Endividamento: descubra se sua empresa está no vermelho

Endividamento

Avaliar se sua empresa está dando lucro ou prejuízo é uma tarefa fundamental para que se determine se ela está ou não no vermelho, ou melhor, é uma atitude que possibilita que você saiba se seu negócio está indo bem.

No entanto, muitos gestores têm dificuldade em saber quando uma empresa está no vermelho. Tendo isso em vista, elaboramos este conteúdo para apresentar algumas dicas que podem ajudá-lo a descobrir isso. Confira!

Apure os resultados de sua empresa

Um caminho adotado por muitos empresários para saber se um negócio está em endividamento, é apurando seus resultados.

De acordo com o SEBRAE, trata-se de uma forma de gestão econômica que possibilita ao gestor conhecer os números no fim de determinado período, que pode ser um mês, trimestral, semestre ou anual.

A apuração dos resultados ajuda o gestor não apenas a verificar se a empresa se encontra no vermelho, mas também contribui para identificar falhas na gestão financeira do negócio.

Em síntese, por meio da apuração dos resultados, podemos encontrar o ponto de equilíbrio que o empreendimento precisa para se tornar sustentável e lucrativo.

Sistema de controle financeiro

Como apurar os resultados da empresa?

O processo é simples: basta verificar qual é a diferença entre tudo aquilo que foi vendido e gasto durante um determinado período.

Supondo que o período a ser apurado seja de um mês. Então, nesse caso, você alcança a diferença subtraindo o valor de tudo aquilo que foi vendido nesse mês menos o valor que foi utilizado nesse período para quitar os compromissos financeiros.

Depois, faça uma comparação, usando como referência o mesmo mês do ano passado. Fazendo isso, você saberá se seu negócio está crescendo ou não ou tendo endividamento.

Analise o fluxo de caixa

Outra forma de saber se seu negócio está no vermelho é analisando atentamente o fluxo de caixa.

É a ferramenta que controla as entradas e saídas de dinheiro de sua empresa, isso por um período determinado.

Por exemplo, se no mês de março entrou apenas R$ 5 mil em seu caixa, mas saiu R$ 10 mil (por conta de saldo de outros meses), isso pode ser um sinal de que a sua empresa poderá entrar no vermelho.

O fluxo de caixa é a ferramenta ideal para quem deseja melhor controlar os recursos financeiros de uma empresa, uma vez que registra tanto as entradas como as saídas.

Dados que ampliam a visão do gestor e faz com que ele tenha cautela na hora de tomar decisões que comprometam o financeiro da empresa.

Conclusão

Como vimos, você pode tanto apurar os resultados como aferir o fluxo de caixa para verificar se a sua empresa se encontra no vermelho.

Você pode contar com nossa solução, Controlle, para realizar esse processo de forma eficiente e produtiva.

Ele conta com tudo o que a sua empresa precisa para gerir eficientemente seu financeiro. Que tal?

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade