Gestão do tempo: 5 ferramentas que vão ajudar na produtividade

Gestão do tempo

O tempo é um dos principais ativos que possuímos. Entretanto, para empreendedores, fazer a gestão do tempo pode ser um grande desafio, principalmente, em tarefas que exigem uma grande demanda, como as financeiras, por exemplo.

Apesar disso, é essencial a busca pela otimização da gestão do tempo e produtividade dentro de uma empresa. Afinal, quando o tempo é gerenciado de uma forma errada, pode gerar sobrecarga de atividades, negligência de tarefas e prejuízos no trabalho. 

Atualmente, existem inúmeras ferramentas para ajudar na gestão do tempo e no aumento da produtividade nas tarefas. Pensando em ajudar você, trouxemos 5 ferramentas que você precisa começar a usar no seu negócio.

O que é gestão do tempo

Antes de mais nada, gestão do tempo é uma metodologia para auxiliar no planejamento, organização e realização de tarefas dentro da rotina. Dentro de um negócio, baseia-se em administrar o tempo e o esforço disponíveis para realizar as tarefas com a maior eficiência e utilizando o mínimo de recursos. 

Dessa forma, realizando a gestão do tempo corretamente, é possível aumentar a produtividade e ter mais controle sobre as tarefas, alcançando mais facilmente os objetivos. Além disso, gerenciar o tempo pode aumentar a motivação e reduzir a ansiedade na realização das demandas. 

Ferramentas que auxiliam na gestão do tempo e no aumento da produtividade

Existem diversas ferramentas capazes de auxiliar na gestão do tempo e no aumento da produtividade, seja qual for a área ou o tipo de demanda da empresa. Confira a lista que preparamos:

Todoist

Um dos principais motivos que levam as pessoas a não conseguirem dar conta de tudo o que precisam fazer em um dia, é a falta de organização. Por isso, qualquer plano de gestão de tempo deve ser organizado.

Nesse sentido, o aplicativo Todoist é uma ferramenta que ajuda a gerenciar essas tarefas. Nela, você pode criar listas de atividades em texto, imagens ou mesmo em outros formatos.

O aplicativo está disponível para o sistema operacional android e também para IOS. Além disso, ele também pode ser integrado a diversas plataformas como Google Drive, Alexa entre outras.

Evernote

O Evernote é um programa digital gratuito que permite registrar aquelas ideias e soluções que surgem nas horas menos esperadas.

Ideal para profissionais criativos e equipes que trabalham com busca de soluções, essa ferramenta permite o uso colaborativo entre diversos membros de um time.

Essa ferramenta também permite gravar reuniões, encontros, processos criativos e outras atividades em conjunto ou mesmo individuais para que posteriormente sejam observados e revistos os detalhes.

Trello

O Trello é uma das ferramentas mais usadas por equipes, pois utiliza o método kanban para a organização das tarefas e gerenciamento do tempo. O método Kanban, apesar de simples, é excelente para visualização das tarefas e seu progresso. Baseia-se em três colunas: a fazer, em andamento e concluída.

Assim, com a ferramenta trello, é possível listar todas as atividades e organizar de acordo com a etapa do processo em que se encontram, com prazos, lembretes, atribuições, comentários, etc.

Pomodoro

Outro método bastante útil quando o assunto é gestão de tempo e aumento de produtividade, em qualquer setor de uma empresa, é o método Pomodoro.

O método pomodoro baseia-se na criação de um ciclo produtivo, dividido entre: 25 minutos de foco total em uma atividade, seguido de 5 minutos de descanso. Após 4 ciclos completos, o intervalo ideal é de 15 a 30 minutos.

Esta técnica pode aumentar a produtividade pois garante que o profissional foco e atenção a uma tarefa específica por um determinado período de tempo.

Controlle

Agora, quando pensamos nas demandas do setor financeiro, um ponto extremamente importante ao se considerar para gestão do tempo e aumento da produtividade é a otimização e a automação das diversas tarefas. Assim, o uso da tecnologia é um verdadeiro aliado que pode fazer toda a diferença na hora de aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir o crescimento da empresa.

O sistema Controlle ajuda na otimização e automação da gestão financeira do negócio. Essa ferramenta permite que tarefas financeiras normalmente demoradas como, por exemplo, o fluxo de caixa e conciliação bancária, sejam feitas de forma rápida e descomplicada.

Além de otimizar o tempo de realização das tarefas, o uso de um sistema na gestão financeira, diminui ainda a chance de erros causados pelo excesso de demanda ou falta de atenção.

Em conclusão, utilizando as ferramentas certas é possível gerenciar o tempo e aumentar a produtividade na sua empresa. Esperamos que com essas dicas, seu time consiga transformar o tempo em um verdadeiro amigo.

Gostou desse artigo? Entre para nossa lista vip e receba dicas como essa direto no seu email.


Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade