Equipe de marketing: contratar ou terceirizar?

Escrito por:

Atualmente, a grande aposta das empresas é no marketing digital. É no mundo online que muitas empresas acabam encontrando suas melhores oportunidades e, dessa maneira, o campo possui grande perspectiva de crescimento.

 

Mesmo tendo conhecimento desse potencial, muitos empreendedores ainda se preocupam com uma questão: “devo optar por uma equipe de marketing interna ou terceirizada?”. Isso porque, de fato, existem motivos que os levam a optar tanto por um grupo de trabalho interno quanto externo.

 

marketing digital é amplo, conta com inúmeras estratégias e, por isso, requer profissionais capacitados que sejam capazes de lidar com todas elas de maneira assertiva.

 

Nesse contexto, não são todos que conseguem arcar com os custos de montar a sua própria equipe de marketing. Já o ato de terceirizar pode ter os seus riscos, já que os profissionais contratados não vivem o cotidiano da empresa e terão mais dificuldade de se aprofundar em seu mercado, conhecer os concorrentes, enxergar o diferencial, etc.

 

Se você se encontra nessa situação, acompanhe nosso post para saber os prós e contras de optar por cada tipo de equipe. Confira!

 

Avalie as competências necessárias

O profissional que vai lidar com o marketing digital deve ter as competências necessárias para tanto. Nesse quesito, a melhor opção pode ser terceirizar o serviço e deixá-lo nas mãos de uma agência de marketing, que saberá lidar com os serviços de maneira especializada.

 

Outro fator importante aqui é o custo: antes de tudo, avalie se sua empresa tem o budget disponível para montar toda uma equipe de marketing digital com profissionais capacitados, pois os custos não são nada baixos. Os serviços de uma agência de marketing não deixarão a desejar e podem ser a opção mais viável para muitas empresas que querem garantir a presença no mundo online, pagando por um serviço de marketing digital de qualidade e muito profissional.

 

Você deve pensar antes de optar por uma agência especializada e averiguar se ela atenderá às suas necessidades, se tem credibilidade e confiança no mercado, etc. Procure saber quais são os outros clientes da empresa para decidir se ela é ou não a mais adequada.

 

Tenha em mente o tempo e a dedicação

O marketing digital pode demandar muito tempo e planejamento de uma equipe. Pense: para que a estratégia seja efetiva, é importante que exista um conteúdo periódico em seu canal, seja duas, três, ou quatro vezes na semana. Também deve ser um conteúdo bem montado, com conhecimento sobre o produto, estruturado para que você alcance seus objetivos e sabendo quem é o público-alvo.

 

Deixar essa tarefa nas mãos de um terceiro pode ser uma boa escolha, já que você terá profissionais com tempo e dedicação para, por exemplo, planejar e preparar o conteúdo de seu blog corporativo. O importante é ter a garantia de que é um serviço que cumpre com prazos, pedidos, e oferece um atendimento de qualidade.

 

O ideal seria ter, em sua empresa, um gestor responsável pelo marketing digital para comandar o planejamento e as estratégias, deixando as demandas nas mãos de uma agência especializada, que saberá lidar com todos os serviços de maneira interdisciplinar, aumentando a eficácia da estratégia de marketing.

 

Defina seus objetivos

Defina, antes de tudo, o que compõe a sua estratégia de marketing digital — SEO, conteúdo, mídia, design ou monitoramento, seja um ou todos. Para mídia e conteúdo, por exemplo, vale a pena optar por um terceiro, já que não é fácil de encontrar (e nem barato) os profissionais necessários para trabalhar nesses nichos.

 

Mas, se o seu objetivo é apostar totalmente no marketing digital e o budget investido não for pequeno, terceirizar pode ser um risco. Nesse caso, vale a pena montar uma equipe própria e especializada, com conhecimento de suas metas e mercado. Ainda assim, optar por uma consultoria de marketing digital, mesmo com uma equipe interna trabalhando nisso, pode ser uma boa estratégia — afinal, como especialistas eles possuem mais domínio sobre algumas métricas, técnicas e conhecimentos específicos que são necessários para o cotidiano do marketing digital.

 

De fato, essa não é uma escolha fácil — a proporção de motivos que te levam a optar por uma equipe de marketing digital terceirizada é a mesma que aponta que uma equipe interna pode ser a melhor opção.

 

Para começar o processo de escolha, uma boa ideia pode ser fazer o acompanhamento financeiro de sua empresa, avaliando qual o orçamento disponível para essas estratégias e, a partir disso, avaliar qual atende melhor às suas necessidades. Tenha em mente que prazo, compromisso e conexão entre todas as áreas do marketing digital é algo essencial — mas algum terá maior importância para você. Se você ainda não aposta no marketing digital, é melhor correr!

 

Já sabe qual é a melhor opção para você ou ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário e nos conte!

 

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Facebook para pequenas empresas: 5 dicas valiosas para sua fanpage
Por Controlle
Customer Success: o que é e por que investir nessa estratégia?
Por Controlle
Missão, Visão e Valores: aprenda a definir as da sua empresa
Por Controlle
Follow-up de vendas: o que é e como fazer na sua empresa
Por Controlle
Controlle
Controlar as finanças da sua pequena empresa
ou startup, não precisa ser chato.

Conheça o Controlle, um gerenciador financeiro perfeito pra quem não gosta de perder tempo.

Faça como mais de 20 mil pessoas e receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter a gestão da sua empresa em ordem.