Controle financeiro empresarial: Como fazer na prática

Todo empreendedor precisa ter a consciência de que ter um bom controle financeiro empresarial faz com que o seu negócio se desenvolva e cresça. Então, ao colocar o controle financeiro em prática, fica possível organizar e avaliar toda a situação econômica e financeira da empresa. 

Neste artigo trazemos um pouco sobre o que é e como fazer o controle financeiro empresarial na prática.

O que é um controle financeiro empresarial?

O controle financeiro de uma empresa nada mais é do que fazer a análise da condição financeira completa através de processos como avaliação de relatórios, movimentação de fluxo de caixa, saldos bancários, entre outros.

Sendo assim, o objetivo é garantir que o planejamento financeiro seja seguido corretamente, manter o saldo sempre positivo e obter lucro financeiro para conseguir mais investimentos, de curto e longo prazo. 

Por que é importante fazer essa gestão empresarial?

Garantir o planejamento e execução de uma gestão financeira empresarial eficiente é o primeiro passo para alavancar os negócios. Afinal, o controle das finanças de uma empresa é o que dá a sustentação aos negócios. 

Desta forma, fazendo o levantamento das contas a pagar, contas a receber, gastos e despesas corretamente, é possível identificar onde estão as principais oportunidades e entender o que pode ser desperdício de recursos e investimentos que não estão dando um bom retorno para a empresa.

Além disso, a falta de observação e descuido com uma tarefa tão importante pode acarretar em crises financeiras para a empresa em longo prazo, não apenas tendo problemas com o fluxo de caixa, mas também prejudicando estratégias para manter o andamento dos negócios.

Como fazer um controle financeiro empresarial na prática

Como falamos até aqui, a organização do setor financeiro da empresa é importante para evitar gastos desnecessários e garantir a eficiência do crescimento dos negócios. Na prática, para fazer o controle financeiro empresarial é preciso entender e seguir os alguns conceitos básicos: 

Fluxo de caixa

A principal tarefa dentro da sua gestão financeira está em registrar e analisar frequentemente todas as entradas e saídas de dinheiro. Ou seja, anotar todas as operações financeiras diárias, sejam elas de compras ou vendas, pagamentos e recebimentos.  

Esta é uma tarefa indispensável para toda empresa que deseja manter um fluxo de caixa correto e um controle financeiro eficiente.

Separação de gastos

Dentro de uma organização é importante identificar dentro dos gastos quais são os custos, despesas ou investimentos, para que assim seja possível reduzir, se necessário. 

Custos são todos os gastos ligados diretamente à atividade da empresa, são aqueles relacionados com a aquisição ou produção dos serviços/produtos, podendo ser fixos ou variáveis,. 

Já as despesas são gastos com produtos e serviços relacionados à manutenção da atividade da empresa, e também com os esforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos ou serviços.

Agora, investimento é todo gasto ou aplicação de recursos que vise produzir um retorno futuro, como a compra de um novo equipamento, por exemplo. 

Contas a pagar e receber

Para garantir o controle financeiro empresarial eficaz é essencial ter registrado tudo o que a empresa tem a receber e, principalmente, a pagar. Essa prática ajuda a controlar a inadimplência e garante que as contas sejam pagas sem atraso. 

Capital de Giro

Depois de fazer a separação dos gastos, é possível prever qual valor é preciso ter para movimentar e manter o negócio ativo por determinado período. O cálculo do capital de giro é a soma do valor das contas a receber e estoque, diminuindo o total pelo valor das contas a pagar e outros custos.

Aprenda a assumir o controle sobre as suas finanças em 4 passos simples no [eBook gratuito]: Gestão Financeira para Microempresas. 

Use a tecnologia como aliada no controle financeiro 

Apesar de não ser uma tarefa tão complicada, a quantidade de números e cálculos que envolvem um controle financeiro empresarial pode ser um grande desafio na vida do empreendedor. 

Ainda mais se todos os processos forem feitos de forma manual ou com uso de planilha. Assim, além de complicada e demorada, a gestão financeira ainda pode ser feita com falhas.

Nesse sentido, os softwares de gestão financeira empresarial são grandes aliados para o crescimento dos negócios. É o caso do Controlle, com um sistema simples e intuitivo, que ajuda o gestor a realizar todas as demandas financeiras de forma descomplicada.

Na prática, com o sistema controlle é possível:

  • Fazer o fluxo de caixa de forma simples;
  • Gerar relatórios gerenciais em um clique;
  • Categorizar os gastos;
  • Controle total sobre contas a pagar e receber;
  • Permite acesso aos dados financeiros através do celular;
  • Reduz tempo de trabalho com as demandas financeiras;
  • Aumenta a produtividade;
  • E muito mais. 

Conclusão 

Por fim, assumir o controle sobre as finanças da empresas e entender os princípios básicos de uma boa gestão financeira, são os primeiros passos para o sucesso do seu negócio. 

Tão importante quanto fazer o controle financeiro, é contar com a ajuda da tecnologia para tornar essa tarefa ainda mais rápida, descomplicada e eficaz.

Faça o teste grátis e conheça todas as funcionalidade do Sistema Controlle.


Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade