Entenda o que um bom RH pode fazer pela sua empresa

Alguns empresários, mesmo aqueles já bem-sucedidos em seu ramo de...

Alguns empresários, mesmo aqueles já bem-sucedidos em seu ramo de negócios, não conseguem observar muito bem o que é a área de Recursos Humanos e nem as vantagens que a implementação de boas técnicas e condutas neste setor poderia trazer para a empresa.

O gerenciamento de RH não serve apenas para identificar os talentos que poderão ser mais proveitosos como colaboradores da empresa em uma seletiva de empregos, mas também é uma área muito importante para o bom funcionamento integrado da companhia. Você gostaria de saber mais sobre o assunto? Então, veja o que as práticas de RH podem fazer por sua empresa!

1 – Seleção de profissionais com o perfil da empresa

Os colaboradores que trabalham no RH (ou cumprem tal função, no caso de pequenas empresas) de fato cuidam da parte operacional relacionada a entrevistas de emprego e possuem os conhecimentos necessários para identificar novos talentos para sua empresa. Nesse sentido, eles analisam perfis, comparam os currículos e as habilitações dos candidatos e selecionam os melhores funcionários para integrar os quadros da firma.

2 – Definição e gerenciamento de salários e benefícios

Mas, além disso, o setor cuida de diversas outras atividades que lidam diretamente com as  capacidades ligadas aos grupos de colaboradores existentes. Por exemplo, um RH competente conseguirá, dentro das possibilidades da empresa, elaborar um programa de remuneração de forma estratégica, com o intuito de reter os talentos. Ainda nessa questão, poderá ser também preparado um programa de benefícios, contando com planos de saúde, vale-alimentação, seguros diversos, entre outras formas de fazer com que o funcionário se sinta bem, mais produtivo e estimulado para permanecer trabalhando para você.

3 – Contato direto com funcionários

É frequente que o RH se encarregue ainda de levar críticas, propostas e elogios movidos pelos funcionários, sobretudo aqueles provenientes das operações de base nas grandes organizações, para o conhecimento dos chefes de setor ou do administrador geral. Pode-se contar com o RH também para responsabilizar-se de toda a papelada administrativa pertinente ao desligamento de funcionários da empresa.

4 – Análise do desempenho dos funcionários

As políticas de recursos humanos precisam acompanhar e desempenhar as estratégias, o desenvolvimento e as metas que a empresa possui. Assim, os colaboradores do setor devem estar sempre atentos para os estudos, a atualização e as ferramentas que surgem com as novas tecnologias, a fim de aperfeiçoarem cada vez mais os instrumentos de controle, análise de dados e planejamento.

5 – Como obter as melhores práticas de RH para a sua empresa?

Para executar as boas práticas, são necessários bons profissionais e planejamento estratégico. Sua organização pode ser de pequeno porte, ou estar iniciando sua expansão, ou ainda trabalhar com vários nichos de atividades e estratégias de mercado ao mesmo tempo: um plano de ação bem estruturado sobre recursos humanos sempre será benéfico para o empreendimento. O setor é principal regulador do capital humano da empresa, e suas práticas e métodos poderão servir de agente motivador para alavancar a produtividade dos negócios.

6 – Setor de RH ou um único profissional?

É claro que existe uma solução mais adequada para o tamanho de sua empresa! Para chegar a essa projeção, é preciso avaliar detalhadamente e com tranquilidade a demanda inicial de suas atividades. Uma boa dica neste período de instauração dos trabalhos de RH seria pesquisar o funcionamento dele em outras empresas de igual porte e requisições e fazer a comparação com a sua empresa.

As características de sua empresa e os objetivos traçados vão demarcar a relevância de se destacar um departamento específico para se trabalhar com o RH, ou se bastaria contratar um profissional que viesse a trabalhar na área para dar conta da demanda examinada. De todo modo, são as pessoas certificadas nesse tipo de conhecimento que serão as mais capazes de apresentar soluções competentes para o setor.

7 – Tenha feedbacks dos funcionários

Criar uma avaliação do ambiente de trabalho a ser discutida e realizada pelos colaboradores que já estão contratados e trabalhando normalmente nas várias subdivisões da companhia também pode oferecer importantes dados estratégicos internos. Com essas informações nas mãos, será viável melhorar efetivamente a gestão de pessoas com o auxílio do plano de RH a ser traçado, capacitando os colaboradores da maneira mais adequada para melhor administrar os comportamentos internos e potencializar o desempenho operacional e criativo.

Se a sua empresa sofre com dificuldades na gestão de pessoas, talvez seja a hora de procurar fazer cursos para entender mais sobre recursos humanos e obter o auxílio de profissionais dessa área, a fim de adotar práticas de sucesso.

Sua empresa tem um setor ou profissional de RH que faz uso de boas práticas? Quais os resultados positivos da gestão dos recursos humanos? Comente!

Deixe seu comentário