Contabilidade digital: Saiba o que é e se é indicada para seu negócio

Pensou em contabilidade e lembrou de escritórios, planilhas, calculadoras e pilhas de papéis? Esse é um cenário cada vez menos comum depois da chegada da contabilidade digital.

A contabilidade é um serviço essencial para a sobrevivência e controle financeiro das empresas. Contudo, a ascensão tecnológica deu a ela um grande auxílio a partir do uso de softwares de controle contábil e financeiro.

Continue lendo para entender melhor o que é contabilidade do modelo digital.

O que é contabilidade digital?

A contabilidade digital é o novo segmento que inclui ferramentas de automação e sistemas que utilizam a internet para executar as atividades contábeis.

Dessa forma, contadores e controladores financeiros utilizam ferramentas de tecnologia para ter maior agilidade e produtividade em seu serviço. O uso dessas ferramentas não dispensa um profissional da área, mas permite que ele possa trabalhar com maior segurança e eficácia.

Para que serve a contabilidade digital?

Na contabilidade digital as atividades contábeis continuam as mesmas: escrituração, orientação fiscal, tributária e trabalhista, entrega de obrigações acessórias, conciliação dos saldos contábeis, entre outras.

Porém, os dados são todos inseridos nos programas que automatizam tarefas e permitem a emissão de relatórios, documentos fiscais e movimentações financeiras.

Por meio de sistemas de gestão como o da Controlle, por exemplo, é possível emitir notas fiscais de serviço, fazer conciliação bancária, controlar contas a pagar e a receber.

Sendo muito fácil para o gestor acessar por meio do computador ou do celular as informações sobre o próprio negócio.

Em resumo, esse novo modelo de trabalho torna a empresa mais enxuta, diminuindo o armazenamento de papéis e o tempo gasto em tarefas repetitivas.

Contabilidade digital interno ou externa o que é melhor para o seu negócio?

Antes de tudo, sem um suporte contábil a empresa não pode se auto sustentar. Diante disso, a empresa possui duas opções: realizar a contabilidade interna ou contratar um escritório terceirizado.

Muitos escritórios contábeis já trabalham com a contabilidade digital e as empresas apenas repassam as informações para que eles cuidem da contabilidade. Entretanto, é importante avaliar qual tipo de contabilidade é melhor e mais indicada para o seu negócio.

Então, para ajudar você nessa avaliação, destacamos abaixo vantagens e desvantagens da contabilidade digital interna e externa.

Contabilidade digital interna

Profissional contábil dentro da empresa.

Vantagens:

Ao contratar um profissional para o setor contábil e financeiro da empresa, a pessoa fica responsável por todas as atribuições relacionadas à contabilidade da empresa. Ou seja, ela presta um serviço exclusivo e mantém o foco do negócio.

Desse modo, é mais fácil para o gestor obter as informações, tirar dúvidas e controlar de perto o que acontece, podendo, ainda, acessar o sistema de gestão da empresa.

Desvantagens:

Por outro lado, uma desvantagem que pode ser considerada é o custo com os encargos trabalhistas para manter um profissional contábil dentro da empresa.

Contabilidade digital externa

Profissionais terceirizados de escritórios contábeis de fora da empresa.

Vantagens:

Ao contratar um serviço terceirizado de contabilidade espera-se obter um serviço especializado. Muitas vezes, o valor dispensado para este serviço pode ser mais econômico do que manter um colaborador na empresa. A empresa terceirizada possui a própria estrutura e investe nos próprios equipamentos e softwares.

Desvantagens:

A sua empresa não é a única cliente do escritório terceirizado, nem sempre você poderá tirar dúvidas, ter acesso ou verificar as informações contábeis.

Mesmo contratando uma empresa terceirizada, alguém da sua empresa ou você mesmo terá que ficar responsável por repassar dados financeiros para a contabilidade e isso pode gerar alguns problemas.

Definir a forma como será feita a contabilidade da sua empresa é essencial para o seu sucesso. Para continuar aprendendo sobre esse tema, leia também: Como escolher uma contabilidade para sua empresa sem errar.


Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade