Dicas para reduzir o custo fixo do seu negócio

Dicas para reduzir o custo fixo

É muito importante que a empresa se ajuste ao cenário atual no mercado, e diante de crises e momentos de instabilidade econômica, é preciso se adaptar. Muitos empresários se viram prejudicados no último ano, muitos deles acabaram por fechar as portas diante das dificuldades trazidas pelo novo cenário mundial.

Para fugir dessa situação, é muito importante que um controle de custos seja realizado em seu negócio, visando maximizar a economia e manter as suas atividades de forma saudável. Para ajudá-lo, preparamos algumas dicas para reduzir o custo fixo do seu negócio sem prejudicar o andamento da empresa. Veja a seguir!

O que são custos fixos?

Os custos fixos da empresa são as despesas que se mantêm fixas independentemente das vendas ou dos resultados. Ou seja, são os custos necessários para manter o funcionamento do negócio, como aluguel, energia elétrica, estoque, salários de colaboradores, entre outros. Vejamos a seguir algumas práticas para reduzir esses custos e economizar no orçamento final da empresa.

Conheça o seu negócio

É vital conhecer todos os processos, atividades e funcionamento da estrutura da empresa, só assim você saberá a realidade do seu fluxo de caixa e das funcionalidades do seu negócio. Além disso, a missão, visão e valores do negócio devem ser claros, assim como os objetivos que você busca atingir. Só assim você poderá estabelecer os passos necessários para alcançar suas metas.

Repense a jornada de trabalho

Mais horas trabalhadas não significa que a produtividade será proporcionalmente maior. Analise as atividades realizadas pelos colaboradores, faça ajustes e otimize a jornada de trabalho. Dessa forma você reduzirá custos com pagamento de horas adicionais, além de consequentemente diminuir os gastos com energia elétrica.

Aproveite as tecnologias para reduzir seu custo fixo

Utilize soluções modernas para reduzir custos que antes eram praticamente imutáveis, por exemplo:

• Substitua lâmpadas incandescentes por opções fluorescentes: por ter maior vida útil e menor consumo, reduzirá os custos com energia elétrica.

• Utilize torneiras automáticas e controladores de fluxo para diminuir o consumo de água.

• Procure verificar o consumo de energia dos equipamentos antes de compra-los e substitua os que você puder, como computadores, televisores, ar-condicionado, etc.

• Utilize videoconferências e ligações pela internet para reduzir gastos com deslocamento de colaboradores.

• Use softwares de controle e gestão para otimizar algumas tarefas, como um sistema de gestão financeira, por exemplo.

Terceirize o que puder

Alguns serviços dentro de um ambiente empresarial podem ser terceirizados, como serviços de limpeza, segurança e tecnologia. Esse tipo de prática ajuda a sua empresa a economizar, além de obter um serviço mais especializado. Além disso, a gestão pode direcionar seu tempo e esforços em outras atividades relevantes e mais importantes.

Digitalize a sua empresa

Uma boa oportunidade para reduzir os custos fixos é diminuir os gastos com papel e impressão, além de ser ecologicamente correto. Procure digitalizar documentos, relatórios e quaisquer outros papeis, e migre para um serviço de nuvem. Não só vai reduzir os custos, como irá otimizar as atividades, ganhando tempo e eficiência, e de modo mais seguro.

Negocie com fornecedores

A sua empresa depende do fornecimento, isso é um fato. Converse com seus fornecedores, procure os melhores preços e condições, vale até mesmo buscar informações sobre a concorrência. Procure encontrar as melhores oportunidades no mercado e negocie sempre. Antes de aceitar uma proposta, analise seu impacto e o custo-benefício que ela trará para o seu negócio.

Quer saber mais sobre como cortar custo no seu negócio? Leia os conteúdos à seguir:

Gostou deste artigo, acesse o nosso site e conheça os nossos serviços! Faça também, um teste grátis de 7 dias!


Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade