A análise do fluxo de caixa financeiro é fundamental para a saúde e manutenção de um negócio. Isso porque ele é um instrumento utilizado para acompanhar as movimentações de entradas e saídas de recursos de uma empresa em determinado período.
Assim, o fluxo de caixa é um aliado no controle e planejamento das operações do negócio. Além disso, ele pode ajudar a otimizar os recursos da empresa, melhorar a sua performance e levar a tomada de decisões financeiras mais seguras.
Ficou interessado em entender o assunto? Continue a leitura e aprenda como o fluxo de caixa financeiro pode ser usado na tomada de decisões da sua empresa!
Qual a importância do fluxo de caixa?
A avaliação do fluxo de caixa permite verificar o rendimento de uma empresa, visto que por meio dele é possível mensurar e comparar os resultados do negócio. Ele também ajuda a identificar quais recursos são mais efetivos e onde o dinheiro está sendo utilizado.
Assim, acompanhar o fluxo de caixa proporciona um diagnóstico preciso sobre a saúde financeira do seu negócio. Com essa avaliação, é possível saber se a empresa ganha mais do que gasta e, se for o caso, adotar medidas para resolver o problema.
Dessa forma, o fluxo de caixa gera mais controle sobre as contas do seu negócio. Ele também auxilia na gestão dos custos, pois o gestor financeiro observa se ocorrem gastos desnecessários e pode realizar mudanças para cortá-los, levando a melhores resultados.
A análise do histórico do fluxo de caixa ainda possibilita um melhor planejamento financeiro. Afinal, é possível prever impactos futuros devido à sazonalidade e fazer projeções para que esse impacto seja o menor possível, o que oferece mais segurança às atividades da empresa.
Logo, a gestão consegue saber como os recursos estão sendo empregados, esclarecendo as condições que fazem com que o negócio tenha mais ou menos dinheiro disponível. Então é possível fazer uma previsão de como esse dinheiro pode ser investido da melhor maneira.
Quais são as principais informações contidas nele?
Agora que você sabe qual é a importância do fluxo de caixa, precisa conhecer as informações contidas nele. Elas são ligadas às atividades operacionais, de investimento e de financiamento.
As entradas operacionais se referem aos valores recebidos das vendas e contas pagas a receber. Já as saídas são os valores da folha de pagamento dos colaboradores e fornecedores, amortização de ativos, impostos não relativos a financiamentos ou investimentos, etc.
As atividades de investimentos, por sua vez, se relacionam à venda ou compra de ativos, que não fazem parte das atividades do dia a dia. É o caso de imóveis, equipamentos de negócios ou valores imobiliários. Nesse contexto, o valor gasto na compra deve ser classificado como saída, enquanto o ganho na venda ou aluguel faz parte das entradas.
As atividades de financiamento são os pagamentos de empréstimos, distribuição de dividendos e emissão ou recompra de ações. A obtenção de empréstimo é considerada uma entrada no fluxo de caixa, já o seu pagamento deve ser registrado como saída.
Como o fluxo de caixa pode ajudar na tomada de decisões financeiras?
Você já sabe que as informações possibilitadas pela análise do fluxo de caixa são de grande relevância para o sucesso de um negócio. Mas como elas podem colaborar estrategicamente na tomada de decisões financeiras da sua empresa?
O conhecimento gerado por meio dessa análise prepara melhor a gestão e reduz as chances de tomar decisões incorretas. Isso porque, com o fluxo de caixa em dia, fica mais fácil prever as dificuldades ou planejar investimentos visando o crescimento do negócio.
Ademais, o fluxo de caixa ajuda o gestor a projetar os lucros e as despesas. A sua avaliação pode indicar, por exemplo, quando um período é conveniente ou não para uma aquisição. Essa análise evita investimentos desnecessários e a sua empresa pode ter melhores resultados.
Com base no fluxo de caixa, o gestor também pode identificar problemas financeiros e aplicar correções ou redução de custos. A ferramenta também ajuda a definir o mínimo de recursos que o seu negócio precisa para lidar com eventualidades.
Por meio dessa observação ainda é possível fazer uma projeção do fluxo de caixa. Ou seja, além das informações presentes, você pode saber o que esperar e definir que caminhos seguir no futuro. A prática permite fazer ajustes e tomar medidas mais conscientes para manter o negócio sustentável.
Trabalhando essas informações de maneira estratégica, o gestor consegue tomar decisões que favoreçam a rentabilidade do negócio. Portanto, o fluxo de caixa da sua empresa deve passar por atualização constante, para que você possa ter dados corretos sobre as finanças.
Como montar o fluxo de caixa da minha empresa?
Depois de entender como o fluxo de caixa pode ajudar nas decisões do seu negócio, resta saber como montá-lo. Nesse sentido, o primeiro passo é reconhecer e listar todas as despesas da sua empresa.
Em seguida, identifique quais valores você tem em caixa e faça um controle das contas a pagar e a receber dos clientes, a fim de manter o fluxo de caixa em dia e prevenir esquecimentos. Ademais, evite fazer pagamentos em atraso, para não pagar multas e juros e manter uma boa reputação com os fornecedores.
Por outro lado, também é preciso prevenir a inadimplência de seus clientes. Para tanto, tenha o controle das contas. Realizar a conciliação bancária das contas a pagar e a receber é essencial para saber se elas apresentam divergências e necessitam de correções.
Todas essas tarefas podem ser bastante complexas para fazer de forma manual e sozinho. Logo, vale a pena recorrer à tecnologia para facilitar o trabalho. Com um software de gestão financeira, por exemplo, você automatiza o controle e torna muito mais fácil acompanhar o fluxo de caixa.
Aprendeu qual é a importância do fluxo de caixa financeiro? Entender como ele pode ajudar na tomada de decisões financeiras na sua empresa é essencial para melhorar seus resultados. Então não deixe de considerar essas informações e otimizar a gestão do seu negócio!Gostou dessas informações? Faça um cadastro na nossa lista vip e acesse os melhores conteúdos sobre gestão financeira!
Deixe seu comentário