Controle financeiro da empresa: o uso da tecnologia como aliada na gestão

Escrito por:

A tecnologia vem evoluindo de maneira impressionante nos últimos anos e, com ela, aumenta também a necessidade de se adaptar aos novos tempos. No campo do controle financeiro empresarial, a importância da adaptação ao futuro é ainda mais importante, pois a adequação – ou falta dela – pode impactar diretamente no sucesso do negócio.

 

Se você possui uma empresa e não quer ficar parado no tempo, continue a leitura do texto do hoje e saiba como utilizar a tecnologia como aliada na gestão do seu negócio para gerar melhores resultados e aumentar a qualidade do controle financeiro da sua empresa em um mundo cada vez mais exigente e tecnológico.

 

Tecnologia e gestão empresarial

 

Todo empreendedor – seja de um pequeno negócio ou de uma grande companhia – precisa ter em mente que uma gestão empresarial de qualidade é item fundamental para que qualquer negócio prospere e se destaque em um mercado cada vez mais competitivo. Para isso, é preciso que todos os campos da empresa estejam alinhados – desde a estrutura até os recursos humanos e financeiros.

 

Alinhar todos estes setores em direção ao crescimento corporativo, no entanto, nem sempre é uma tarefa fácil. Até mesmo os grandes empresários ao redor do mundo já enfrentaram dificuldades neste quesito. Superar este desafio sem o uso de ferramentas pode ser ainda mais difícil.

 

Por isso, é fundamental que o administrador procure utilizar na sua empresa soluções tecnológicas e instrumentos de tecnologia que lhe permitam ter um controle mais sólido do seu próprio negócio e de cada um dos setores que o compõe. E, nos dias atuais, são muitos os instrumentos tecnológicos acessíveis a qualquer empresa que deseje adaptar-se, organizar-se e destacar-se no mercado.

 

Os benefícios das soluções tecnológicas

 

A cada ano surgem no Brasil e no mundo centenas de novas soluções tecnológicas, que prometem gerar às empresas uma infinidade de benefícios. Conheça a seguir algumas das principais vantagens que a tecnologia pode trazer a qualquer negócio e saiba como estas soluções podem se tornar importantes aliadas de uma gestão empresarial mais precisa.

 

Controle financeiro

 

O controle financeiro empresarial é, sem dúvidas, um dos maiores setores beneficiados pelos avanços da tecnologia nas últimas décadas. Esta atividade tão necessária para qualquer empresa costumava – e ainda costuma – trazer muita dor de cabeça aos administradores, sobretudo aos pequenos empreendedores.

 

Esta realidade, no entanto, está cada vez mais distante graças às ferramentas de controle de gestão financeira, como softwares e aplicativos que permitem ao gestor monitorar os fluxos de caixa – controlando o que entra e sai do caixa da empresa, e auxiliam no acompanhamento financeiro de forma geral, que vão desde os investimentos até a gestão das despesas do negócio, para curto, médio e longo prazo.

 

O Controlle, por exemplo, é uma destas ferramentas de controle financeiro que oferecem soluções de gestão – acessível a qualquer empresa – graças ao avanço da tecnologia. O gerenciador financeiro permite o gerenciamento simples e intuitivo de contas a pagar e receber, a organização de informações sobre clientes e fornecedores da empresa, a emissão de notas fiscais e de relatórios gerenciais, e muitos outros processos de gestão – facilitando o controle financeiro de qualquer negócio e o dia a dia de todos os envolvidos.

 

Gestão de dados

 

A gestão de dados financeiros também é uma das áreas beneficiadas pelas soluções tecnológicas cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Por meio de programas e softwares é possível integrar todas as informações referentes ao negócio em um determinado sistema, permitindo que todos os departamentos da empresa tenham acesso a estes dados.

 

Esta integração gera uma maior coesão, harmonia e sinergia entre os setores do negócio, uma vez que todos acabam tendo acesso a informações que, no passado, ficavam restritas a um grupo seleto de pessoas por conta da dificuldade de disseminação destes dados. Além disso, a integração por meio de softwares, por exemplo, oferece aos funcionários uma visão mais holística da empresa, caminhando juntos em busca do mesmo resultado: o sucesso do negócio e o alcance de bons resultados.

 

Otimização do tempo

 

Poupar tempo e utilizá-lo para fomentação de outras tarefas. Este é mais um dos grandes benefícios que a tecnologia pode oferecer aos empresários no que se refere ao controle financeiro da empresa.

 

A otimização do tempo de todos os envolvidos é um processo que acontece naturalmente quando se decide utilizar a tecnologia como aliada na gestão do negócio. Isso porque uma série de tarefas burocráticas acabam sendo automatizadas com a implementação de soluções tecnológicas, dando aos responsáveis por estes processos a possibilidade de focarem-se em outras tarefas e agregarem ainda mais valor à empresa.

 

Informações mais precisas

 

A precisão das informações também é uma conseqüência do uso da tecnologia como aliada na gestão empresarial. Softwares de gestão, programas e aplicativos permitem o armazenamento de informações precisas, evitando erros que seriam bastante comuns em processos manuais – e que poderiam, muitas vezes, resultar em conseqüências graves para o negócio.

 

A tecnologia permite, portanto, que estes erros sejam cometidos, aumentando a precisão das informações e facilitando o controle, não somente financeiro, mas também estrutural e humano da empresa – bem como suas estratégias e deficiências, permitindo ao gestor supervisionar seu negócio como um todo e acompanhar os processos empresariais com maior facilidade.

 

Conclusão

 

O avanço da tecnologia, portanto, não deve ser ignorado pelo administrador – seja de uma micro, pequena, média ou grande empresa, uma vez que a tecnologia pode – e deve – ser utilizada como uma aliada no processo de gestão de qualquer companhia.

 

Se você possui um negócio próprio não deixe de implementar soluções tecnológicas no dia a dia da sua empresa. Você verá que ferramentas simples e acessíveis financeiramente – como o Controlle – podem lhe trazer inúmeros benefícios e resultar em mudanças positivas para todos os setores da empresa.

 

Promova o crescimento do negócio, alcance a excelência no controle financeiro e mantenha uma boa gestão empresarial com o auxilio da tecnologia. Ela é e sempre será uma poderosa aliada do seu negócio.

 

E você, já utiliza alguma solução tecnológica na sua empresa? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência conosco!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

O que é Centro de Custo e quais as vantagens de usá-lo em sua empresa
Por Controlle
Como calcular o lucro da sua micro ou pequena empresa
Por Controlle
Orçamento empresarial: a diferença entre despesa, gasto e custo
Por Controlle
Follow-up de vendas: o que é e como fazer na sua empresa
Por Controlle
Controlle
Controlar as finanças da sua pequena empresa
ou startup, não precisa ser chato.

Conheça o Controlle, um gerenciador financeiro perfeito pra quem não gosta de perder tempo.

Faça como mais de 20 mil pessoas e receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter a gestão da sua empresa em ordem.