Crowdfunding: 6 vantagens do empréstimo coletivo para sua empresa

Escrito por:

A era da informação e da hiperconectividade trouxe consigo mudanças profundas na sociedade, que já podem ser sentidas em muitos âmbitos de nossa vida cotidiana. Entre elas, os conceitos de economia colaborativa e de empréstimo coletivo surgiram como novas formas de as empresas ampliarem sua atuação, contando com o incentivo para viabilizar a criação de produtos e serviços inovadores, seja de investidores ou até mesmo de seus próprios clientes.

 

Também conhecido como crowdfunding, essa é uma opção excelente para tornar possível uma ampla gama de projetos, tanto de pessoas físicas quanto de empresas, através da arrecadação de investimentos voluntários, que podem ser realizados por qualquer pessoa disposta a contribuir.

 

Mas, você sabe o que é realmente o crowdfunding e quais as vantagens desse sistema? É exatamente para responder a essas questões que escrevemos o post de hoje! Continue a leitura e fique por dentro de todas as informações relevantes sobre empréstimo coletivo e como ele pode ajudar a sua empresa!

 

O que é empréstimo coletivo?

É uma maneira utilizada atualmente por muitas empresas — especialmente startups e companhias de pequeno porte — para conseguir viabilizar ações específicas. Através da divulgação do projeto em plataformas voltadas a esse objetivo, pessoas se juntam como investidores da iniciativa para emprestar a quantia necessária à concretização do projeto proposto, em troca de juros muitas vezes mais baixos que os cobrados pelas instituições financeiras tradicionais.

 

Qualquer pessoa que acessa a página pode se tornar um investidor, caso o projeto seja do seu interesse e tenha uma proposta com a qual ela se identifique. Ou seja, é um sistema superdemocrático, capaz de viabilizar ações que dificilmente seriam contempladas por empréstimos bancários normais, por exemplo.

 

Em todo o mundo, centenas de empresas já utilizaram essa modalidade de empréstimo para viabilizar ideias, expansões e lançamentos de produtos ou serviços. Cafeterias, editoras, empresas de perfumaria, restaurantesfood trucks, entre muitas outras já foram beneficiadas pelo crowdfunding.

 

Como posso obter um empréstimo coletivo?

Hoje em dia, já existem no Brasil excelentes plataformas voltadas ao financiamento coletivo. Acessando essas páginas, é possível cadastrar-se e solicitar que seu projeto seja avaliado para divulgação. Essa análise prévia leva em consideração fatores como criatividade da iniciativa, qualidade das recompensas oferecidas aos investidores e benefícios coletivos da ação.

 

Caso seja aprovado, seu projeto será então divulgado na plataforma, como também a quantia total necessária para que ele seja viabilizado e o prazo de execução do mesmo (esses dois últimos itens são determinados por você). Na eventualidade de o valor total estipulado não ser atingido no prazo previsto, o projeto é encerrado e o valor arrecadado é devolvido aos investidores.

 

Por outro lado, caso o seu projeto consiga sensibilizar uma boa quantidade de pessoas e o valor necessário para colocá-lo em ação seja alcançado, a plataforma de crowdfunding fica com uma porcentagem que varia entre 7% e 7,5% do total arrecadado.

 

Quais as vantagens para a minha empresa?

Como você já pode imaginar, utilizar uma plataforma de empréstimo coletivo para viabilizar suas ideias e projetos de negócios, possui muitas vantagens. Confira abaixo as principais delas:

 

1. Os juros e taxas cobradas são sensivelmente mais baixos

Como não existe nenhum banco ou qualquer instituição financeira intermediando o dinheiro emprestado pelos investidores, os juros e taxas cobrados nessa modalidade de financiamento são significativamente menores. Além disso, pelo mesmo motivo, a rentabilidade desse tipo de empréstimo costuma ser muito mais interessante para os investidores.

 

2. Divulgação ampliada do projeto e da empresa

Ao divulgar o seu projeto, ele alcança um número bem maior de pessoas do que se isso fosse realizado apenas pelo site de seu negócio, por exemplo. Ademais, as pessoas podem também compartilhar a página do projeto em suas mídias sociais, ampliando ainda mais a extensão de sua iniciativa e aumentando o alcance da sua marca.

 

3. Maior visibilidade

Além de ter o objetivo principal de arrecadar fundos para a sua ideia, divulgar o seu projeto em sites voltados para esse fim é também uma excelente estratégia de marketing. Com um número maior de pessoas impactadas, sua empresa é alavancada e reconhecida de uma forma muito eficaz e consistente.

 

4. Criação de uma comunidade ao redor da empresa ou projeto

Após tomar conhecimento da sua empresa por meio da plataforma de empréstimo coletivo, os investidores podem “seguir” ou “virar fãs” de determinadas etapas ou partes do projeto e passam a interagir de maneira mais consistente com a sua empresa e acompanhar mais de perto as suas ações.

 

5. Feedback imediato

Ao expor sua ideia, a impressão das pessoas sobre ela chega muito rapidamente. Como é possível fazer comentários na página em que seu projeto será publicado, os investidores costumam compartilhar suas opiniões, sugestões e críticas sobre a iniciativa. Essa interação é capaz de fazer com que você tenha insights a respeito da aceitação e opinião das pessoas sobre o projeto de maneira muito mais rápida.

 

Esse feedback permite, inclusive, que você produza um conteúdo mais abrangente, visando esclarecer os detalhes do projeto e conquistar mais apoio à iniciativa.

 

6. Permite investimentos de baixo custo

Cá entre nós, não são todas as pessoas que possuem grandes quantias para investir em alguma iniciativa ou empresa, certo? Pois com a utilização de plataformas desse tipo, é possível expandir o leque de investidores, já que cada um investe o valor que pode.

 

Mesmo que a maioria não possa contribuir com muito, se você conseguir chamar a atenção de uma centena de pessoas, por exemplo, no fim das contas, essas pequenas contribuições somadas farão toda a diferença!

 

O empréstimo coletivo é uma modalidade que chegou para ficar e que só tende a crescer nos próximos anos. Através da humanização e democratização dos investimentos, esse tipo de atividade contribui de maneira efetiva para o desenvolvimento da sociedade, beneficiando tanto empresas quanto investidores e consumidores. Está esperando o que para entrar de vez nessa nova onda? Acredite, você colherá os frutos dessa ação muito antes do que imagina!

 

Gostou deste conteúdo? Acha que ele foi útil para você? Então assine a nossa newsletter e não perca mais nenhum post publicado aqui no blog!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Projeção de Vendas: um passo a passo para implementar em sua empresa
Por Controlle
Caixa 2: Entendendo os riscos de prestar serviços sem nota fiscal
Por Controlle
Produtividade: 5 dicas de gestão do tempo para pequenas empresas
Por Controlle
Pagamento recorrente: entenda as vantagens de aplicá-lo na sua empresa
Por Controlle
Controlle
Controlar as finanças da sua pequena empresa
ou startup, não precisa ser chato.

Conheça o Controlle, um gerenciador financeiro perfeito pra quem não gosta de perder tempo.

Faça como mais de 20 mil pessoas e receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter a gestão da sua empresa em ordem.