Como a gestão financeira ajuda empresas a crescer

Toda empresa que tem como objetivo crescer e ter sucesso, precisa ter uma boa gestão financeira. Afinal, ela envolve planejamento, controle e análise de todas as questões financeiras.

Assim, a empresa tem uma visão clara sobre a situação financeira e é capaz de avaliar as ações necessárias para garantir que o negócio se mantenha forte e cresça.

Separamos neste artigo, alguns casos em que a gestão financeira se faz essencial nas organizações e ajuda empresas a crescer.

Gestão financeira ajuda as empresas a aproveitarem as oportunidades

Para que um negócio cresça e alcance novos níveis, é necessário que sejam feitos investimentos na operação, em recursos tecnológicos ou no desenvolvimento das pessoas, por exemplo. 

Neste sentido, ter uma controle financeiro auxilia a empresa a ter mais clareza para avaliar a necessidade, o momento e o valor disponível para investimentos.

Do mesmo modo, a falta de uma gestão financeira poderá impedir ou dificultar investimentos, fazendo com que a empresa não consiga aproveitar oportunidades devido à falta de controle dos recursos financeiros.

Por isso é tão importante contar com um sistema de gestão. No Controlle, por exemplo, é possível visualizar toda a situação financeira da empresa em um único lugar, facilitando o processo de tomada de decisão e permitindo o aproveitamento de mais oportunidades.

Superação de crises

Mudanças nos âmbitos políticos, sociais e econômicos podem influenciar o mercado e impactar nos negócios.

Na maioria dos casos, essas mudanças são previsíveis. Porém, algumas crises são difíceis de prever e, caso a empresa não esteja com sua gestão financeira preparada, pode sentir de maneira mais significativa os seus impactos.

Um exemplo de crise não prevista foi a ocasionada pela pandemia do Coronavírus iniciada em 2019. Empresas que contavam com uma gestão financeira bem estruturada, conseguiram se adequar à redução do faturamento e até à inadimplência.

Evita o endividamento

Como vimos anteriormente, a falta de uma controle financeiro pode dificultar a capacidade financeira da empresa investir no seu crescimento. 

Agora, tão ruim quanto não conseguir investir no negócio, é o endividamento da organização por falta de recursos. Por isso, ter uma gestão financeira organizada torna-se essencial. 

Assim, com a visão clara do cenário financeiro da empresa, os gestores são capazes de considerar as suas possibilidades de pagamento, prever acordos ou solicitações de créditos, evitando dívidas que, em uma situação extrema, pode levar à falência.

A gestão financeira beneficia todos os setores

É comum que a gestão financeira não seja relacionada a outros setores de uma organização, como a gestão de pessoas, tecnologia ou marketing e vendas. No entanto, quando é bem feita e organizada, todos são beneficiados. 

Isto porque, um negócio que tem o controle sobre suas finanças possui mais capacidade para oferecer melhores incentivos aos colaboradores, investimento em equipamentos e ferramentas, além de oferecer margem de negociação para os times de vendas e marketing. 

Estes são apenas alguns casos em que ter uma gestão financeira se faz necessário para garantir a sobrevivência e o crescimento de um negócios. O Sistema Controlle é um grande aliado nessa tarefa pois oferece, de forma fácil e descomplicada, todas as funcionalidades para organizar as finanças do negócio e fazê-lo prosperar.

Conheça o Controlle! 


Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade