Do conceito à execução: entenda tudo sobre as 4 funções administrativas

Escrito por:

Administrar um negócio exige do empreendedor um conhecimento prévio sobre as principais funções administrativas inerentes a qualquer empresa – independente do seu tamanho. Saber planejar organizar, dirigir e controlar a empresa são quesitos fundamentais para qualquer empreendedor que deseja permitir que seu negócio cresça e consolide-se em um mercado cada vez mais competitivo.

 

No artigo de hoje você descobrirá por que é tão importante compreender o conceito deste assunto e aprenderá a colocar estas 4 funções administrativas em prática no dia a dia da sua empresa. Boa leitura!

 

A importância das funções administrativas

 

A tarefa de administrar um negócio exige muito empenho, dedicação e conhecimento do empreendedor. Isso porque, para que todos os setores da empresa cresçam e caminhem de maneira positiva, o administrador precisa saber direcionar o negócio em todas as etapas do processo de gerenciamento, que vão desde o planejamento de qualquer tarefa, passando pela organização e direção e, por fim, o controle do que está sendo feito na empresa como um todo.

 

Estar à frente do negócio e conhecer os resultados da organização, saber delegar tarefas, planejar todos os passos da empresa e manter o controle administrativo – sabendo lidar tanto com situações positivas quanto com imprevistos e situações mais delicadas – são quesitos necessários para qualquer administrador que deseja alcançar o sucesso empresarial.

 

Saber conduzir a empresa corretamente, no entanto, pode não ser tão simples – até mesmo quando falamos de empresas menores. E é exatamente para auxiliar o administrador a manter as rédeas do seu negócio que existem as 4 funções administrativas que, se equilibradas, podem ajudar o gestor a desempenhar seu papel com excelência no comando da sua empresa.

 

As funções administrativas

 

As 4 funções administrativas foram criadas pelo engenheiro francês Jules Henri Fayol, e estão presentes em seu livro Administração Industrial e Geral, publicado nos primeiros anos do século XX. Este conceito, no entanto, continua bastante atual e presente em milhões de negócios ao redor do mundo.

 

Quer saber mais sobre estas 4 funções administrativas? Então acompanhe abaixo o significado de cada uma destas funções tão importantes para todo administrador!

 

Planejar

 

O ato de planejar se refere ao estabelecimento de objetivos da empresa, passando pela tarefa de definir quais caminhos seguir para atingir determinado objetivo. Saber planejar qualquer passo a ser dado no campo empresarial é fundamental para qualquer empreendedor, uma vez que, com planejamento, nenhuma decisão é tomada de maneira improvisada.

 

Na hora de planejar e estabelecer metas para o seu negócio, é importante considerar o cenário atual do mercado e da própria empresa e não se esquecer de projetar cenários futuros para o mercado. Lembre-se que, para ser eficaz, um planejamento deve ser atingível e construído sobre bases sólidas.

 

Organizar

 

Para colocar em prática tudo o que foi planejado é preciso ter organização. Organize os recursos da sua empresa, distribua tarefas entre seus colaboradores e mantenha todos os setores da empresa devidamente organizados sempre. Uma empresa organizada tende a aumentar sua produtividade e eficiência, evitando desperdícios e problemas relacionados à qualidade do trabalho realizado.

 

Dirigir

 

A função de dirigir está ligada à capacidade de liderança. Empenhe-se em mobilizar os seus recursos humanos tendo como objetivo o alcance dos resultados planejados anteriormente.

 

É fundamental que o administrador tenha em mente que não basta apenas delegar e distribuir tarefas para que o negócio seja dirigido de forma correta, mas faz-se necessário também influenciar e motivar os funcionários na medida correta, para que eles se sintam positivos e dispostos a contribuir com o crescimento do negócio ao longo do tempo.

 

Controlar

 

Após exercer as funções de planejar, organizar e dirigir, é preciso controlar todas as tarefas, planos e a força de trabalho da empresa. Saber controlar o negócio evita que uma série de problemas ocorram no dia a dia da organização

 

Procure criar padrões de desempenho, aplique ações corretivas quando for necessário, a fim de redirecionar a empresa para o caminho correto e direcione os esforços dos seus colaboradores em prol da conclusão dos objetivos traçados.

 

Colocando as 4 funções administrativas em prática

 

Colocar em prática estas funções administrativas requer cuidado e atenção. É imprescindível que haja um equilíbrio entre estas 4 funções, para que o negócio não desande ao longo do tempo.

 

De nada adianta, por exemplo, saber cativar seus colaboradores se você não consegue liderá-los, assim como de nada valerá se você sabe organizar os projetos inerentes ao seu negócio mas não tem a menor ideia de como controlá-lo no dia a dia. Por isso, é importante trabalhar cada uma destas capacidades administrativas, individualmente, para levar sua empresa a níveis cada vez mais elevados.

 

Procure identificar quais destas capacidades se mostram mais fortes dentro do seu papel como administrador e, após uma autoanálise completa, busque aperfeiçoar-se nas funções que ainda não domina ou que, eventualmente, precisam de ajustes.

 

Aproveite seus pontos fortes e utilize-os ao seu favor e em favor da sua empresa, jamais se esquecendo de sempre tentar melhorar os pontos mais fracos. Com empenho e força de vontade você conseguirá colocar estas 4 funções administrativas em prática e, certamente, colherá frutos positivos em seu negócio ao longo do tempo!

 

Gostou do artigo de hoje? Então compartilhe-o nas suas redes sociais com seus amigos!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Produtividade: 5 dicas de gestão do tempo para pequenas empresas
Por Controlle
OKR: como funciona a metodologia que deu suporte ao crescimento do Google
Por Controlle
Gestão de processos para pequenas empresas
Por Controlle
10 Dicas para encantar seus clientes
Por Controlle
Controlle
Controlar as finanças da sua pequena empresa
ou startup, não precisa ser chato.

Conheça o Controlle, um gerenciador financeiro perfeito pra quem não gosta de perder tempo.

Faça como mais de 20 mil pessoas e receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter a gestão da sua empresa em ordem.