Como fazer um planejamento financeiro para a sua empresa crescer

Escrito por:

Organizar as finanças da empresa e manter um planejamento financeiro empresarial – independente do tamanho do negócio – são práticas indispensáveis atualmente para quem deseja ver sua empresa crescer e avançar em um mercado tão competitivo. Na prática, no entanto, muitos administradores negligenciam esta etapa essencial, e acabam colhendo dissabores e uma série de problemas envolvendo o capital da empresa.

 

Se você já tem um plano de negócios da sua empresa ou pretende criar um business plan para um negócio futuro e não previu a etapa da organização financeira, precisa ler o artigo de hoje. Continue a leitura e descubra como fazer um planejamento financeiro para a sua empresa crescer, mantendo as finanças em ordem e garantindo a saúde do seu negócio.

 

O que é um planejamento financeiro empresarial?

 

O planejamento financeiro empresarial nada mais é que uma projeção de despesas e receitas da empresa, cujo objetivo é indicar a situação econômica do negócio e permitir a definição de diretrizes e planos para o curto, médio e longo prazos. É a partir desta ferramenta que o gestor consegue identificar quanto de dinheiro a empresa tem e terá disponível em caixa durante um determinado período de tempo e direcionar o uso do capital para o que for necessário.

 

Sem o planejamento financeiro, portanto, a empresa tende a ficar sem diretrizes de curto, médio e longo prazo, abrindo espaço para descontrole financeiro, descumprimento de obrigações financeiras e até mesmo para a morte do negócio em pouco tempo.

 

Qual a importância do planejamento financeiro para empresas?

 

Como você já sabe, sem fazer um planejamento financeiro para a sua empresa crescer você acaba deixando o negócio a mercê da própria sorte e, na maioria dos casos, acaba por precisar enfrentar uma série de imprevistos e problemas financeiros em algum momento, já que projeções, análises e aplicações relacionadas ao dinheiro se tornam mais difíceis de serem feitas sem a devida organização financeira.

 

A empresa que mantém um bom planejamento financeiro, por outro lado, consegue identificar suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades e direcionar seus esforços para que o negócio cresça de forma homogênea e saudável. Realizar investimentos, programar pagamentos e atingir metas de crescimento, nesta situação, torna-se uma tarefa muito mais simples para o empreendedor.

 

Como fazer um planejamento financeiro para a sua empresa?

 

Muitos gestores não sabem, mas fazer um planejamento financeiro para a sua empresa crescer pode ser uma tarefa muito mais fácil do que se imagina. Neste processo, entretanto, vale a pena focar-se em alguns passos essenciais, que podem ser decisivos na hora de fazer um bom planejamento financeiro empresarial.

 

Confira a seguir como fazer o planejamento financeiro da sua empresa em passos simples e manter seu negócio rumo ao sucesso e ao crescimento:

 

Conheça a situação da sua empresa

 

Na hora de fazer um planejamento financeiro para a sua empresa crescer, não adianta estimar números e valores. É preciso conhecer a real situação da sua empresa, todos os números e estimativas relacionadas ao negócio, a fim de formatar um planejamento financeiro alinhado à situação do negócio.

 

Fazer um balanço patrimonial do negócio também pode ajudar a organizar as finanças e planejar os próximos passos do negócio em relação ao dinheiro. Desta forma você consegue direcionar esforços para áreas mais necessitadas, projetar investimentos e até mesmo planejar mudanças a serem realizadas ao longo do caminho.

 

Projete cenários distintos

 

Fazer projeções de cenários diferentes no âmbito do negócio é fundamental em um planejamento financeiro. Sempre que possível, defina três cenários diferentes e trace um planejamento a partir de cada um destes contextos pré-estabelecidos.

 

Esta etapa é fundamental para que o empreendedor alinhe suas receitas e seus gastos com diferentes situações que podem ocorrer em seu negócio, antecipando-se a eventuais problemas que poderiam aparecer de surpresa e prejudicar o caixa da empresa. Se você tiver uma planilha de orçamentos, este será o momento de utilizá-la!

 

Faça planos e siga-os

 

Identificada a situação do negócio e projetados cenários hipotéticos para o futuro, é o momento de elaborar um plano de ação. Nesta etapa, elabore planos para sua empresa, não se esquecendo de inserir metas e objetivos quanto às finanças, à sua equipe, ao mercado e aos resultados que se espera obter no curto, médio e longo prazo.

 

A partir destas definições você conseguirá alinhar o planejamento financeiro do seu negócio aos objetivos a serem alcançados pela companhia e, a partir daí, seguir um direcionamento que possa, efetivamente, elevar sua empresa e fazê-la crescer frente aos seus concorrentes.

 

Mas atenção: após fazer planos e estabelecer metas, não deixe de segui-las! Muitas empresas chegam até esta etapa, mas acabam planejando tanto que se esquecem de executar o que foi planejado ao longo do caminho. Por isso, planeje-se, mas não deixe de colocar seus planos em prática em favor do seu negócio.

 

Conte com um software de gestão

 

Fazer um planejamento financeiro para a sua empresa crescer e organizar as finanças do negócio tornam-se tarefas muito mais simples de serem executadas com o auxilio da tecnologia. Por isso, conte sempre com um software de gestão para manter o financeiro da sua empresa sempre organizado.

 

O Controlle, por exemplo, é um gerenciador financeiro fácil de usar, que permite ao gestor organizar as contas a pagar e receber, produzir e consultar relatórios gerenciais e até mesmo emitir notas fiscais de serviço. Clique aqui e saiba mais sobre esta ferramenta.

 

Seguindo estes passos simples você consegue fazer um planejamento financeiro para a sua empresa crescer e manter seu negócio saudável, caminhando em direção ao sucesso que você sempre vislumbrou para ele!

 

Agora que você já sabe o que é e como fazer um bom planejamento financeiro empresarial, que tal conhecer 5 dicas de controle financeiro para pequenas empresas?

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como calcular o lucro da sua micro ou pequena empresa
Por Controlle
Orçamento empresarial: a diferença entre despesa, gasto e custo
Por Controlle
Follow-up de vendas: o que é e como fazer na sua empresa
Por Controlle
5 técnicas para desenvolver um mindset de sucesso
Por Controlle
Controlle
Controlar as finanças da sua pequena empresa
ou startup, não precisa ser chato.

Conheça o Controlle, um gerenciador financeiro perfeito pra quem não gosta de perder tempo.

Faça como mais de 20 mil pessoas e receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter a gestão da sua empresa em ordem.