Controlle Blog Logo
Imagem sobre Empreendedor, já planejou suas férias?

Empreendedorismo

Empreendedor, já planejou suas férias?

Co

Por: Controlle

16 de julho de 2015

4min

Ser empreendedor e dono do seu próprio negócio exige muita, muita dedicação mesmo, significa ser apaixonado pelo seu trabalho e estar ligado a ele sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia — ou seja, sempre! Mas, como ninguém é de ferro (nem mesmo você empreendedor), é preciso encontrar momentos de paz e tranquilidade para descansar, cuidar da saúde, do seu bem-estar e voltar revigorado e cheio de novas ideias para dar um novo gás ao seu negócio. Por isso, confira em nosso artigo por que é tão importante que em algum momento você consiga um tempinho para cuidar de si — e qual é o momento certo para tirar essas férias sem comprometer os seus negócios!

Por que é tão importante tirar férias?

Por mais que você seja apaixonado pelo que faz e realmente goste de oferecer dedicação total ao seu empreendimento, é muito importante que, em algum momento do ano, você volte suas atenções para si mesmo, para sua família, para seu bem-estar, sua saúde, enfim, para você — mesmo que seja por um curto período de tempo. É importante sim (e muito) tirar umas férias, viajar, descansar e respirar um ar puro de vez em quando, todo mundo merece isso e, principalmente, quem se dedica tanto ao seu trabalho como você. Lembre-se também que, de tempos em tempos, é preciso quebrar um pouco a rotina do dia a dia, livrar-se do estresse e esvaziar a cabeça. A sua saúde agradece e o seu negócio também! Uma mente descansada é mais criativa, pensa melhor e é capaz de raciocinar bem diante das adversidades. Por mais que você não sinta necessidade de tirar férias mais longas por agora, essa pode acabar sendo a chave para que o seu empreendimento seja visto de uma nova maneira. Depois de um período de descanso, você fica mais animado e revigorado, e pode ter a chance de dar um gás e inovar nos negócios. Muitas vezes só o que você precisa é dar uma olhadinha na situação pelo lado de fora para conseguir enxergar o que pode e o que deve ser mudado ou melhorado!

Qual é o momento ideal para o empreendedor entrar de férias?

Assim como tudo no seu negócio provavelmente segue um planejamento — se não é assim, deveria ser —, as suas férias também devem ser pensadas com antecedência para que você possa deixar tudo em ordem no negócio e aproveitá-las tranquilamente e sem preocupações. Analise com atenção: qual é o período do ano em que o seu negócio exige uma demanda maior de serviço e qual é a época em que tudo dá uma sossegada? Aproveite esses períodos de pouca movimentação, que é quando o negócio não exigirá tanto a sua interferência, e tire as suas merecidas férias!

Como fica o negócio quando o gestor tira férias?

É exatamente por isso que precisa haver todo um planejamento antes dessas férias acontecerem de fato. É preciso que você converse com toda a equipe, adiante seus compromissos para não deixar nada pendente, avise aos fornecedores e clientes e, principalmente, escolha alguém de muitíssima confiança para ficar responsável por tudo durante a sua ausência. É preciso delegar suas tarefas entre os seus colaboradores mais competentes e confiáveis para que fiquem responsáveis por cada detalhe na empresa — e esclarecer abertamente, a toda a equipe, qual será o papel de cada um na ausência do gestor. Antes de sair de férias ainda é interessante pensar em dar um treinamento para essas pessoas, para garantir que um bom trabalho continuará a ser feito mesmo na sua ausência!

Até quanto tempo essas férias podem (e devem) durar?

Esse é um dado que depende muito de dois fatores:

Maturidade do seu negócio

Quanto tempo ele aguenta sem a sua interferência? Se sua empresa já é sólida no mercado e conta com uma boa equipe, isso te dá mais tranquilidade para sair de férias com aquela sensação de que o seu negócio já consegue andar sozinho — pelo menos por algum tempo.

O quanto o negócio exige do gestor

O quão estressante e cansativo o negócio tem sido? Se você tem passado os últimos tempos de cabelo em pé, na correria para lá e pra cá, ansioso fechando contratos, negociando com fornecedores ou compradores, é provável que vá precisar de umas férias um pouco mais longas para conseguir se dedicar melhor à sua família, cuidar da saúde e se revigorar. Mas se você tem um negócio super tranquilo, que não tem exigido tanto esforço e preocupação nos últimos tempos, nem causado muito estresse, provavelmente você não vai sentir necessidade de tanto tempo para se recuperar (é relativo). Um mês de férias é um período médio, bom e suficiente para colocar tudo em ordem na sua vida pessoal, mas para aqueles negócios que ainda não tenham maturidade suficiente para ficar um mês sem a sua presença, você pode pensar em dividir suas férias em períodos menores, espalhados ao longo do ano. Seja em duas férias de quinze dias em épocas diferentes, ou ainda dividir um mês de férias em quatro pausas de uma semana é uma maneira de dar uma descansada sem afetar tanto a saúde do seu negócio. Então, que tal começar a planejar suas próximas férias? Não subestime a importância que um tempo de descanso pode ter para você e para a sua saúde — e também para o seu empreendimento. Tem mais alguma dica que ajude quem esteja pensando em tirar umas férias mas não sabe como organizar bem o seu negócio para isso? Compartilhe conosco deixando seu comentário!

Compartilhe

Co

Controlle

Desde 2017, facilitamos e descomplicamos a gestão financeira do seu negócio. Explore nosso conteúdo gratuito e ganhe mais controle sobre as finanças da sua empresa com o Controlle.