Como gerar QR-Code para facilitar pagamentos? Entenda!

Saber como gerar um QR-Code de pagamento pode trazer vantagens como agilidade e segurança à empresa. Veja como adotá-lo nas transações financeiras!

Existem muitos meios de pagamentos modernos que facilitam a vida tanto do lojista quanto do cliente. Pix e cartão com aproximação costumam ter preferência no mercado, mas nem sempre são tão ágeis quanto gerar um QR-Code e deixá-lo à mostra em ambientes como o caixa, e-mails e site.

Esse não é um novo meio de pagamento, apenas um modo de facilitar o acesso aos outros já existentes. De qualquer forma, é preciso entender o assunto para garantir que ninguém tenha problemas ao tentar fazer um pagamento para sua empresa.

Neste artigo, você verá um guia sobre como gerar QR-Code, quais os seus benefícios, como ele funciona e as razões para utilizá-lo. Continue a leitura e aprenda!

O que é pagamento por QR-Code?

O pagamento por QR-Code é um método inovador de transferência de fundos que utiliza códigos bidimensionais para processar transações financeiras de maneira ágil e segura. Parece complicado, mas, na prática, funciona como um código de barras avançado, trazendo uma identificação única.

Ele contém informações cruciais para a transação, como o valor da compra ou transferência e os detalhes da conta do destinatário. Isso permite mais agilidade na operação, pois basta apontar uma câmera de um smartphone conectado à internet para fazer a leitura de todos esses dados.

No caso de ser um QR-Code gerado apenas para um pagamento específico, o aplicativo automaticamente considera os valores e permite a realização do débito na conta do usuário. Se o código for um atalho para o Pix, ele preenche os dados bancários para que o indivíduo finalize a transação.

Além de pagamentos, cabe ressaltar que o QR-Code pode armazenar URLs (links para páginas de sites). Assim, ao utilizar a câmera de um dispositivo móvel com internet, o usuário é levado a um endereço com informações personalizadas.

Contudo, todas as transações feitas usando esse método sempre exigirão confirmações, como a senha bancária do usuário. Esse cuidado aumenta o índice de segurança do serviço, tentando reduzir a ação de criminosos.

Como funciona esse método?

O pagamento por QR-Code funciona por meio de um processo relativamente simples. Ele envolve a interação entre o cliente (quem realiza o pagamento ou transferência) e o vendedor ou prestador de serviços (quem recebe a quantia).

Veja um passo a passo de como ele acontece:

  • geração do QR-Code: o comerciante ou prestador de serviços gera um código QR exclusivo para a transação;
  • uso de um aplicativo de pagamento: o cliente deve ter um aplicativo de pagamento ou uma carteira digital instalada em seu smartphone. Esses apps podem ser oferecidos por bancos, empresas de tecnologia ou instituições financeiras;
  • escaneamento do QR-Code: a pessoa inicia o aplicativo de pagamento e seleciona a opção “Pagar com QR-Code” ou alternativa similar. A câmera é acionada e faz a leitura do código;
  • autorização da transação: o app de pagamento decodifica o QR-Code e exibe os detalhes da transação na tela do smartphone para o cliente revisar e confirmar, se estiver tudo correto;
  • processamento de pagamento: as instituições envolvidas fazem os processos internos para confirmar a movimentação;
  • comprovação: o cliente e a loja recebem cópias dos extratos das transações como provas da realização do pagamento.

Por que aderir a esse método de pagamento?

Agora que você já sabe como funciona um QR-Code para pagamento, precisa entender também suas vantagens. A facilidade é o primeiro benefício oferecido por essa modalidade de transações. Basta apontar o celular e confirmar, sem usar cartões ou dinheiro.

Veja, a seguir, quais são os principais benefícios de adotar esse meio de pagamento:

  • rapidez: o código permite que a transação seja concluída em poucos segundos, agilizando filas e o atendimento;
  • baixo custo: é mais barato implementar um QR-Code vinculado a uma conta do que arcar com as taxas de máquinas de cartão;
  • registro de informações: tanto o cliente quanto o lojista recebem automaticamente a cópia da transação, com todos os dados das partes;
  • segurança: as informações são criptografadas e somente as partes envolvidas na negociação conseguem vê-las;
  • ampla aceitação: o QR-Code é utilizado em diversos países e os consumidores costumam aprender rapidamente a utilizá-lo;
  • integração tecnológica: além de ser um diferencial competitivo, usar a tecnologia desse tipo de código permite a integração com outros sistemas, como os logísticos e os totens de autoatendimento;
  • redução de erros: como todo o processo é automatizado, as chances de ocorrerem falhas humanas caem drasticamente;
  • mais eficiência: uma vez que o código tenha sido gerado, a pessoa responsável pelo atendimento não precisa se preocupar em conferir troco ou aguardar a impressão de comprovantes, por exemplo.

Como gerar um QR-Code para pagamentos?

Se você não sabe como gerar um QR-Code para pagamentos, não se preocupe. O processo é bem simples, envolvendo poucos passos. Ele pode ser feito por meio do seu smartphone — sem custos ou a necessidade de contratar profissionais especializados.

Para começar, escolha um aplicativo que permita essa função, como aquele fornecido pelo banco da empresa ou por plataformas de pagamento. Em seguida, procure a opção “gerar QR-Code” ou semelhante a isso. Ela provavelmente ficará na área Pix, caso seja um app bancário.

Nessa situação, inclusive, costuma não ser necessário preencher suas informações porque elas já fazem parte desse ecossistema. Algumas alternativas permitem, até mesmo, a seleção do meio de pagamento, indo além do Pix no QR-Code.

Depois que as informações estiverem corretas, basta gerar o código e compartilhá-lo com quem fará os pagamentos. Se você trabalhar com lojas físicas, pode deixá-lo em local amplamente visível para que seus clientes possam usar sempre que precisarem.

Uma boa dica para lojas, aliada à disponibilização do QR-Code, é garantir que seu público tenha acesso à internet dentro do espaço. Um roteador wi-fi conectado à rede pode solucionar essa necessidade — e você pode ter a ajuda de um profissional técnico para garantir a segurança dessa conexão.

Neste artigo, você aprendeu como gerar QR-Code pode ser benéfico para o seu negócio em diversas situações, independentemente do seu nicho. Basta disponibilizá-lo para os seus clientes e receber pelo seu trabalho sem se preocupar com golpes ou manuseio de dinheiro em espécie.

Ficou com alguma dúvida sobre as informações apresentadas neste texto? Tem alguma dica para ajudar outras pessoas? Deixe o seu comentário e participe da conversa!

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade