Empréstimo para empresa: para que serve, quando solicitar e como escolher?

Quem faz a gestão de um negócio, seja ele de qualquer porte, sabe que muitas vezes é necessário buscar capital de terceiros para potencializar os resultados ou resolver pendências. Nesse contexto, buscar um empréstimo para empresa pode ser uma boa estratégia.

Esse tipo de crédito destina-se exclusivamente às pessoas jurídicas e se divide em diversos tipos. Dessa forma, é possível encontrar uma alternativa que seja adequada para as necessidades do negócio.

Quer entender melhor o que é um empréstimo para a empresa e como escolher entre as diversas alternativas? Neste conteúdo, você aprenderá mais sobre o assunto!

O que é e como funciona um empréstimo para empresa?

Os empréstimos são linhas de crédito bastante conhecidas entre a população. Eles são oferecidos por bancos tradicionais ou outras instituições financeiras e seu principal objetivo é oferecer dinheiro emprestado.

Funciona assim: o solicitante procura a instituição financeira e verifica as condições do contrato do empréstimo. Então ele faz o pedido e, caso seja aprovado, o banco empresta um montante à vista à empresa. Assim, ela pode utilizar esses valores de acordo com suas necessidades e planejamento.

Como o dinheiro é emprestado, a pessoa jurídica precisará devolver os valores. Isso acontece por meio de pagamentos recorrentes — geralmente mensais — até que o débito seja quitado com a instituição financeira.

Para que o banco tenha lucro, sobre essas parcelas incidirão os juros remuneratórios e outras taxas. Portanto, a empresa sempre devolverá um valor maior do que aquele que foi emprestado.

Como cada instituição financeira tem suas próprias condições, não há um montante padronizado a respeito dos juros cobrados. Por isso, é fundamental pesquisar as alternativas para verificar aquelas que contam com as melhores condições de pagamento e custo efetivo total (CET) mais baixo.

Para que serve o empréstimo?

Se o pagamento das parcelas do empréstimo soma um valor maior do que o dinheiro emprestado à empresa, para que serve esse crédito?

A principal finalidade de um empréstimo é possibilitar ou adiantar a utilização de um capital elevado. Desse modo, existem diversos objetivos financeiros que podem ser facilitados com um empréstimo.

Imagine que um negócio tem planos de expansão, com contratação de funcionários e compra de novas máquinas. Para que essa estratégia funcione, é preciso aproveitar o momento do mercado e novas demandas dos consumidores, saindo na frente dos concorrentes.

Muitas vezes, a empresa não tem capital suficiente para realizar essa expansão. Se ela se planejar para juntar dinheiro com o tempo, pode perder o timing do mercado e não ter frutos tão positivos.

Nesse exemplo, um empréstimo pode suprir as necessidades da gestão, possibilitando o aumento de produção do negócio e sua modernização. 

Além disso, existem diversas outras situações em que um empréstimo pode ser utilizado de forma vantajosa. Um exemplo comum é o pagamento de contas que, se atrasarem, podem acarretar a inclusão de multas e juros de mora.

Nesses cenários, é possível verificar se as condições do empréstimo são mais benéficas que os custos do atraso da conta. Em caso positivo, tomar o crédito ajuda a reduzir os possíveis custos da empresa.

Quais são os tipos de empréstimo disponíveis para empresa?

Você já sabe o que é um empréstimo e como ele pode ser utilizado. Logo, vale a pena conhecer os tipos de contrato disponíveis às empresas. 

Confira os principais:

Com garantia real

O primeiro tipo de empréstimo que merece menção é aquele com garantia real. Aqui, convém saber que as instituições financeiras precisam minimizar o risco de inadimplência ao oferecer empréstimos. Afinal, ele representa a chance de o tomador não pagar as parcelas e trazer prejuízos.

Uma forma de garantir o contrato é solicitar um bem que servirá como pagamento se o tomador se tornar inadimplente. A garantia real, nessa situação, é um imóvel em nome da empresa ou de um sócio do negócio.

Com essa garantia, a instituição financeira reduz o seu risco de crédito e conseguirá, inclusive, oferecer condições de pagamento melhores para a empresa.

Com garantia de automóvel

O empréstimo também pode trazer uma garantia de automóvel. Mas, como o bem costuma ter um valor menor do que os imóveis, as condições não são tão favoráveis quanto em um empréstimo com garantia real.

No entanto, o empréstimo com garantia de automóvel ainda é mais benéfico para a instituição financeira quando comparado ao oferecimento de crédito sem garantias. Dessa maneira, ele pode ser utilizado para reduzir juros e outras taxas aplicadas.

Para capital de giro

Por fim, vale citar o empréstimo para capital de giro. Ele se destina às empresas que precisam melhorar o caixa para pagamento de custos operacionais de determinado período.

Esse tipo de crédito costuma ter condições diferentes que outros empréstimos, como prazo menos elástico de pagamento e valores reduzidos. Com isso, a empresa consegue cumprir suas obrigações, manter as atividades e não ter uma dívida tão alta para pagamento.

De toda forma, vale entender que cada instituição financeira tem suas próprias condições, que variam conforme os tipos de empréstimos. Então você deve sempre avaliar cada alternativa e definir a mais vantajosa para seu negócio.

Como escolher um empréstimo empresarial? 

Para escolher um empréstimo empresarial, a principal dica é realizar um bom planejamento financeiro e definir as necessidades do negócio. Ao adotar essas medidas, os gestores evitam se endividar de forma elevada sem necessidade para a realidade da empresa.

Além disso, como vimos, a pesquisa em diversas instituições é uma prática a se considerar. Portanto, sempre avalie os juros cobrados, o prazo para pagamento, se há outras taxas incluídas e o procedimento para aprovação.

Se a empresa quer minimizar o endividamento, é possível recorrer à antecipação de recebíveis. Esse tipo de crédito não é um empréstimo. Na verdade, a empresa cede seus direitos de receber pagamentos de clientes a uma securitizadora.

Já a securitizadora efetua um pagamento à vista para a empresa, “comprando” os recebíveis. Desse modo, não é preciso devolver valores, se endividar ou ter outras pendências financeiras mais comuns em empréstimos. Portanto, avalie todas as possibilidades para encontrar a mais adequada para o negócio. 

Conseguiu entender como funciona um empréstimo para empresa, para quais finalidades ele pode ser utilizado e como escolher entre as diversas opções? Não se esqueça de avaliar com cuidado a necessidade do crédito e considerar alternativas que podem trazer mais benefícios para o empreendimento.

Precisa de um sistema para realizar um controle financeiro eficiente na sua empresa? Então conte com o Controlle!

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade