Follow-up de vendas: o que é e como fazer na sua empresa

Escrito por:

Conquistar clientes e incrementar as vendas de uma empresa é um dos principais objetivos de qualquer negócio – e também um dos maiores desafios. Por conta disso, utilizar todas as ferramentas à disposição da empresa para concretizar e fidelizar o cliente é sempre uma boa ideia.

 

Uma destas ferramentas é o follow-up de vendas, que permite ao vendedor fazer o acompanhamento do processo de venda e ajuda a garantir resultados positivos durante a negociação com o cliente. É sobre este follow-up – frequentemente ignorado por muitos gestores e vendedores – que falaremos no artigo de hoje.

 

Continue a leitura e descubra o que é o follow-up de vendas e o que ele pode trazer de benefícios para o seu negócio!

 

O que é follow-up de vendas?

 

O follow-up de vendas nada mais é que o acompanhamento da venda realizada pelo profissional de vendas. Em linhas gerais, o follow-up é constituído por três fases: pré-venda, durante a venda e pós-venda.

 

Durante a fase de pré-venda, o follow-up de vendas consiste em oferecer abordagens e informações eficientes, objetivas e construtivas aos clientes – que o envolvam e promova o interesse da outra ponta em fechar o negócio.

 

Já na fase da venda em si, o follow-up é ainda mais essencial, uma vez que é imprescindível que o vendedor mantenha um contato com seu cliente, buscando informações sobre o andamento da análise do orçamento ou até mesmo a fim de fazer alguns ajustes na proposta – que possam ajudar a viabilizar o negócio. Sem este follow-up de vendas, o cliente pode se sentir cada vez mais tentado a abandonar a negociação, sem concretizar a compra.

 

Por fim, na fase de pós-venda, é imprescindível que o vendedor mantenha um follow-up, a fim de buscar a satisfação e a fidelização do cliente. A manutenção deste hábito no pós-venda faz com que o cliente sinta-se valorizado e estabeleça uma relação de confiança com o vendedor e com a empresa – que podem resultar em novas vendas no futuro.

 

Por que fazer um follow-up de vendas na sua empresa?

 

Como você já deve ter percebido, fazer um follow-up de vendas é essencial para qualquer empresa que deseja manter um bom relacionamento com clientes e não perder a oportunidade de acompanhar toda e qualquer negociação de venda com potenciais clientes. E saiba que não é preciso ser inconveniente para manter um bom follow-up.

 

É perfeitamente possível realizar um follow-up a qualquer momento, desde que sejam utilizadas técnicas corretas e se estabeleça uma rotina saudável de contato com o cliente.

 

Sem o follow-up, por outro lado, qualquer empresa estará sujeita a reduzir o fechamento de negócios, perdendo também a oportunidade de manter um relacionamento mais estreito com o seu cliente durante todo o processo da venda – incluindo o pós-venda, dificultando a fidelização do cliente.

 

Se você deseja implementar o follow-up de vendas na sua empresa, vale a pena, no entanto, manter-se atento a alguns passos importantes para realizar este procedimento de maneira objetiva e eficiente.

 

Como fazer um bom follow-up?

 

Quer aprender a fazer um bom follow-up e conquistar cada vez mais clientes? Então confira a seguir algumas dicas para fazer um follow-up de vendas eficiente no dia a dia da sua empresa:

 

Faça um controle dos seus contatos

 

O primeiro passo para ter um bom follow-up é manter a organização. Afinal, é impossível acompanhar uma venda se você não detém de informações imprescindíveis sobre o negócio, o orçamento e o cliente em si.

 

Nestas horas, utilizar um programa de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) pode fazer uma grande diferença na qualidade do seu follow-up de vendas. Cadastrar e acompanhar o processo de vendas por meio de outras ferramentas – como uma tabela de controle, por exemplo, também pode fazer sentido.

 

O importante aqui é manter todas as informações sobre o processo de vendas devidamente atualizado, para que você possa não apenas direcionar melhor seu cliente para finalizar a venda, mas também para que você consiga oferecer um atendimento personalizado – que pode ser bastante útil para qualquer negócio.

 

Mantenha contato

 

Manter contato com seu cliente é premissa básica para qualquer vendedor que deseja fazer um follow-up eficiente. Este contato deve ser mantido durante todo o processo de negociação até o pós-fechamento.

 

É importante ressaltar, no entanto, que todo contato deve ter um objetivo. Não basta apenas contatar o cliente sem que haja um motivo previamente definido para este contato. Seguir uma estratégia na hora do contato, portanto, poderá lhe trazer resultados muito mais satisfatórios.

 

Estabeleça uma estratégia

 

Como já falamos, ter uma estratégia é fundamental para fazer um bom follow-up na sua empresa. Por isso, é importante que você conduza todas as interações com seus clientes de maneira inteligente – sem atropelamentos.

 

Tenha paciência e, a cada contato, busque criar uma relação de confiança com o cliente – fazendo com que ele se aproxime do fechamento do negócio. Para que isso seja possível, é importante que você não deixe nenhuma ponta solta durante o processo.

 

Não desista!

 

Um dos principais motivos da não concretização de uma venda é a desistência do vendedor. Para fazer um bom follow-up de vendas, no entanto, você não poderá desistir do seu cliente ou da negociação que está sendo realizada.

 

Enquanto ainda houver espaço para contatos, mantenha –se próximo ao seu cliente, informando-o sobre novidades ou eventuais ações promocionais e procurando entender os motivos pelos quais ele ainda não fechou uma venda.

 

A tendência é que a manutenção destes hábitos reforce suas vendas e aumente a produtividade do setor comercial da empresa. Com paciência, dedicação e as técnicas certas, você conseguirá manter um bom follow-up e verá suas vendas aumentarem consideravelmente!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como calcular o lucro da sua micro ou pequena empresa
Por Controlle
Orçamento empresarial: a diferença entre despesa, gasto e custo
Por Controlle
5 técnicas para desenvolver um mindset de sucesso
Por Controlle
Como fazer um planejamento financeiro para a sua empresa crescer
Por Controlle
Controlle
Controlar as finanças da sua pequena empresa
ou startup, não precisa ser chato.

Conheça o Controlle, um gerenciador financeiro perfeito pra quem não gosta de perder tempo.

Faça como mais de 20 mil pessoas e receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter a gestão da sua empresa em ordem.