Facebook para pequenas empresas: a força dessa estratégia

Escrito por:

Você é um micro ou pequeno empreendedor e ainda não utiliza o Facebook para pequenas empresas para alavancar seu negócio? Se sua resposta for sim, saiba que você está cometendo um grande erro!

Em um ambiente cada vez mais online e digital, é fundamental que empresas de todos os tamanhos adotem estratégias de marketing para diversas redes sociais – como o Facebook. E deixar de posicionar seu negócio neste ambiente pode resultar em menos negócios e menor contato com seu público-alvo.

Mas resolver este problema é possível – e de maneira bastante simples. No artigo de hoje você entenderá mais sobre a força da estratégia de marketing no Facebook para pequenas empresas e descobrirá como aplicá-la no seu negócio.

Acompanhe!

 

O Facebook no Brasil

 

A primeira questão que precisa estar bem clara para qualquer empreendedor que ainda não utiliza o Facebook para pequenas empresas em sua estratégia de marketing é o poder desta rede social no Brasil.

Apesar de redes como o Instagram (que pertence, inclusive, ao Facebook) avançarem cada vez mais entre os brasileiros, é notória a importância do Facebook para o dia a dia de muitas pessoas e empresas. Grupos, páginas e perfis estão sempre surgindo na rede social – mantendo sempre aquecido o processo de interação entre os usuários da rede.

E é exatamente por conta desta realidade que se faz tão necessária a manutenção de estratégias que permitam a exposição contínua de marcas, serviços e produtos – fomentando as vendas online e o posicionamento da empresa no ambiente digital.

 

A importância do marketing no Facebook

 

O Facebook, portanto, deve ser visto pelo pequeno empreendedor como uma poderosa ferramenta de promoção online da sua marca, dos seus serviços e produtos e do seu negócio como um todo.

Todavia, não é incomum encontrar empresários que ignoram a importância do marketing no Facebook e a adoção de estratégias para se relacionar com o cliente nesta rede social. O que é um grande erro.

Se usado corretamente, o Facebook pode ajudar qualquer empresa a criar um relacionamento com seu público, consolidar sua marca e fomentar o negócio. Tudo de maneira online, em uma estratégia que pode ser realizada a partir de um relacionamento bastante reduzido.

Por isso, se você ainda não tem uma presença online consolidada ou sequer utiliza o Facebook em sua estratégia de marketing, talvez seja o momento de fazer ajustes. E marcar presença da sua empresa também nesta rede social.

 

As melhores estratégias de Facebook para pequenas empresas

 

Agora que você entendeu a força que o Facebook mantém no mercado brasileiro e descobriu a importância de ter uma estratégia de marketing no Facebook para pequenas empresas, é o momento de conhecer as melhores estratégias de marketing no Facebook.

Tenha em mente, em primeiro lugar, que a manutenção de uma estratégia de marketing no Facebook da sua empresa terá como objetivo principal manter um relacionamento com seu cliente, posicionar sua marca no ambiente digital e transformar seus esforços em negócios.

A rede social também pode – e deve – ser utilizada para captar novos clientes em potencial e até mesmo como ferramenta de pós-venda. Afinal, seu cliente também estará no Facebook, disposto a entrar em contato com a sua página ou perfil na rede em caso de problemas.

Definir as melhores estratégias para fazer bom uso do Facebook e trazer resultados à sua empresa é uma tarefa particular. Isso porque cada empresa tem uma estratégia macro diferente, que deve ser respeitada.

Entretanto, saiba que será preciso que você tenha uma estratégia bem definida, assim como seus objetivos, para que suas ações no Facebook surtam efeito. Tente identificar de que modo manter um relacionamento com seu público-alvo poderá ser mais efetivo para seu negócio, verifique quais conteúdos poderão gerar maior engajamento e satisfazer seus clientes ou futuros clientes.

Neste processo, é fundamental elaborar um projeto de marketing para Facebook para pequenas empresas. Nele, você deverá definir as diretrizes a serem seguidas pelo seu negócio e planejar o que será publicado, quanto será investido, o que será impulsionado. 

Tudo isso em prol da presença da sua empresa no Facebook e na fomentação de novos negócios.

 

Como divulgar minha empresa no Facebook?

 

Como você pode perceber, fazer marketing no Facebook para pequenas empresas não é uma tarefa tão difícil. Contudo, você deve ter em mente que é preciso se dedicar a esta tarefa e adotar uma atuação profissional na hora de estabelecer as estratégias de marketing para esta rede social. E também na hora de executá-las.

Afinal, se você não manter a técnica e o profissionalismo nesta importante etapa de posicionamento do seu negócio no Facebook, você correrá riscos de perder tempo e recursos. E nenhum empreendedor deseja desperdiçar nenhum minuto ou qualquer centavo em estratégias ineficientes, não é mesmo?

Portanto, o primeiro passo para divulgar sua empresa no Facebook de maneira correta é criar uma Fan Page profissional, que traga informações claras e relevantes sobre o seu negócio. Em um segundo momento, é importante trabalhar para criar uma base sólida de seguidores – a fim de garantir um bom engajamento e, consequentemente, as vendas da sua empresa.

Para isso, ofereça conteúdo relevante aos seus fãs, que possam ser interessantes e úteis para eles. Somente desta forma você conseguirá curtidas, comentários e compartilhamentos e, consequentemente, o impulsionamento do seu negócio no ambiente online.

Aproveite também para divulgar seus produtos e serviços, fazer promoções e interagir com seu público-alvo. 

Lembre-se, por fim, que nenhuma destas ações deve ser realizada a esmo. Foque na estratégia estabelecida e siga cada passo do seu plano de marketing no Facebook para pequenas empresas. Desta forma, ficará muito mais fácil conquistar suas metas e objetivos neste ambiente.

 

Conclusão

 

O uso do Facebook para pequenas empresas como parte da estratégia de marketing global do negócio é fundamental em qualquer lugar do mundo. No Brasil, esta necessidade é ainda mais presente, graças à importância desta rede social no país.

Se você possui uma empresa que ainda não está presente no Facebook, este pode ser o momento ideal para repensar suas estratégias e adotar medidas para posicionar sua marca no Facebook o quanto antes.

Trace um plano e execute-o da maneira mais profissional possível. Aliando uma estratégia eficiente com alto poder de execução será muito mais fácil alcançar bons resultados com sua estratégia no Facebook para pequenas empresas e fazer seu negócio avançar!

 

E você, tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário e compartilhe-as conosco!

 

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

vantagens do whatsapp Business para o seu negócio
Saiba as principais vantagens do WhatsApp Business para o seu negócio
Por Controlle
inteligencia artificial
Inteligência Artificial (IA) e seu impacto nos negócios
Por Controlle
7 dicas para aplicar a gestão de RH a favor da sua empresa
Por Coalize
7 indicadores financeiros indispensáveis para pequenas empresas
Por Controlle
Controlle
Controlar as finanças da sua pequena empresa
ou startup, não precisa ser chato.

Conheça o Controlle, um gerenciador financeiro perfeito pra quem não gosta de perder tempo.

Faça como mais de 20 mil pessoas e receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter a gestão da sua empresa em ordem.