Fuja da mesmice! Reinvente o seu negócio em 7 passos simples!

Escrito por:

Toda micro e pequena empresa passa, ocasionalmente, por momentos mais estáticos em termos de vendas, de crescimento etc. Seus funcionários desmotivam-se com a falta de demanda, seus fornecedores acabam buscando outras opções de negócio e a tendência de queda (ou estagnação) nas vendas parece ser uma condição permanente em sua empresa.

 

Nesses períodos de marasmo comercial, caso o motivo não seja uma crise econômica em curso, existem formas de reinventar os procedimentos internos (e externos) de sua empresa para alavancar as vendas e voltar a motivar seus funcionários. Como fazer isso e evitar que essa inércia nos negócios de sua empresa a prejudique irreversivelmente? Nós podemos te ajudar! Confira nossas dicas para reinventar seu negócio e fugir da mesmice:

 

1 – Motive seus funcionários

Existem várias formas de motivar seus funcionários, mas cada empresa deve investir na que mais atende suas necessidades. Por exemplo, é possível implementar um programa de concessão de prêmios e bônus a partir do aumento pessoal da produtividade. Além disso, sistemas de promoção baseados em critérios objetivos de produtividade (aumento de vendas, comissões etc.) podem fazer seus funcionários trabalharem com mais afinco e buscarem expandir suas vendas.

 

2 – Realize reuniões fora do escritório

Que tal realizar reuniões semanais fora do ambiente de trabalho? Reuniões periódicas já são uma atividade essencial para qualquer gestão empresarial, então por que não torná-las mais interessantes? Essas reuniões devem orientar seus funcionários quanto às diretrizes mais recentes da empresa, aos novos produtos comercializados, às ações dos concorrentes, entre outras informações importantes. Mas por que realizar essas reuniões sempre no âmbito da empresa?

 

Varie semanalmente esse local e escolha uma cafeteria próxima, por exemplo. Isso torna as reuniões mais estimulantes para os funcionários e incentiva novas ideias. Peça para todos levarem seus notebooks até um café com wi-fi, e aproveite a mudança de ambiente para arejar também as ideias de sua equipe! Outra dica é realizar uma reunião excepcionalmente no pátio da empresa, estilo um piquenique. Você vai ver como os funcionários irão reagir positivamente e quanto irão render após a atividade!

 

3 – Incentive a interação entre funcionários em redes sociais

Muito provavelmente, todos os seus funcionários já são usuários de redes sociais como o Facebook e o Instagram. Que tal aumentar a interação desses profissionais também nas redes sociais? Essa é uma forma de aumentar a presença de sua empresa também nos momentos “off-work” dos empregados. No Facebook, por exemplo, é possível criar grupos privados de conversas e postagens entre esses usuários. Nesse grupo, procure incentivar postagens mais descontraídas, como piadas, vídeos interessantes e notícias relevantes para o ramo de sua empresa.

 

4 – Organize visitas a fornecedores e clientes

Há quanto tempo você não conversa pessoalmente com seus fornecedores e clientes? Que tal organizar reuniões periódicas com esses parceiros tão essenciais para a manutenção de seus negócios? Procure marcar um café da manhã com seus fornecedores para discutir os termos de suas relações comerciais, a satisfação com o trabalho realizado e eventuais mudanças que poderiam ser realizadas. O mesmo pode ser feito com os principais clientes de sua empresa. Procure saber quais pontos podem ser aprimorados no serviço que você presta, ou nos produtos que vende. Esse tipo de abertura e conversa franca entre empreendedor e cliente pode ter ótimos efeitos sobre seus negócios: aumento da satisfação, aumento de vendas e correção de falhas no processo, entre outros.

 

5 – Incentive momentos de confraternização interna

Que tal escolher um dia do mês para realizar confraternizações entre funcionários? A depender do tamanho de sua empresa e de suas possibilidades orçamentárias, é possível, por exemplo, contratar um barman para servir drinks e outras bebidas similares, ao final do expediente da última sexta-feira do mês. Ações como essa podem ter o efeito de aumentar a motivação, a integração e a interação de sua equipe.

 

6 – Experimente horários mais flexíveis de trabalho

Horários mais flexíveis de trabalho podem ser extremamente úteis para aumentar a produtividade em sua empresa. Nesse contexto, seus funcionários acabam se concentrando mais na conclusão de determinadas atividades e projetos, do que somente no cumprimento de um expediente. Mas, atenção! Ainda que flexíveis, é preciso organizar escalas para que o negócio não fique desfalcado em certos momentos do dia. Procure conversar com seus empregados e verificar quais seriam suas sugestões de alteração. Talvez a criação de um banco de horas seja justamente o que sua empresa precisa.

 

7 – Converse com seus funcionários sobre a empresa

Você já parou para ouvir — de verdade — o que cada funcionário tem a dizer sobre sua empresa? Muitas vezes, as melhores e mais efetivas ideias surgem justamente de sugestões dos colaboradores, que são os profissionais com contato direto com a atividade-fim da empresa, que sabem exatamente os problemas cotidianos e que podem dar as melhores soluções para problemas aparentemente difíceis (ou simplesmente ignorados) para a direção. Além disso, essa é uma estratégia de prevenção de problemas futuros mais sérios, já que essa conversa pode antever insatisfações, frustrações e desentendimentos no âmbito profissional, permitindo que você os solucione rapidamente.

 

Aproveite o começo do ano para implementar algumas dessas transformações em seu negócio! Essas ações podem trazer bons resultados para sua empresa e motivar seus funcionários a se engajarem mais no trabalho em 2015!

 

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Indicadores de negócio: os tipos de indicadores fundamentais para a sua empresa
Por Controlle
Benefícios do Boleto Bancário para MEI e pequenas empresas
Por Controlle
Facebook para pequenas empresas: 5 dicas valiosas para sua fanpage
Por Controlle
Customer Success: o que é e por que investir nessa estratégia?
Por Controlle
Controlle
Controlar as finanças da sua pequena empresa
ou startup, não precisa ser chato.

Conheça o Controlle, um gerenciador financeiro perfeito pra quem não gosta de perder tempo.

Faça como mais de 20 mil pessoas e receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter a gestão da sua empresa em ordem.