a entrar no mercado de franquias, é conveniente responder a algumas questões:- Os produtos ou serviços que a empresa oferece apresentam algum diferencial e são inovadores?
- A forma como os produtos são fabricados ou os serviços são prestados é prática?
- Existe uma boa logística que permite a distribuição de produtos ou de insumos de forma eficiente?
- Os produtos ou formas de prestação de serviços têm patentes?
- A marca está registrada?
- As margens de faturamento e de lucro são boas?
- O empresário conhece bastante o ramo ao qual se dedica?
- É possível identificar no mercado franqueados com potencial financeiro e boa capacidade de gestão que queiram aderir ao negócio pelo modelo de franquia?