Conta bancária PJ: 5 dicas para escolher a certa para sua empresa

Abrir a conta bancária PJ é um processo importante na gestão financeira de uma empresa. Afinal, será por meio dela que acontecerá a realização dos mais diversos serviços e operações. Desse modo, é preciso saber como escolher a melhor alternativa para as necessidades do negócio.

Existem diversas opções de conta PJ no mercado — cada uma com suas próprias funcionalidades. Portanto, ao saber como avaliar os serviços e compará-las, você poderá selecionar a alternativa certa para sua empresa.

Quer saber mais sobre o tema? Neste artigo, você entenderá o que é a conta bancária para pessoa jurídica e conhecerá 5 dicas para escolher a melhor.

Acompanhe a leitura!

O que é uma conta bancária para PJ? 

A conta bancária é um elemento presente no seu dia a dia como pessoa física. É por meio dela que você faz diversas operações financeiras, como saques e depósitos. Ademais, ela permite administrar seus recursos — acompanhando as movimentações com cartão de crédito, por exemplo.

A mesma lógica de funcionamento existe no âmbito empresarial. Assim, as contas bancárias PJ servem para viabilizar operações com os recursos da empresa e também são instrumentos para facilitar a gestão financeira dela.

A principal diferença entre a conta pessoal e a jurídica é, justamente, no tipo de consumidor que cada uma atende. Afinal, as contas para pessoas jurídicas podem ser abertas a partir de um CNPJ e são pensadas para atender as demandas de empresas. 

Os recursos da conta bancária PJ ficam sob responsabilidade dos sócios, responsáveis pelo financeiro da organização e demais pessoas autorizadas. Assim, os acessos podem ser atualizados conforme as necessidades do negócio.

Qual a importância de criar uma?

Agora que você entendeu o que é a conta bancária PJ, vale saber qual é a importância de criar uma para sua empresa. Primeiramente, ela é um mecanismo relevante para facilitar a organização financeira.

É comum que, principalmente em micro e pequenas empresas, o empreendedor use sua conta de pessoa física para movimentar o capital do negócio. Porém, práticas assim prejudicam a gestão financeira por misturar recursos pessoais com empresariais. 

Além disso, a conta PJ facilita a prestação de contas. Isso acontece porque, como pessoa jurídica, existem obrigações específicas que não se aplicam para pessoas físicas. Logo, uma conta específica também otimiza a gestão contábil. 

Ademais, ter uma conta PJ possibilita que seu negócio acesse serviços e alternativas exclusivas para pessoas jurídicas. Nesse grupo estão, por exemplo, as linhas de crédito focadas em micro, pequenas e médias empresas. 

Como escolher uma conta bancária PJ? Veja 5 dicas!

Como você viu, criar uma conta bancária PJ é vantajoso para a gestão financeira e contábil da sua empresa. Nesse sentido, o mercado conta com diversas alternativas que você pode escolher para fazer a abertura dela. 

Veja 5 dicas para escolher a conta PJ certa para sua empresa!

  1. Analise os serviços oferecidos

Você deve começar sua pesquisa com os serviços que a empresa oferece para PJ. Afinal, embora as contas tenham foco em pessoas jurídicas, podem existir operações que não estão disponíveis em todas as alternativas do mercado.

Desse modo, é interessante listar quais são as necessidades financeiras do seu negócio. Por exemplo, caso a empresa faça saques regularmente, será melhor ter uma conta que ofereça boas condições para essas operações. 

Após elencar os pontos necessários, você pode iniciar a busca pelos bancos que atendam eles. Durante esse momento inicial, é válido selecionar mais opções de conta para ter uma ampla gama de alternativas para escolha. 

  1. Compare os custos envolvidos

Após saber quais são as necessidades do seu negócio, é necessário conhecer os custos envolvidos em cada conta bancária PJ. Isso porque, assim como os serviços oferecidos, a cobrança de tarifas pode mudar de acordo com a política da cada banco. 

Existem instituições, por exemplo, que cobram uma taxa fixa para a manutenção da conta. Já outros não fazem esse recolhimento. Além disso, há tarifas que podem incidir sobre saques, transferências (TEDs, DOCs e Pix) e emissão de boletos. 

Por isso, é preciso saber quais são as taxas com as quais seu financeiro lidará diariamente. Entretanto, em vez de priorizar a conta mais barata, a decisão deve ser baseada no custo-benefício diante das necessidades do negócio. 

  1. Valorize a experiência do usuário

Diversas operações financeiras acontecem na conta bancária PJ digitalmente. Desse modo, é preciso que o banco apresente uma plataforma intuitiva, que cumpra o que promete e ofereça uma boa experiência para o usuário.

Em vista disso, independentemente de a conta PJ ser aberta em um banco digital ou tradicional, você pode priorizar aquela com melhor usabilidade do aplicativo e integração tecnológica. Afinal, uma parcela considerável das suas movimentações acontecerá a partir do internet banking. 

  1. Avalie a segurança 

À medida em que a tecnologia se torna cada vez mais presente em nosso cotidiano, a segurança digital ganha uma importância ainda maior. Isso acontece porque diversos golpistas buscam meios para aplicar atividades fraudulentas que podem prejudicar seu negócio.

Portanto, é indispensável que a segurança seja um dos critérios mais relevantes em sua avaliação. Dessa maneira, você deve analisar se o banco tem autorização para operar, quais são as camadas de segurança no momento do acesso e se seu dinheiro estará protegido em caso de falência.

  1. Considere a qualidade do atendimento e a credibilidade

Por fim, é natural que você precise resolver problemas ou tirar dúvidas sobre os serviços da instituição financeira eventualmente. Logo, a qualidade do atendimento que ela oferece é um ponto de atenção.

Vale a pena selecionar um banco que ofereça atendimento humanizado e seja capaz de solucionar situações adversas com agilidade. Para tanto, analise a credibilidade da instituição no mercado — avaliando o seu histórico e a opinião de outros clientes. 

Como você acompanhou, a escolha da conta bancária PJ certa para sua empresa é um processo relevante para a gestão financeira. Então, depois de aprender essas 5 dicas, é possível iniciar a avaliação dos bancos para atender às necessidades do seu negócio.

A sua empresa registra sobra de caixa? Conheça as melhores soluções para esses recursos!

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade