A palavra empreendedorismo é usada de modo geral para falar de quem abre um negócio. Mas você sabia que ela pode ser utilizada também para se referir aos funcionários de uma empresa? Nesse caso, existe o empreendedorismo corporativo.
A ideia por trás desse conceito é que os colaboradores podem participar ativamente da criação e desenvolvimento do negócio. E a prática pode trazer diversas vantagens. Por isso, vale a pena entender melhor o assunto e saber como implementar na sua empresa.
Quer saber mais? Então veja o que é empreendedorismo corporativo e como ele pode ser colocado em prática!
O que é empreendedorismo corporativo?
O empreendedorismo está ligado ao ato de começar um negócio. Contudo, nem todas as pessoas têm interesse ou coragem para assumir os riscos de empreender. Afinal, não é tão simples ser dono da própria empresa.
Mas isso não significa que alguém que escolhe ser funcionário em um negócio deixe de ter potencial para empreender. Na verdade, é possível fazer isso trabalhando nas mais diversas áreas. Isso é o empreendedorismo corporativo ou intraempreendedorismo.
Ele significa que os colaboradores podem apresentar soluções para que o negócio cresça. Ou seja, além de fazer apenas as atividades para as quais eles foram contratados, é possível contribuir com a gestão, agregando valor ao negócio.
Essa ideia é muito interessante, porque nem sempre o empreendedor ou gestor têm as mesmas informações que os funcionários. Existem detalhes do dia a dia, ou dores do consumidor, aos quais eles estão mais atentos ou mesmo vivenciam, podendo trazer insights importantes para a empresa.
Quais são as principais características de um empreendedor corporativo?
O objetivo do empreendedorismo corporativo é que o trabalhador seja empreendedor na empresa onde atua. Com isso, ele não precisa fundar um negócio para contribuir com o desenvolvimento corporativo — e crescer junto com o empreendimento.
A prática é comum em grandes empresas de tecnologia, como o Google. Nela, os funcionários são incentivados a terem ideias e apresentarem projetos que podem ser lançados pela companhia. Então eles atuam com a visão de sócio.
Para que a estratégia funcione, existem características inerentes ao empreendedor corporativo. Uma das principais é exatamente uma visão mais ampla, sistêmica. O trabalhador deve olhar para a empresa como um todo, e não só para seu setor ou atividade.
Outro aspecto presente em empreendedores corporativos é a busca por inovação. Junto a isso, eles precisam ter coragem de apresentar suas ideias. Assim, ficará mais fácil apresentar soluções para questões do negócio.
Trabalhadores que buscam se desenvolver como empreendedores no local onde trabalham também precisam ter habilidades interpessoais. Elas serão necessárias para discutir ideias e passar de forma clara o que eles querem sugerir.
Qual a importância do empreendedorismo corporativo nas empresas?
O empreendedorismo corporativo pode trazer benefícios para a empresa e para todos os envolvidos. Uma grande vantagem é que os funcionários podem se sentir mais motivados e valorizados, já que estão tendo um papel mais ativo no negócio.
Com isso, o trabalho se torna mais interessante. Em vez de uma rotina entediante, focada apenas nas mesmas atividades, eles são incentivados a perceber dificuldades e apresentar ideias novas. Inclusive, isso pode levar a criação de cargos e projetos.
Assim, mais uma vantagem do empreendedorismo corporativo é a oportunidade de crescimento na carreira, junto ao desenvolvimento da empresa.
Para a companhia, uma consequência positiva do empreendedorismo corporativo é o aumento da produtividade e do envolvimento dos funcionários com o negócio. Isso amplia a motivação deles e pode reduzir custos com faltas, afastamentos e demissões.
Ademais, você conta com colaboradores mais qualificados, que ajudam a resolver problemas e alavancar o negócio. No fim, é esperado o aumento da lucratividade da empresa e o seu crescimento no mercado.
Como implementar o empreendedorismo corporativo na minha empresa?
Ficou interessado em incentivar o empreendedorismo corporativo na sua empresa? Vale a pena seguir alguns passos para aproveitar as vantagens desse processo.
Confira!
Institua a ideia na cultura da empresa
A ideia do empreendedorismo corporativo pode parecer muito diferente para os funcionários. Por isso, você deve introduzir a estratégia na cultura da empresa, explicando como ela funciona e quais podem ser os seus benefícios.
Além disso, veja como é possível estimular o empreendedorismo no dia a dia da companhia. Uma dica é realizar reuniões de implementação, para discutir diferentes temas e mostrar para a equipe de que modo é possível colaborar com a gestão.
Trabalhe no desenvolvimento de líderes
Muitas empresas não têm líderes, mas sim chefes. Eles estão mais preocupados com a hierarquia e são menos abertos ao diálogo. De modo geral, chefes não incentivam o empreendedorismo corporativo. Já um líder inspira e abre o diálogo.
Logo, é preciso treinar os líderes para essa nova cultura. Desse modo, os colaboradores ficam mais à vontade para apresentar suas ideias e se sentem, de fato, parte da empresa.
Valorize a participação
Não adiantará você incentivar o empreendedorismo corporativo, se as ideias dos funcionários não forem valorizadas ou utilizadas. Nesse contexto, é preciso planejar como se dará o feedback diante da participação deles.
Mesmo que as ideias não possam ser realizadas ou não pareçam interessantes para a gestão, a prática de participar da empresa deve ser incentivada. Então pense em gratificações, como bônus e prêmios, que reconheçam o envolvimento e a proatividade do colaborador.
Treine a equipe
Muitos funcionários não estão acostumados a ter uma visão de empreendedor. Diante disso, boas ideias podem estar deixando de ser pensadas e apresentadas porque eles não sabem ao certo como passar por esse processo criativo.
Portanto, vale a pena investir em treinamentos que estimulem habilidades empreendedoras. Ao aprenderem mais sobre criatividade e inovação, por exemplo, eles podem ter as ferramentas necessárias para serem mais ativos no negócio.
Retenha os talentos
Desenvolver ou identificar os funcionários empreendedores não é a sua última tarefa na gestão. Também é preciso que a empresa saiba reter esses talentos para que eles não busquem outras oportunidades e passem a ajudar a concorrência.
Por isso, se você quer ter os melhores colaboradores, precisa oferecer o melhor ambiente para eles trabalharem. Na prática, uma das formas de reter talentos é ter benefícios, uma cultura positiva e um plano de carreira que permita o crescimento.
Entendeu o que é o empreendedorismo corporativo? Utilize essas informações para começar essa prática na sua empresa e aproveitar as vantagens dela. Assim, tanto você quanto os colaboradores podem usufruir de benefícios!Quer acompanhar mais conteúdos como este? Então faça o cadastro na nossa lista Vip e receba monstros materiais!
Deixe seu comentário