Regime de caixa e competência: o que são e quais seus diferencias

Regime de caixa e regime de competência são dois termos muito usados para auxiliar na gestão financeira de uma empresa. Apesar de existirem similaridades entres esses dois regimes contábeis, é preciso entender as características e diferenças para usá-los corretamente.

O registro adequado dos valores que entram e saem são vitais. Não apenas pelas questões financeiras, como para avaliar o sucesso do mesmo. Para ajudar você a controlar as finanças da sua empresa, elaboramos um guia sobre regime de caixa e regime de competência. Entenda o que são, os prós e contras de cada um e como eles funcionam na prática a seguir.

O que é regime de caixa?

O regime de caixa é o modelo que contabiliza a entrada e saída de dinheiro a partir da transação monetária. Ou seja, você só considera uma venda ou uma despesa quando paga ou recebe. Mesmo que um contrato tenha sido realizado antes, ele não é considerado por si só.

Na prática, imagine que sua empresa faz um contrato com um fornecedor para pagamento em 2 parcelas. O regime de caixa considerará apenas a movimentação financeira. Quando pagar a primeira parcela, será registrado uma saída. Na segunda parcela, outra saída. Mesmo que saiba que no mês seguinte deverá pagar a quantia, ela não é considerada no regime de caixa até sair da conta.

Quais as vantagens e desvantagens do regime de caixa?

A vantagem do regime de caixa é que ele é simples. Ele indica o valor que tem no caixa e o dia exato que o dinheiro entra e sai da conta. Por isso, é considerado um registro do fluxo de caixa fácil de ser manter.

A desvantagem do regime de caixa é que pode dar uma falsa noção da situação financeira do negócio. Ao ignorar pagamentos futuros, o regime de caixa pode estar positivo em um mês e “repentinamente” ficar negativo em outro.

O que é regime de competência?

Já o regime de competência é o sistema de controle financeiro que considera o ato da compra ou venda. Em outras palavras, no momento que você faz um contrato ou um cliente faz a compra, o regime de competência registra.

O regime de competência age independentemente da entrada ou saída do caixa. Suponha que no mesmo dia você fez uma venda à vista e assinou um contrato com um fornecedor para pagar no recebimento. Ambas transações são incluídas no regime de competência, ainda que uma tenha afetado a conta na hora e outra não.

Quais as vantagens e desvantagens do regime de competência?

A vantagem do regime de competência é que ele facilita o planejamento do controle financeiro. Você pode saber quando fez uma determinada compra e como ela se reflete no seu fluxo de caixa. O mesmo vale para as vendas.

A desvantagem é que o regime de competência pode “se perder” do presente. Um mês com muitos contratos e investimentos pode dar a entender que está endividado. Quando na realidade são contratos com datas de transação monetárias diferentes e que não representam um momento ruim da empresa.

Diferenças e semelhanças entre os dois regimes contábeis

Regime de caixa e regime de competência em geral acontecem em momentos distintos. Ao fazer emissão de boleto, por exemplo, o valor é contado no regime de competência na hora. Mas ele só entrará no regime de caixa quando a quantia mexer na conta.

Se a decisão da compra/venda e o pagamento ocorrerem no mesmo dia, então o fato será registrado pelo regime de caixa e regime de competência simultaneamente. Por isso, o ideal para seu fluxo de caixa é usar ambos regime de caixa e regime de competência.

Empresas pequenas podem manter uma boa gestão financeira apenas com o regime de caixa. Mas, quando o negócio cresce e as contas de complicam, então o regime de competência se faz necessário.

Por fim, é importante contar com a ajuda de um software para controle financeiro. Como o Controle, por exemplo, é possível manter o regime de caixa e regime de competência e analisar os dados necessários para a gestão.

Quer saber mais sobre gestão financeira e como aplicar da melhor forma no seu negócio? Entre aqui para nossa lista vim e recebe nossos conteúdos no seu email.


Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade